Plantas medicinais que podem substituir Paracetamol e Ibuprofeno
Plantas medicinais

Plantas medicinais que podem substituir Paracetamol e Ibuprofeno

Conheça e saiba usar 4 plantas medicinais. Normalmente o uso de medicamentos é recorrente e devido ao facilitismo tem-se usado de forma abusiva e consequentemente cria-se alguma dependência. Com pouco dinheiro obtemos facilmente medicamentos para o tratamento das inflamações, tosse, alivio da febre e das dores, dentro dos remédios de farmácia mais usuais encontramos o paracetamol (analgésico) e o ibuprofeno (anti-inflamatório).

Porém, o grande problema é que estes medicamentos convencionais não são inofensivos e podem levar a sérios efeitos colaterais para a saúde. Lembra-se de ler sempre o rotulo do produto que pretendem usar e ponderem a sua toma. Às vezes muitos dos sintomas que o corpo nos dá são processos naturais de auto cura, como a tosse e a febre (Não desvalorize a febre, ela tem uma função).

Pois a ótima notícia é que a natureza nos dá muitas respostas, algumas variedades plantas são verdadeiros analgésicos naturais e podem substitui o paracetamol e o ibuprofeno, com menos chances de causar reações adversas.

Pois a diferença é que é preciso saber usar as plantas, elas não são como os remédios que atuam após uma toma, elas têm de ser usadas metodicamente e com frequência. A vantagem é que elas atuam sobre a causa da dor e não a mascaram. A seguir fica o exemplo de 5 plantas que podem ajudar a aliviar a dor, melhorar a saúde e a qualidade de vida.

4. Plantas medicinais com propriedades anti-inflamatórias 

1. Gengibre

O gengibre tem sido usado durante séculos em toda Asia, com a finalidade de tratar as dores das articulações, resfriados e indigestão. Vários estudos apontam o gengibre como um potente anti-inflamatório.

Ele combate a inflamação, age nos receptores da dor e terminações nervosas, deste modo possui uma ação semelhante aos principais remédios anti-inflamatórios. Mas as qualidades desta planta medicinal não ficam por aqui, ele ajuda a tratar náuseas, gripes, problemas respiratórios, ajuda a emagrecer, é anticancerígeno e muito mais.

2. Cúrcuma

A cúrcuma conhecida também por açafrão-da-terra é conhecida pelas suas importantes propriedades anti inflamatórias, antioxidantes, antitumorais, antibacterianas, antifúngicas e antivirais, que ajudam a transformar este tempero num medicamento natural.

Esta raiz tem uma substância chamada curcumina que é responsável pelo potente poder anti-inflamatório da planta, é especialmente indicada às dores articulares, mas também favorece a recuperação dos atletas após o treino, entre muitas outras qualidades.

3. Pimenta Capsicum 

A pimenta conhecida popularmente por piripiri e malagueta, promove grandes benefícios ao corpo humano, estimula a digestão, auxilia no tratamento de má circulação sanguínea, além de ser um forte estimulante do metabolismo, ajuda no processo de purificação e eliminação de toxinas do organismo. Contém como principio ativo a capsaicina, que lhe confere grande parte das suas propriedades, incluindo o alívio da dor.

Quando passada diretamente sobre a pele ajuda a passar a dor localmente, têm um efeito parecido aqueles emplastros que se compram em farmácia. Em casa pode preparar um emplastro de pimenta e colocá-lo sobre a zona dorida, vai arder um pouco, mas depois passa. Não deve ser usado sobre a pele irritada ou com lesões abertas.

4. Cravo da índia

Devido à sua ação antimicrobiana, o cravo pode ser usado no combate às infecções causadas por alguns tipos de bactérias e fungos, por sua ação antifúngica. Esta ação parece estar ligada à presença de eugenol, metil salicilato, kaempferol, ácido gálico e ácido oleanólico na sua composição.

O eugenol é um dos componentes mais reconhecidos do cravinho, que, por estar muito bem estudado, é empregado há vários anos na odontologia para reduzir a dor e a inflamação, causadas pelos tratamentos dentários.

Estes quatro exemplos de plantas medicinais são apenas uma pequena parcela do que a natureza nos pode oferecer a favor da saúde.

Veja também : 7 Benefícios do Orégano para a saúde

Deixe uma resposta