Todos os Benefícios do óleo de coco para Saúde

O óleo de coco é realmente fantástico. Segundo o renomado médico e nutricionista Dr. Lair Ribeiro, é o terceiro melhor alimento que existe no mundo, perdendo apenas para o ovo e o leite materno. Os benefícios do óleo de coco são diversos, e serão abordados neste artigo vamos listar apenas os principais…

1 – Melhora A Função Cerebral (previne o Alzheimer)

O nosso cérebro pode se nutrir de várias substâncias, a mais usada e conhecida delas é a glicose, que vem dos açúcares.

Porém, não é só da glicose que o cérebro se alimenta.

Existe uma substância muito mais eficaz que além de nutrir e prevenir a degeneração (ou a atrofia cerebral que ocorre no Alzheimer, por exemplo), pode até restaurar neurônios depois de uma lesão.

Essa substância que esta presente no óleo de coco chama-se “Cetona”.

Cetonas são os triglicérides de cadeia média (TCM) que são produzidos quando o nosso corpo converte a “gordura” em energia.

Por causa do consumo desses triglicérides de cadeia média, existem vários estudos apontando o óleo de coco como um grande aliado contra o Alzheimer, além de melhorar as suas funções cerebrais.

2 –  Combate Infecções

O óleo de coco um importante aliado contra infecções. Rico em três ingredientes ativos: ácido láurico, ácido cáprico e ácido caprílico (ácidos graxos de cadeia média saturado), que têm propriedades antivirais, antimicrobianas e antifúngicas.

Principalmente o ácido láurico, que, é um nutriente que fortalece e apoia o sistema imunológico.

Obviamente, um sistema imunológico mais forte, consegue lutar melhor contra fungos e curar infecções.

3 – Aumenta O Colesterol Bom

Você já deve saber, existe o colesterol ruim LDL e o colesterol bom (HDL).
E é aqui que o óleo de coco se dá muito bem, inclusive na opinião da medicina tradicional.

Vários estudos foram feitos para mostrar os efeitos positivos do óleo de coco em relação aos níveis de colesterol.

Resumindo, ele aumenta o colesterol bom e diminuí o colesterol ruim.

4 – Pode substituir os tradicionais óleos de cozinha

Sabe aquela famosa e terrível gordura trans? Pois é, no óleo de coco ela não aparece.

Diferente dos outros óleos vegetais que são usados na cozinha cotidianamente como o óleo de sojade milhoou de canola, que em contato com o calor viram gordura trans, o óleo de coco (por ser um triglicerídeo de cadeia média) consegue atingir altas temperaturas sem oxidar e sem alterar suas propriedades nutricionais. Ou seja, não vira trans.

5 – Diminui A Sensação De Fome

Os triglicerídeos de cadeia média presentes no óleo de coco reduzem a sensação de fome, levando a uma redução espontânea da ingestão de calorias.

Combinado com o cafezinho então…

A fórmula café com óleo foi criada por Dave Aprey, um investidor de tecnologia dos Estados unidos, após 15 anos de testes.

E, segundo as pesquisas, a mistura – batizada de “bulletproof coffee” – ajuda a melhorar os níveis de atenção, energia e também facilita a perda de peso.

6 – Protege O Cabelo

A aplicação de óleo de coco no cabelo ajuda a reduzir a perda de proteínas em cabelos danificados e não danificados. Isso porque o óleo de coco é rico em ácido láurico, que tem uma alta afinidade pela proteína capilar e penetra facilmente através da haste capilar.

7 – Hidrata e protege a Pele

Por causa de seu poder hidratante e nutritivo o óleo de coco faz coisas incríveis na pele. No rosto, dá para tratar espinhas, minimizar linhas de expressão e até remover maquiagem. Além de ótimo para a pele, pode ser usado até como protetor solar.

8 – Melhora A Saúde Óssea

oleo de côco como usar
Óleo de coco

A pesquisa em animais sugere que os antioxidantes no óleo de coco virgem podem proteger a saúde dos ossos, neutralizando os radicais livres, que danificam as células ósseas.

Receber as calorias de óleo de coco melhoram significativamente o volume ósseo o e estrutura do osso.

9 – Combate A Candidíase

A Cândida albicans é um fungo responsável por infecções, que normalmente ocorrem em áreas quentes e úmidas do corpo, como a boca ou vagina.

O óleo de coco é um aliado ao combate de candidíase.

10 – Ajuda no emagrecimento

Os triglicerídeos de cadeia média, presentes no óleo de coco, aumentam a sensação de saciedade e auxiliam na queima de gorduras corporais.