Receita caseira de iogurte grego, fácil e rápido de fazer

Receita de iogurte grego caseiro. Certamente você já ouviu falar em muitos lugares sobre os benefícios do iogurte

Esta informação é abundante em artigos de revistas, comerciais de televisão e dietas para perder peso. E, de fato, o iogurte fornece bactérias saudáveis ​​que ajudam o corpo e têm um alto valor nutricional. 

E a melhor parte é que esses não são os únicos benefícios, há muitos mais. Veja a seguinte lista:

  1. Se você sofre de hipertensão, conte com iogurte para melhorar sua pressão arterial.
  2. O iogurte é uma fonte ideal de vitamina D e cálcio, ajudando a prevenir doenças ósseas, como a osteoporose.
  3. Torna a pele mais macia.
  4. Fortalece o sistema imunológico, evitando sofrer de gripe, por exemplo.
  5. Mantém o seu sistema digestivo em boa forma.

Além disso, é ideal para as pessoas com intolerância à lactose. O processo de fermentação mantém colônias de bactérias vivas e ativas que se encarregam de converter a lactose em ácido lático, que é muito mais fácil de ser absorvido. No entanto, é importante considerar o nível de intolerância à lactose de forma individual.

Portanto, em vez de comprá-lo no supermercado, você pode fazer seu próprio iogurte em casa de uma maneira mais econômica e ecológica, pois assim livraremos o ambiente de tantos recipientes de plástico. Aprendemos!

Receita caseira de iogurte grego

Receita caseira de iogurte grego, fácil e rápido de fazer

Ingredientes:

Iogurte natural sem açúcar: 1 copo.

Leite desnatado: 2 litros (0% de gordura).

Levedura: confirme e inclua apenas se o iogurte não tiver em sua composição.

Preparação:

1. Em uma panela, aqueça o leite até o ponto em que as bolhas começam a aparecer nas paredes da panela. Verifique a temperatura com um termômetro que deve estar entre 175 ° C e 180 °. Se ocorrerem cremes por cima, eles devem ser removidos.

2. Finalmente, desligue o fogo e deixe esfriar até a temperatura atingir 40°C. Use um termômetro culinário ou use o mesmo dedo. Para fazer a medição com um dedo; Se você puder ficar com o dedo no leite por 10 segundos, está pronto.

3. Em uma tigela, adicione metade do iogurte natural e levedura (apenas no caso de o iogurte não o incluir).

4. Cubra o recipiente e envolva-o com uma toalha ou um pano grosso. Coloque-o no forno ou em uma bolsa térmica por pelo menos 5 horas. Após esse tempo, você notará que a mistura é uma aparência gelatinosa, ideal. Dessa forma, ele conseguiu fazer um iogurte tradicional. No entanto, se você quiser fazer um do tipo grego, dê um passo final.

5. Use um pano e coloque-o bem esticado no interior de uma peneira. Em seguida, coloque o filtro em outro recipiente. Tenha cuidado com as medidas, pois nesta etapa, o soro de iogurte drenará tudo o que está dentro do recipiente e deve ser certificado que haverá espaço suficiente. Coloque o iogurte que você fez no filtro e leve à geladeira por 3 ou 4 horas. Depois disso, você estará pronto para comer sua receita caseira de iogurte grego.

Dicas adicionais:

– Entretanto, para intensificar o sabor, você pode adicionar frutas ou ervas aromáticas, como canela, por exemplo.

– Você pode usar leite de cabra em vez de leite de vaca.

– Coloque uma gota de essência de baunilha em 200 ml de leite desnatado à temperatura ambiente na hora de fazer a mistura para torná-la mais consistente.

Comece a trabalhar e experimente fazer esta receita! Garantimos que você gostará do resultado.