Entenda a importância da profilaxia dental

o que é profilaxia dental

Profilaxia dental. Manter os dentes saudáveis é uma atitude que deve ser tomada por todas as pessoas, principalmente para evitar o aparecimento de doenças bucais que podem interferir também na saúde física. Deste modo, é necessário atentar-se para os cuidados diários e a profilaxia no consultório.​       

A profilaxia consiste em um tratamento que visa uma limpeza profunda dos dentes e objetiva tornar os dentes livres de placas bacterianas, tártaros e cáries. 

Além disso, é um procedimento recomendado para todas as pessoas, inclusive com especial atenção para quem possui aparelho ortodôntico ou demais tratamentos que​               podem interferir na higienização cotidiana.

No presente artigo abordaremos as muitas dimensões da profilaxia, sua importância e benefícios para manter um sorriso sadio e bonito. Leia também: Aprenda a Fazer Creme Dental Natural e Caseiro.

O que é profilaxia?

O cuidado com os dentes é cotidiano, porém, mesmo com a escovação diária e uso de fio dental, a boca e os dentes podem precisar periodicamente de uma limpeza mais profunda para serem protegidos contra as bactérias nocivas.

Assim, além do tratamento de canal, os dentistas oferecem uma limpeza profunda que é conhecida pelo nome de profilaxia.

O tratamento profilático é feito em consultório por profissional dentista e objetiva evitar o aparecimento das inúmeras doenças bucais.

Dentre as doenças, o tratamento apresenta maior enfoque em evitar a periodontite (que é a inflamação do canal e o enfraquecimento do suporte dos dentes) e fazer a manutenção da saúde bucal do paciente.

O processo de profilaxia visa a remoção de placas bacterianas e tártaros, o que permite que os dentes fiquem mais fortes. Contudo, para pessoas com a saúde bucal em dia, o tratamento é bastante simples e indolor. 

O procedimento é indicado também para pessoas que possuem implante dentário​ , para que a boca fique protegida e garantir a qualidade da prótese a longo prazo.

A grande maioria dos dentistas indicam que o procedimento de profilaxia deve ser feito a cada seis meses, entretanto, o prazo pode ser reduzido conforme a necessidade do paciente. Para isso, o acompanhamento e avaliação do profissional é imprescindível.

profilaxia dental passo a passo

Vantagens da profilaxia

O procedimento de profilaxia, quando feito de forma periódica e bastante correta, pode trazer grandes benefícios para as pessoas. 

Algumas dessas vantagens são evitar o acúmulo de placa bacteriana e proporcionar prevenção de doenças periodontais, além da saúde da gengiva.

Mais ainda, a profilaxia aliada a uma rotina cotidiana de higienização contribui para a

prevenção de doenças bucais e melhora da saúde física em geral.

Inclusive, em alguns casos o processo de profilaxia permite identificar a necessidade de um tratamento de canal, antes mesmo que ocorra uma emergência, trazendo mais segurança​ para o paciente e evitando diversos problemas. 

A profilaxia em pacientes com aparelho ortodôntico

Quem possui aparelho ortodôntico sabe que precisa cuidar ainda mais da higiene dos dentes, principalmente porque o aparelho dificulta a escovação.

Por conta disso, caso não haja um cuidado específico, pode ocorrer o ajuntamento de placas bacterianas e, consequentemente, o tártaro.

Assim, a profilaxia é extremamente importante para quem possui esse tipo de tratamento, pois permite que o dentista limpe as partes que não são alcançadas ou higienizadas adequadamente  pelo paciente com a escovação e o uso do fio dental.

O que fazer após a profilaxia?

Após realizar o procedimento, é importante prestar atenção em alguns detalhes para que os efeitos da limpeza sejam sentidos por mais tempo.

Algumas dessas dicas abordaremos abaixo com mais detalhes.

1. Cuidado com a alimentação

Após feita a profilaxia, é importante que o cuidado com a alimentação seja redobrado. Evitar alimentos açucarados, mais “pegajosos” e que possuem grande carga de carboidratos é importante para evitar o acúmulo de bactérias nos dentes.

Recomenda-se que após a alimentação, seja feita a escovação entre meia a uma hora para que os benefícios do flúor sejam garantidos.

2. Tenha uma rotina de higienização 

Depois de feita a profilaxia dentária é importante que os cuidados diários sejam continuados em casa, pois, caso contrário, os efeitos da limpeza não serão sentidos.

A escovação após as refeições e uso de fio dental contribuem para um sorriso muito sadio e longe de doenças bucais, entre elas a cárie, a gengivite e a periodontite. 

3. Consulte o dentista

Marcar a consulta periódica para ir ao dentista, para que o cuidado e a manutenção sejam continuados também é crucial para o resultado dos tratamentos a longo prazo.

A visita periódica ao dentista é fundamental para identificar a necessidade da profilaxia e realizar diversos tratamentos que podem ser necessários e/ou almejados, bem como saber quanto custa um clareamento ​ para que seus dentes, além de limpos, fiquem brancos.

Portanto, entendemos que um dos componentes importantes para manter o sorriso saudável é fazer a profilaxia periodicamente no dentista e manter os cuidados de higiene cotidianos. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Michele Salvino
Meu nome é Michele Salvino. Estou no último semestre da faculdade de Nutrição. Sou apaixonada pelo estilo de vida saudável, por práticas que facilitem o bem-estar.