kefir de Leite para Saúde

Podemos dizer que o kefir de leite, é um complemento alimentar de alto valor terapêutico, e também um alimento probiótico, ou seja, rico em bactérias e microrganismos que fazem bem à flora intestinal enquanto tratam doenças. Vamos entender melhor os benefícios do kefir, a seguir.

Sentir-se bem. Como não se render a um alimento que tem esse significado? O kefir é um leite fermentado a partir de grãos parecidos com uma couve-flor, ricos em lactobacilos vivos e leveduras.

O nome se deriva da palavra keif, que significa sentir-se bem em turco. Sua textura é igual à do iogurte, mas sua riqueza nutricional vai muito além. Trata-se de um alimento probiótico, isto é, rico em bactérias benéficas para a flora intestinal.

Quais os benefícios do kefir de leite para Saúde

Kefir é rico em bactérias que fazem bem à saúde, por isso está na lista dos principais alimentos saudáveis, como Lactobacillus, Leuconostoc, Lactococcus lactis, Acetobacter e outras. Além disso, é rico em probióticos e nutrientes que oferecem diversos benefícios para o intestino e a digestão.

É utilizado há séculos, mas faz pouco tempo que se tornou popular. Embora lembre um iogurte ou coalhada, na verdade ele é um leite fermentado, saudável e essencial para a boa saúde.

Isso porque seus benefícios são incontáveis, fornecendo também proteínas, vitaminas e minerais valiosos. Por tudo o que compõe, o alimento é considerado por especialistas, um super probiótico que age em diferentes partes do corpo, aumentando assim, a imunidade.

12 benefícios do Kefir para a saúde

benefícios do kefir de leite para saúde

Lista de benefícios do Kefir de Leite

Como você viu acima, Kefir conta com muitas propriedades importantes para a saúde do nosso corpo. Ele é rico em fósforo, cálcio, ferro, potássio, magnésio, cobre, sódio, manganês, molibdênio, zinco, vitamina A, B, C, D, E e K2 e alguns aminoácidos fundamentais, como lisina, metionina, triptofano, isoleucina, metionina, tirosina, leucina, fenilalanina, valina e cisteína.

Veja alguns de seus benefícios:

1.Hepatite

Atua como coadjuvante para casos de hepatite. Além disso, o kefir também controla a produção da bílis por meio do fígado.

2.Infecções

Por conter propriedades antibacterianas potentes, o kefir atua contra infecções, inibindo o crescimento de diferentes tipos de bactérias, incluindo o E. coli e Salmonella.

3.Possível proteção contra o câncer

O câncer é uma das causas principais de morte no mundo. Essa doença ocorre quando existe um crescimento descontrolado de células anormais no corpo, tal como um tumor.

Os probióticos em produtos lácteos fermentados são apontados como inibidores do crescimento tumoral, reduzindo a formação de compostos carcinogênicos, e estimulando o sistema imunológico. Esse papel protetor tem sido demonstrado em vários estudos em tubo de ensaio. No entanto, precisamos tomar essa informação com cautela, visto que ela está longe de ser comprovada em seres vivos.

4.Kefir pode ajudar em problemas digestivos

Os probióticos como o kefir podem ajudar a restaurar o equilíbrio de bactérias amigas no intestino e é por isso que eles são altamente eficazes para diarreia.

Há também uma grande quantidade de provas que os probióticos e alimentos probióticos podem ajudar em vários outros tipos de problemas digestivos, incluindo a síndrome do intestino irritável (IBS), úlceras causadas por infecção por H. pylori.

5.Costuma ser bem aceito por intolerantes à lactose

Laticínios regulares contêm um açúcar natural chamado lactose. Muitas pessoas, especialmente os adultos, são incapazes de quebrar e digerir a lactose corretamente. Essa condição é chamada de intolerância à lactose.

As bactérias lácticas em alimentos lácteos fermentados (como kefir e iogurte) transformam a lactose em ácido láctico. Por isso, esses alimentos são muito mais baixos em lactose que o leite, além de conterem enzimas que podem ajudar a quebrar a lactose ainda mais.

Por conta disso, o kefir é geralmente bem tolerado por pessoas com intolerância à lactose, quando comparado ao leite normal.

Também que é possível fazer kefir 100% livre de lactose, usando água de coco, suco de frutas ou qualquer outro fluido não lácteo.

6.Pode melhorar os sintomas de alergia e asma

As reações alérgicas são causadas por uma reação inflamatória contra substâncias ambientais inofensivas. Já a asma tem maior propensão de ocorrer em pessoas com um sistema imunológico sensível.

Em estudos em animais, o kefir foi usado para suprimir as respostas inflamatórias relacionadas à alergia e asma. No entanto, são necessários estudos em humanos para explorar melhor esses efeitos.

7.Articulação

O kefir é um excelente aliado para combater problemas articulares, já que contém cálcio em sua composição. Sendo assim, é importante para quem sofre com osteoporose, osteopenia e reumatismo.

8.Emocional

O kefir é eficiente contra ansiedade e depressão, já que contém triptofano. Este age como estímulo ao cérebro para que produza serotonina e endorfina.

9.Coração

Por estimular a circulação, contribui com o bom funcionamento do coração. Além disso, ajuda a combater o colesterol ruim e regula a pressão arterial.

10.Músculos

Atua na construção muscular por ser rico em proteínas importantes para esse fim. Sem contar que também potencializa a absorção de glicose através das células musculares, promovendo maior rendimento físico.

11.Estômago

Reduz a acidez estomacal excessiva, contribuindo assim, com quem sofre de problemas como refluxo, gastrite e úlcera.

12.Sistema imunológico

Por conter diversas propriedades benéficas ao organismo, o kefir é um excelente aliado no fortalecimento do sistema imunológico. Além dos benefícios citados acima, previne também candidíase e outras doenças que surgem quando o sistema imunológico está em desequilíbrio.

Como Fazer Kerfir de Leite

INGREDIENTES

  • 1 colher de sopa de Grão de Kefir
  • 1 litro de leite (com lactose)

MODO DE PREPARO

  1. Adicione 1 colher de sopa do grão de kefir em 1 litro de leite em uma garrafa de vidro
  2. Tampe com um papel toalha e prenda a garrafa com um elástico para que o papel não se desprenda
  3. Leve essa mistura para um local bem escuro e fresco como o armário, por exemplo
  4. Deixe fermentando por 48 horas no mínimo e 5 dias no máximo. Há também quem deixe por 24 horas para benefícios específicos
  5. Depois de fermentado, coe com um coador de plástico, pois o kefir não é resistente à outros materiais
  6. Deixe sair todo o soro e está pronto seu próprio kefir