O que é suplementação alimentar e qual a sua importância para saúde?

Só a alimentação não é suficiente para ter saúde! Medico conhecido explica a importância da suplementação para saúde.

No post de hoje, você vai aprender sobre a falta de nutrientes nos alimentos, descobrir porque isso acontece e como fazer a suplementação correta de vitaminas, minerais e aminoácidos. Para saber mais, continue lendo e veja o que o Dr. Lair Ribeiro tem a dizer sobre isso!

Suplementação alimentar para vida toda.

O que é suplementação alimentar

Você sabia que nos últimos 30, 40 anos, ouve uma queda de minerais e vitaminas nos alimentos? Isso quer dizer que os alimentos de hoje em dia, mesmo que sejam naturais, não contém as quantidades necessárias de vitaminas, por exemplo, o abacate de 30 anos atrás, não é o mesmo de hoje!

Hoje em dia, o nosso solo está muito pobre, se o solo não é rico de zinco, selênio, manganês, magnésio, cálcio, de onde a planta vai tirar esses nutrientes? Isso acontece porque o agricultor planta, no mesmo lugar por vários anos a mesma coisa, é a chamada monocultura, chega uma hora que o solo fica extremamente pobre e a planta não tem de onde tirar todos os nutrientes.

Suplementação para ter 100% de saúde.

Tudo mudou! A 100 anos atrás a alimentação saudável na mesa era suficiente para ter saúde, hoje mesmo comendo saudável ainda falta alguma coisa, porque a planta não consegue suprir a falta dos nutrientes. O corpo precisa de 45 nutrientes importantes por dia, mas isso não é encontrado nos alimentos mais!

Então, Dr. Lair Ribeiro aconselha: se você quer ter uma saúde perfeita, é necessário fazer suplementação de vitaminas, minerais, enzimas e aminoácidos, que vão contribuir para melhorar a saúde.

tipos de suplementação alimentar

Suplementos mais populares:

Whey Protein: O Whey protein é um suplemento proteico normalmente feito a base da proteína extraída do soro do leite. Este suplemento é utilizado para ganhar massa muscular. Isto porque suas proteínas de alto valor biológico contribuem para a reparação do músculo, que sofre microlesões durante a prática de exercícios. Além disso, com a ajuda da proteína do Whey Protein, a fibra muscular é reparada e fica maior e mais forte. Confira todos os benefícios, quantidade recomendada e como consumir o Whey Protein.

BCAA: O BCAA é formado por três aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo organismo, são eles: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. Esses aminoácidos essenciais ajudam as células a produzirem proteínas. Eles participam do processo de produção de energia durante a prática de atividade física, principalmente de exercícios de longa duração e, assim, evitam a fadiga central. Veja os benefícios e como tomar o BCAA.

Creatina: A creatina é um aminoácido e está presente tanto nos alimentos de origem animal quanto no organismo humano, que o produz. Suplementos de creatina são especialmente bons para praticantes de atividades físicas de alta intensidade. Veja para que serve, como tomar e efeitos colaterais da Creatina.

Mude sua alimentação e mude sua vida!

No momento que você começa a comer certo e de maneira inteligente, ingerindo a quantidade correta de carboidratos e calorias tudo muda na sua vida, isso é impressionante!

A monocultura é um erro, ela nos faz pensar que estamos ingerindo os nutrientes que acreditamos que contém naquela planta, porém não tem. Por isso a maioria das pessoas tem deficiência de vitaminas e minerais.

Preservação da saúde:

Dr. Lair Ribeiro explica que a nutrição é dividida em duas partes: alimentação e suplementação. Só a alimentação não é suficiente para ter saúde. Ainda bem que existe a suplementação.

Melhor do que cuidar da doença, é cuidar da saúde, por isso é necessário fazer prevenção, porque existe um estado de carência nutricional na base de toda doença, toda doença que existe tem um componente faltando nutriente.