Possíveis causas zumbido nos ouvidos

zumbido no ouvido o que pode ser
zumbido no ouvido o que pode ser

Muitas pessoas experimentam um zumbido ocasional (ou ruídos, apitos, ou chiados) nos seus ouvidos. O som costuma durar apenas alguns minutos. O zumbido nos ouvidos que não melhora ou desaparece é chamado zumbido. Você pode ouvir um som, como uma cigarra ou um ruído, que não vem do seu ambiente (ninguém mais pode ouvi-lo). O som pode acompanhar o batimento cardíaco ou a respiração, ser constante, ou ir e vir. O zumbido é mais comum em pessoas com mais de 40 anos. Os homens têm problemas com o zumbido com mais frequência do que as mulheres.

Há dois tipos principais de zumbido.

O zumbido pulsátil (como um batimento cardíaco) é frequentemente causado por sons criados por movimentos musculares perto do ouvido, por alterações no canal auditivo, ou por problemas de fluxo sanguíneo (vasculares) no rosto ou pescoço. Você pode ouvir sons como o seu próprio pulso ou contrações musculares.
O zumbido não pulsante é causado por problemas com os nervos envolvidos na audição. Você pode ouvir sons em um ou ambos os ouvidos. Às vezes este tipo de zumbido é descrito como vindo de dentro da sua cabeça.
A causa mais comum do zumbido é a perda auditiva que ocorre com o envelhecimento (presbycusis ), mas também pode ser causada por viver ou trabalhar perto de ruídos altos (trauma acústico ). O zumbido pode ocorrer com todos os tipos de perda auditiva. Pode ser um sintoma de quase qualquer distúrbio auditivo.

Possíveis causas de zumbido no ouvido – incluem:

Acumulação de cerúmen .
Medicamentos, especialmente antibióticos ou grandes quantidades de aspirina
Beber quantidades excessivas de álcool ou bebidas com cafeína
Infecções dos ouvidos ou ruptura dos tímpanos
Problemas dentários ou outros problemas que afetam a boca, tais como problemas temporomandibulares (ATM)
Lesões, tais como chicotadas ou um golpe direto na orelha ou na cabeça
Lesões no ouvido interno após cirurgia ou radioterapia na cabeça ou pescoço
Uma mudança rápida na pressão ambiental (barotrauma)
perda de peso grave devido a desnutrição ou dieta excessiva
exercício repetido com o pescoço em posição hiperextendida, como quando se anda de bicicleta
Problemas de fluxo sanguíneo (vascular), como aterosclerose carotídea, anomalias arteriovenosas e hipertensão arterial (hipertensão)
Problemas nervosos (doenças neurológicas), tais como esclerose múltipla ou enxaquecas
Outras doenças. Estes podem incluir
Neuroma acústico .
anemia
Labirintite .
A doença de Ménière.
Otosclerose .
Doença da tiroide.

Zumbido

Embora o zumbido possa ocorrer em qualquer idade, é muito frequente em idosos que já têm algum grau de perda auditiva.

Independentemente de como o zumbido se manifesta nas pessoas, algumas pessoas ficam tão perturbadas por seus sintomas, que desenvolvem problemas psicológicos, como perda da capacidade de se concentrar ou ouvir, e ainda os relacionados ao humor, como ansiedadedepressão, irritabilidadefadiga e insônia. Embora há diversas pesquisas que apontam a relação desses diagnósticos com o zumbido, como a condição de que o zumbido pode ser hereditário, perda auditiva e memória podem estar relacionados, ruído no trabalho pode causar zumbido.

Possíveis causas de zumbido
Possíveis causas de zumbido

Pois a maioria dos tipos de zumbido vêm e vão não requerem tratamento médico. Pode precisar de consultar o seu médico se o seu zumbido ocorrer com outros sintomas, se não melhorar ou se desaparecer, ou se estiver apenas num ouvido. Pode não haver cura para o zumbido, mas o seu médico pode ajudá-lo a aprender a viver com o problema e certificar-se de que um problema mais grave não é a causa dos seus sintomas.

Avalie seus sintomas para decidir se e quando você deve consultar um médico.

Michele Salvino
Meu nome é Michele Salvino. Estou no último semestre da faculdade de Nutrição. Sou apaixonada pelo estilo de vida saudável, por práticas que facilitem o bem-estar.