Remédios Caseiros: Para Combater o Cansaço Mental, e Desânimo!

Para acabar com o cansaço e dar ao nosso corpo uma dose extra de energia, podemos consumir ingredientes naturais, sem a necessidade de recorrer a outros complexos vitamínicos industrializados.

O sintoma do cansaço muito é comum podendo aparecer como consequência da má qualidade do sono, após um dia intenso de trabalho. É muito importante aprender a superar o cansaço, pois assim melhoramos nossa qualidade de vida. Principalmente se for de forma natural.

Trata-se de uma fraqueza física e mental que pode interromper a jornada, causando não só fraqueza, como também dificuldades de concentração.

Geralmente o cansaço é algo normal, ou seja, desaparece com um descanso adequado e com o consumo de alimentos saudáveis.

No entanto, às vezes, ele é a resposta do organismo diante do ataque de alguma doença, como a gripe, estados depressivos, excesso de estresse ou infeções. Caso não se melhore com o uso destes remédios é aconselhado consultar um clínico geral. Isso faz com que ele surja de forma regular, isto é, torna-se difícil superar o cansaço.

1. Suco de guaraná, abacaxi e mamão

cansaço e sono

O guaraná natural é um excelente remédio para repor as energias, pois atua como estimulante e faz com que se tenha mais disposição no dia-a-dia.

Ingredientes

  • 1 fatia de abacaxi
  • 2 fatias de mamão
  • 2 colher cheia de xarope de guaraná natural
  • 1 copo de água de coco

Modo de preparo

Colocar no liquidificador as fatias de abacaxi e mamão, juntar o xarope de guaraná e a água de coco. Bater e beber esse suco 2 vezes ao dia. Este suco não deve ser consumido exageradamente para não provocar insônia.

2. Chá de malva para cansaço

cansaço mental sintomas

A malva é uma planta medicinal com diversos nutrientes que ajudam a aliviar as dores e sensação de fraqueza corporal, e o seu chá pode ser usado para tratar a falta de energia.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de malva
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Juntar numa panela a folhas de malva com 1 litro de água e deixar ferver. Tampar, deixar esfriar e tomar o chá a cada 6 horas.

3.Massagem com óleos estimulantes Para Cansaço

cansaço sono desânimo fraqueza

Uma outra boa estratégia para se sentir com mais energia é apostar no uso de óleos essenciais, que podem ser usados para fazer massagem, hidratar a pele, ou podem ser usados na aromaterapia, por exemplo.  

Ingredientes:

  • 6 colheres (sopa) de óleo de amêndoas
  • 2 colheres (sopa) de óleo de jojoba
  • 25 gotas de óleo essencial de alfazema
  • 10 gotas de óleo essencial de alecrim
  • 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta

Modo de preparo:

Para preparar este remédio caseiro e recuperar as energias, basta misturar todos os óleos em uma garrafa e agitar bem. Em seguida aplique o remédio caseiro no corpo inteiro com uma massagem suave. Repita esse procedimento pelo menos 2 vezes por semana.

Os óleos essenciais utilizados nesse remédio caseiro são estimulantes e ajudam a equilibrar o corpo e a mente cansados. Além disso, massagens com óleos essenciais trazem inúmeros benefícios a saúde, além de relaxarem os músculos tensos também estimulam a circulação sanguínea e linfática, deixando o indivíduo revigorado e motivado a fazer as suas atividades diárias. Para usar como aromaterapia basta colocar inspirar profundamente essa mistura de óleos, parar a respiração durante 10 a 20 segundos, e depois respirar normalmente.

4.Chá de couve e espinafre Para Cansaço

cansaço vontade de ficar deitado

O suco de couve e espinafre é um ótimo remédio caseiro cansaço físico e mental, pois é rico em proteínas e vitaminas que ajudam a recuperar os músculos, aliviam as dores e estimulam o cérebro.

Ingredientes

  • 2 folhas de couve picadas
  • Um punhado de folhas de espinafre
  • 2 colheres de sopa de mel
  • Água fervente

Modo de preparo

Juntar a couve picada com uma xícara de água fervente em um recipiente e, depois, colocar as folhas de espinafre em outro recipiente com outra xícara de água fervente. Deixar às duas misturas repousar por 5 a 10 minutos com tampada. Depois, deve-se coar e misturar os dois tipos de chá, juntando por fim 2 colheres de mel.

Este chá deve ser bebido 2 a 3 vezes por dia, até se notar melhora do cansaço.

No entanto, é essencial que você complemente seu consumo com um sono adequado, uma dieta equilibrada e a realização regular de técnicas de relaxamento. Ou seja, não adianta muito consumir estes remédios naturais se você não respeitar seu corpo.