6 Benefícios da Jaca e Como Fazer Carne de Jaca

Tempo de leitura: 4 minutos

A jaca é comum na fabricação de doces e geleias, a jaca é o maior fruto comestível que nasce em uma árvore. Ela é da família Moraceae, a mesma do figo e da amora, comum em regiões tropicais.

Além disso, é uma boa fonte de vitaminas A, B, C e E, assim como minerais cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo.

A jaqueira, cresce facilmente e resiste a pragas, altas temperaturas e a secas, além de possuir incrível quantidade de nutrientes. Basta dez ou doze gomos da fruta para alimentar uma pessoa por metade de um dia.


Os tipos — mais cultivados da jaqueira são: A fruta é classificada em duas variedades de acordo com a consistência da polpa dos frutos: a jaca dura, que apresenta a polpa firme e frutos maiores e a jaca mole, que possui frutos menores e macios, e mais adocicado.

Benefícios da jaca

A jaca possui muitos nutrientes, ela possui componentes com efeitos funcionais e medicinais que aguçam o interesse da comunidade científica, como os antioxidantes que neutralizam radicais livres e previnem diversas doenças. Confira abaixo mais alguns:

1. Ajuda do controle da pressão

Por ser rica em potássio, a fruta auxilia no equilíbrio da quantidade de sódio presente no organismo. Contudo, em excesso, ele é o principal responsável por elevar a pressão arterial.

2. Atua no fortalecimento dos ossos

Magnésio e cálcio são minerais encontrados em grande quantidade na jaca e ambos são essenciais para a saúde dos ossos. O magnésio é um dos nutrientes que serve para auxiliar na absorção de cálcio pelo corpo, e assim diminuir a perda óssea e aumentar sua densidade.

3. Melhora a digestão

Ela ajuda a promover o movimento saudável do intestino, além de funcionar como laxante natural. As fibras contribuem no revestimento da membrana mucosa, o que reduz o de desenvolvimento de câncer de cólon.

4. Intensifica a imunidade 

A fruta é uma boa fonte de vitaminas A e C, que são essenciais para fortalecer o sistema imunológico e manter o corpo longe de resfriados e infecções. Além disso, o fruto é rico em antioxidante, entre outras propriedades benéficas para nosso sistema de defesa.

5. Atua na saúde da pele 

A vitamina C tem uma conhecida função antioxidante, por isso também retarda o envelhecimento das células. Outro papel dela que colabora com a pele é sua participação na produção de colágeno, proteína responsável por sua firmeza — entre outros benefícios.

6. Previne a anemia 

O ferro da jaca está associado a prevenção da anemia, já que o tipo ferropriva (mais comum) acontece justamente com a deficiência desse micronutriente. Como a fruta é rica também em vitamina C, isso aumenta sua absorção do mineral no sangue.

Como usar a jaca como “carne” vegetariana

A saber, uma boa alternativa entre os vegetarianos e veganos é a famosa “carne de jaca”. Feita com a polpa da fruta verde, essa receita recebe o nome graças à textura que ela ganha, muito similar à da carne de vaca.

São poucos os passos para preparar esse clássico da culinária vegetariana.

Como fazer carne de jaca

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 60 min.

Ingredientes:

  • 1 jaca verde pequena
  • 1 litro de água
  • Azeite a gosto
  • 2 dentes de alho amassado
  • 2 cebolas médias picadas
  • Sal a gosto
  • 2 tomates grandes picados
  • Azeitonas picadas
  • Champignon picado
  • Especiarias a gosto (alecrim, orégano)
  • Cheiro verde picado (a gosto)

Modo de preparo:

  1. Pegue a jaca verde e corte em pedaços médios.
  2. Coloque-a na panela de pressão e acrescente a água (a água deve cobrir a jaca).
  3. Coloque a panela no fogo médio e deixe cozinhar por mais 35 minutos após pegar pressão.
  4. Retire a casca e o talo do meio de todos os pedaços da jaca.
  5. Com a ajuda de um garfo, vá desfiando a “carne” da jaca e reservando.
  6. Em outra panela, coloque o azeite, o alho amassado, a cebola picada e sal. Frite até dourar a cebola.
  7. Depois acrescente aos poucos a carne da jaca, o tomate, a azeitona e o champignon.
  8. Acrescente os temperos escolhidos e misture. Acrescente também o cheiro verde picado.
  9. Misture até ficar tudo bem homogêneo.

Além disso, a jaca é muito utilizada para substituir o frango desfiado em receitas vegetarianas e veganas, em função de sua aparência que lembra a carne de aves ou a carne comum desfiada.


Publicidade