6 remédios caseiros para azia e queimação

A azia é uma espécie de falha no processo digestivo, que ocorre por que há retorno do suco gástrico para o esôfago. O organismo conta com uma válvula entre o esôfago e o estômago, que se abre para que o alimento passe e se fecha novamente depois. 

Um excelente remédio caseiro para azia é comer 1 torrada ou 2 biscoitos cream cracker, pois estes alimentos absorvem o ácido que está provocando a queimação na laringe e na garganta, diminuindo a sensação de azia.

Outras opções para aliviar a azia são chupar um limão puro no momento da azia porque o limão, apesar de ser ácido, diminui a acidez do estômago, e comer uma fatia de batata crua para neutralizar a acidez do estômago, combatendo o desconforto em poucos instantes.

No entanto, existem outras receitas que podem ser facilmente preparadas em casa e utilizadas ao longo do dia, especialmente em quem sofre com refluxo e vive tendo crises de azia, como.

1. Bicarbonato de sódio

6 remédios caseiros para azia e queimação

O bicarbonato de sódio quando está diluído em água tem efeito alcalinizante no tubo digestivo e, consequentemente, diminui a acidez do estômago, reduzindo a inflamação do esôfago e aliviando o desconforto da azia.

Ingredientes

  • 1 colher (de café) de bicarbonato de sódio;
  • 100 ml de água.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e tomar esta mistura em pequenos goles.

2. Chá de gengibre

6 remédios caseiros para azia e queimação

O chá de gengibre contém antioxidantes e outras propriedades que ajudam a aliviar a inflamação do esôfago, além de auxiliar na diminuição das contrações do estômago, o que acaba reduzindo a sensação de azia.

Ingredientes

2 cm de raiz de gengibre cortada em rodelas;

2 xícaras de água.

Modo de preparo

Colocar água e o gengibre numa panela e deixar ferver. Depois, desligar o fogo e tampar a panela por, pelo menos 20 minutos. Em seguida, remover os pedaços de gengibre e beber um copo do chá 20 minutos antes de cada refeição.

3. Chá de espinheira-santa

6 remédios caseiros para azia e queimação

O chá de espinheira-santa também pode ser indicado porque possui propriedades digestivas, que além de melhorarem a má digestão, também aliviam a azia.

Ingredientes

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de sopa de espinheira-santa.

Modo de preparo

Ferver a água e adicionar a espinheira-santa, deixando repousar por 5 a 10 minutos. Coar e tomar sem adoçar, 2 a 3 vezes por dia.

4. Chá de funcho

6 remédios caseiros para azia e queimação

O chá de funcho também contém propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a inflamação do aparelho digestivo, diminuindo a sensação de queimação na garganta. Além disso, auxilia no esvaziamento do estômago, podendo ser usado em casos de refluxo para diminuir o surgimento da azia.

Ingredientes

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de sopa de funcho.

Modo de preparo

Ferver a água e adicionar o funcho, em seguida, deixar repousar por 10 minutos. Depois disso, deve-se coar a mistura e beber entre 2 a 3 vezes por dia ou 20 minutos antes de se fazer uma refeição mais pesada.

5. Chá de alcaçuz

6 remédios caseiros para azia e queimação

O alcaçuz, também chamado de pau-doce, é uma planta medicinal usada para fazer chá e conhecida por melhorar os sintomas de problemas respiratórios, no entanto, é bastante usada para úlceras gástricas e para alívio da azia e queimação.

Ingredientes

  • 10 g de raiz de alcaçuz;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Deve-se ferver a água junto com a raiz de alcaçuz, coar e deixar esfriar. Por fim, pode-se beber o chá até 3 vezes por dia.

6. Suco de pera

6 remédios caseiros para azia e queimação

Quem não gosta de chá pode optar por tomar um suco de pera acabado de fazer, pois isto também ajuda a combater a azia e queimação, auxiliando na digestão. A pera é semi-ácida, rica em vitaminas A, B e C, assim como sais minerais, como sódio, potássio, cálcio e ferro que ajudam a diluir o ácido estomacal e a aliviar o desconforto e a queimação causada pela azia.

Ingredientes

  • 2 peras maduras;
  • 3 gotas de limão;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Modo de preparo, basta bater no liquidificador as peras maduras com a água e, em seguida, adicionar as gotinhas de limão para que o suco não escureça. Outras frutas, como banana d’água madura, a maçã (vermelha) e o melão, possuem as mesmas propriedades da pera e também podem ser utilizadas para fazer o suco.

Outras medidas naturais contra azia 

A acupuntura também pode funcionar como uma medida menos invasiva de tratamento da acidez no estômago. A terapia com agulhas alivia as perturbações digestivas e reduz a acidez excessiva, que leva à sensação de queimação no estômago.

Segundo o Dicionário de Medicina Natural (Editora Reader’s Digest) a homeopatia é outro método considerado eficaz e com efeitos colaterais praticamente nulos. Um dos medicamentos homeopáticos mais indicados é a nux vomica, em potência que varia de 6 a 30, que costuma aliviar a azia causada pelos excessos alimentares ou de álcool.

Caso os remédios caseiros para azia não aliviem os sintomas, deve-se procurar um médico com a máxima urgência. “Uma dor ou queimação na região do tórax podem ser confundidas com problemas gástricos e digestivos, mas podem ser indicativos de outras patologias graves. Como, por exemplo, algumas doenças cardiovasculares”, alerta o Dr. Debski.

Como evitar a azia

A principal recomendação para quem quer evitar a azia é mudar hábitos alimentares. Já se sabe que certos alimentos provocam um relaxamento da válvula que existe entre o esôfago e o estômago ou podem causar mais queimação, como é o caso do café – e outras bebidas que contém cafeína, como o chá preto e o mate -, de alimentos apimentados, embutidos, frituras, alimentos gordurosos, e verduras, como couve, pepino, tomate, rabanete, repolho e brócolis.

Além disso, é importante comer de três em três horas, pois quando o estômago passa muito tempo sem receber comida, ele tende a produzir mais suco gástrico e esse suco pode voltar.

É essencial também evitar exercícios após as refeições, bem como deitar-se imediatamente depois de comer, pois ambos podem favorecer o refluxo, que é a volta do suco gástrico para o esôfago.

Evitar excessos alimentares também é uma recomendação essencial.

Michele Salvino
Meu nome é Michele Salvino. Estou no último semestre da faculdade de Nutrição. Sou apaixonada pelo estilo de vida saudável, por práticas que facilitem o bem-estar.