5 remédios caseiros para tirar verrugas

Remédio caseiro para remover verrugas comuns, que surgem na pele do rosto, braços, mãos, pernas ou pés é aplicar uma fita adesiva diretamente na verruga, mas uma outra forma de tratamento consiste em aplicar um pouquinho do óleo essencial de melaleuca, vinagre de maçã ou esmalte.
Apesar de não fazerem mal à saúde, são altamente contagiosas, por isso, é importante removê-las.
Normalmente as verrugas são benignas e não trazem grandes problemas de saúde, especialmente se estiverem localizadas em outras partes do corpo que não sejam as regiões íntimas, porque se elas estiverem ali presentes, são chamadas de verrugas genitais que só podem ser tratadas pelo médico.

1. Fita adesiva

5 remédios caseiros para tirar verrugas

A fita adesiva é uma opção simples e fácil para retirar verrugas mais rapidamente, pois além de ajudar a retirar o excesso de pele, também estimula o sistema imune, para eliminar a verruga mais rapidamente. Segundo um estudo feito com crianças, a fita adesiva pode remover completamente uma verruga em até 2 meses, sem ser necessário utilizar um tratamento com químicos.

Esse de tratamento deve-se tapar a verruga com uma fita adesiva durante 6 dias e depois retirar e mergulhar a verruga em água por alguns minutos. Em seguida, deve-se passar uma pedra pomes ou uma lixa de unha para retirar a pele que já está morta. Depois, deve-se colocar a fita e ir repetindo o processo até que a verruga desapareça.

Este tratamento também é uma das opções naturais recomendadas pela Associação Americana de Dermatologia.

2. Óleo de melaleuca

remedio caseiro para tirar verrugas

O óleo de melaleuca, também conhecido como tea tree ou árvore do chá, é um potente antiviral natural que ajuda o corpo a combater o vírus que provoca a verruga. Por isso, este óleo é uma boa opção para substituir os produtos químicos usados para a remoção de verrugas.

Para usar este óleo deve-se aplicar uma gota 2 a 3 vezes por dia na verruga e deixar atuar o máximo de tempo possível. Nas crianças, ou no caso de surgir alguma irritação na pele do adulto, o óleo essencial pode ser diluído em uma gota de óleo vegetal, como amêndoas doces ou óleo de abacate, por exemplo.

3. Esmalte de unha

5 remédios caseiros para tirar verrugas

O esmalte de unha transparente é um remédio caseiro para eliminar as verrugas. Por quê? Muito fácil. A camada de verniz aplicada sobre a região afetada impede que ela receba oxigênio, o que ajuda a cessar seu crescimento e promove o seu desaparecimento.

No entanto, é preciso ressaltar que não se trata de um produto milagroso. Dependendo da frequência com a qual a aplicação for realizada sobre a verruga, a cura da mesma poderá tomar desde dias até várias semanas.

4. Vinagre de maçã

5 remédios caseiros para tirar verrugas

Por seu alto teor de ácido e propriedades antibióticas, o vinagre de maçã é um produto efetivo para remover as verrugas e combater o vírus.

Mergulhe um pedaço de algodão em vinagre de maçã, aplique-o sob a verruga e cubra com um curativo para que atue a noite toda. Aplique esse remédio todas as noites até obter resultado.

Uma vez que o vinagre é ácido, pode causar irritação na pele por isso, é importante parar o tratamento caso surja vermelhidão ou desconforto na pele em redor da verruga. Este tipo de tratamento não deve ser usado no rosto.

5. Avelós para verrugas

5 remédios caseiros para tirar verrugas

O avelós também pode ser usado para tirar verrugas, devido às suas propriedades antivirais, que ajudam a destruir o vírus causador da verruga.

Basta aplicar 1 gota de látex de avelós 2 a 3 vezes sobre o local afetado, evitando o contato com a pele saudável, pois esta planta é tóxica e pode causar irritação da pele ou queimaduras.

Michele Salvino
Meu nome é Michele Salvino. Estou no último semestre da faculdade de Nutrição. Sou apaixonada pelo estilo de vida saudável, por práticas que facilitem o bem-estar.