Razões pelas quais você deve se preocupar com a saúde das fezes

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Seus hábitos alimentares e estilo de vida estão realmente funcionando? Basta perguntar ao seu cocô.

De emojis de cocô sorridentes, cafés de cocô a gráficos de bosta que viralizam, os excrementos estão tendo um momento. Mas para muitos, a pergunta permanece: você realmente deve se preocupar com a saúde do cocô?

Nossa resposta: Sim! Os movimentos intestinais podem sinalizar que você está indo bem ou tendo problemas de saúde antes que outros sintomas surjam. Neste artigo, falo de algumas coisas para prestar atenção quando se trata de seu cocô. Veja também: 4 melhores chás laxantes. 

Você riu dos ridículos cocô sorridentes. Ou GIFs engraçados.

Embora você até tenha rido da idéia de um café de cocô, atualmente uma das tendências mais quentes da comida na Rússia e no Leste da Ásia (ele já chegou a Toronto também).

Pratos em forma de vaso sanitário e emojis de cocô de lado:

Publicidade

Devemos realmente nos preocupar com a saúde do cocô?

Na verdade sim.

Seu cocô pode dizer muito sobre você.

saúde do cocô fezes
Fezes

Conheça o que cada formato e cor do cocô indica na sua saúde:

Formato

  • Cocô em bolinhas: indica falta de fibras e líquidos.
  • Cocô comprido, cilíndrico e com rachaduras: indica que as fezes permaneceram muito tempo no cólon. Além disso, é necessário consumir mais água e frutas.
  • Cocô comprido e com algumas rachaduras na superfície: considerado normal, mas pode indicar princípio de desregulação nos processos intestinais. Beba mais água.
  • Cocô comprido, macio e em formato cilíndrico: tipo de fezes ideal. Indica bom transito intestinal.
  • Cocô com gotas macias e divididas: aponta carência nutricional e desidratação. Coma mais legumes cozidos, grãos, aveias e frutas.
  • Cocô totalmente líquido: indica diarreia. Beba bastante líquido, evite alimentos gordurosos e fique de repouso.

SAIBA O QUE SIGNIFICAM AS CORES E OS FORMATOS DE SEU COCÔ

Fezes cinza

  • Normalmente, o cocô é marrom por causa do da presença de estercobilina. No entanto, a falta dessa substância pode dar cara de argila ao produto de sua evacuação, sendo que isso pode significar que você está com algum problema no fígado, em seu pâncreas ou na vesícula biliar.

Fezes amarela

  • Cocô amarelo é sinal de alerta. Essa coloração sinaliza que a gordura que o corpo deveria absorver, está sendo descartada pelo organismo. Em outras palavras, seu sistema digestivo está sendo sobrecarregado por uma dieta muito gordurosa e, por conseguinte, nada saudável. Além disso, o cheiro que fica no banheiro também deve ser muito pior do que o normal.

Fezes vermelha

  • A principal causa de fezes avermelhadas é o consumo de alimentos dessa tonalidade, com destaque para a beterraba. No entanto, essa deve ser a cor mais perigosa que o seu cocô pode apresentar. Fezes continuamente rubras (sem a ingestão daqueles alimentos) é sinal de que seu tubo digestivo pode estar sangrando, sendo que vermelho vivo pode indicar fissuras anais hemorroidas.

Fezes preta

  • Talvez a coloração acompanhada dos piores cheiros possíveis seja a preta. Fezes dessa cor podem indicar que você está com problemas de digestão, garganta ou mesmo no estômago. Pois vale dizer que quando você consome bastante vinho, seu excremento também adquire essa feição bem escura.

Fezes verde

  • Se suas fezes apresentarem uma tonalidade esverdeada, você pode estar infectado por algum tipo de bactéria… Ou isso apenas significa que você é vegetariano e sua alimentação tem sido baseada demasiadamente em vegetais folhosos.

Tome o seu tempo para provar a sua comida e repare como ela o faz sentir.

Prestar atenção à forma como a sua comida o faz sentir pode dar-lhe a conhecer qualquer tipo de intolerância alimentar.

Embora tudo isto ajuda a manter um peso saudável, uma função intestinal saudável e cocó saudável.

Fale com seu médico ou nutricionista sobre uma dieta de eliminação se você estiver preocupado com a sensibilidade alimentar, alergia ou intolerância.

Publicidade