Tanchagem: a melhor erva curandeira do planeta! Veja todos os benefícios

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A tanchagem é uma planta medicinal com alto poder de cura em casos de gripes, tosses e inflamações na garganta. Pertencente à família das Plantagináceas, seu nome científico é Plantago major. O seu chá é a forma de consumo mais conhecida, mas ainda pode ser utilizada como pomada para a pele e cabelos.

Essa herbácea alcança até 30 centímetros de altura e é nativa da Europa, embora tenha se popularizado há muitos anos no Brasil. É comum encontrá-la crescendo em terrenos abandonados, já que é uma planta daninha. A planta possui uma composição rica: potássio, cálcio, catapol, flavanoides, ácido salicílico, entre outros compostos. Neste artigo você descobrirá mais sobre a planta e os seus principais benefícios à saúde!

Para que serve

As partes aéreas da tanchagem podem ser usadas, por via oral, em caso de doenças respiratórias e infecções das vias respiratórias, já que o chá de tanchagem atua como fluidificante das secreções brônquicas, alivia a tosse e pode ser utilizado em gargarejos para tratar afecções da boca e da garganta, como aftas, faringite, amigdalite e laringite.

O chá também pode ser usado para aliviar infecções urinárias, perdas de urina durante o sono, problemas de fígado, azia, espasmos de estômago, diarreia e como diurético para reduzir a retenção de líquidos.

Além disso, também pode ser usado na pele para curar feridas, já que ajuda na cicatrização e coagulação do sangue, e para tratar furúnculos.

Quais as propriedades da tanchagem

Estas plantas são poderosos antimicrobianos, anti-inflamatórios e analgésicos — o princípio ativo responsável pela maior parte dessas funções é a aucubina. Esta planta também tem uma alantoína específica que ajuda na regeneração da pele.

São plantas conhecidas por suas propriedades adstringentes, emolientes e fluidificante de catarros tanto no trato respiratório quanto no sistema digestivo — assim, é uma planta muito útil em estados gripais, diarreias e outras dificuldades resultantes de resfriamento ou viroses. É uma planta de efeito emoliente moderado por efeito da mucilagem da erva.

As folhas das Plantago são ricas em cálcio e outros minerais, e vitaminas mas, especialmente, são ricas em (vitamina) K sendo seu uso muito promissor no tratamento de cortes e feridas sangrantes, que ajudam a conter. As folhas tenras são agradáveis quando consumidas, frescas, em saladas e, as mais velhas, ficam melhor cozidas em sopas ou refogados.

Como usar a tanchagem

A parte usada da Tanchagem são suas folhas para fazer chá, cataplasmas ou para temperar algumas comidas, por exemplo.

Como fazer o chá de tanchagem

Ingredientes

  • 3 a 4 g de chá de partes aéreas de tanchagem;
  • 240 mL de água.

Modo de preparo

Colocar as partes aéreas de tanchagem em um 150 mL de água fervente e deixar repousar por cerca de 3 minutos. Deixar amornar, coar e beber até 3 xícaras por dia.

Possíveis efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais da Tanchagem incluem sonolência, cólica intestinal e desidratação.

Quem não deve usar

A Tanchagem está contraindicada para grávidas, mulheres que estejam a amamentar e pacientes com problemas de coração

Publicidade