Melhores remédios caseiros para Dengue e quais os Sintomas!

Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.

O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

Embora não existam tratamentos médicos disponíveis para curar a dengue, existem alguns remédios efetivos que aliviam os sintomas da dengue.

Chás que combatem a dengue

Veja a seguir uma lista completa com as plantas que podem ser usadas e qual a função de cada uma:

PlantaPara que serveComo fazerQuantidade por dia
CamomilaAliviar as náuseas e combater os vômitos3 col. chá folhas secas + 150 ml de água fervente por 5 a 10 minutos3 a 4 xícaras
Hortelã-pimentaCombater náuseas, vômitos, dor de cabeça e dor muscular2-3 col. chá + 150 ml de água fervente por 5 a 10 minutos3 xícaras
MatricáriaDiminuir a dor de cabeça50-120 mg de extrato em cápsulas
PetasiteAliviar a dor de cabeça100 g de raiz + 1 L de água ferventeMolhar compressas e colocar na testa
Erva-de-são-joãoCombater dor muscular3 col. chá de erva + 150 ml de água fervente1 xícara de manhã e outra à noite
Raiz forteAliviar dor muscularAplicar a pomada ou gel na região dolorida

A pomada ou gel de raiz forte e o extrato pulverizado de matricária podem ser encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais, e também pela ‘internet’.

Outra dica é adicionar de 5 gotas de própolis nos chás antes de beber, pois ele ajuda a combater infecções e tratar a dor e a inflamação, mas é importante evitar o seu uso em caso de alergia. Para saber se tem alergia ao (própolis), deve-se pingar uma gota desse composto no braço, espalhar na pele e esperar pela reação. Se aparecerem pintas vermelhas, coceira ou vermelhidão, é indicação de alergia e recomenda-se, nesses casos, não utilizar o própolis.

Chás que não pode tomar na Dengue!

As plantas que contém ácido salicílico ou substâncias semelhantes são contraindicadas em casos de dengue, pois podem causar enfraquecimento dos vasos e facilitar o desenvolvimento de dengue hemorrágica. Dentre estas plantas estão o salgueiro-branco, chorão, sinceiro, vime, vimeiro, salso, alecrim, orégano, tomilho e mostarda.

Além disso, o gengibre, o alho e a cebola também são contraindicados para essa doença, porque eles dificultam a coagulação, favorecendo sangramentos e hemorragias. Veja mais alimentos que não devem ser consumidos e o que comer para se recuperar mais rápido da dengue.

Plantas que afastam o mosquito

dengue sintomas iniciais

As plantas que afastam o mosquito-da-dengue são aquelas que têm cheiro forte, como hortelã, alecrim, manjericão, alfazema, hortelã, tomilho, sálvia e capim-limão. Essas plantas podem ser cultivadas em casa para que o cheiro ajude a proteger o ambiente contra o Aedes Aegypti, devendo-se ter cuidado para evitar que o vaso acumule água.

Quais são os sintomas da dengue?

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta > 38.5ºC.
  • Dores musculares intensas.
  • Dor ao movimentar os olhos.
  • Mal estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.
  •  
  • No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40 °C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.
Michele Salvino
Meu nome é Michele Salvino. Estou no último semestre da faculdade de Nutrição. Sou apaixonada pelo estilo de vida saudável, por práticas que facilitem o bem-estar.