Período fértil: como calcular e quais são os sintomas

Tempo de leitura: 4 minutos

O período fértil é o espaço de tempo do ciclo menstrual em que a mulher pode engravidar. Isso ocorre porque enquanto o homem produz espermatozoides o tempo todo, a mulher só libera um ou dois óvulos uma vez por mês.

Além de levar em conta quando o óvulo é liberado, normalmente o cálculo também considera o tempo que o espermatozoide tem para fecundar esse óvulo, já que eles sobrevivem no organismo por entre 3 e 5 dias. Portanto, o período fértil é o intervalo de 6 dias que acaba no dia da ovulação. Aprenda a calcular o período fértil! Leia também: Gravidez semana a semana: como o bebê se desenvolve.

O período fértil acontece antes ou depois da menstruação?

O período fértil normalmente ocorre no meio do ciclo menstrual, 14 dias antes da próxima menstruação.

Sintomas Do Período Fértil

O ciclo menstrual causa uma série de mudanças no organismo ao longo de sua duração. Durante o período fértil e a ovulação não é diferente: a mulher pode sentir alguns sintomas. Entre eles ocorrem:

qual período fertil para engravidar
Período fértil: como calcular e quais são os sintomas

Leve dor no baixo ventre

É uma dorzinha que provoca leves pontadas no baixo ventre, embora nem toda mulher perceba isso. Não chega a ser uma dor forte, é apenas um incômodo.

Isso acontece porque o óvulo rompe uma estrutura que o envolve dentro do ovário, e é este rompimento que pode causar esse pequeno mal-estar. Por isso, ao sentir essa pontada na região pélvica, há grandes chances de estar ovulando.

Secreção semelhante à clara de ovo

Durante o período fértil, é comum a mulher perceber o aumento da secreção vaginal, que fica semelhante a uma clara de ovo e é meio elástica, sem odor forte.

Isso acontece porque o organismo feminino está preparado para fecundar e essa secreção tem o papel de facilitar a chegada dos espermatozoides ao óvulo.

Embora ocorra durante todo o ciclo, isso é mais evidente durante a ovulação. Passada essa fase, a secreção tende a diminuir.

Libido aumentada

É na fase de ovulação que o desejo feminino aumenta. Afinal, fisiologicamente o organismo está pronto para fecundar e, automaticamente, isso se dá por meio de uma relação sexual.

Não é apenas a libido que aumenta, mas a produção de feromônios, substâncias que são exaladas pelo corpo com a finalidade de atrair e excitar o sexo oposto. A mulher também fica mais sensível, com o olfato mais apurado.

Aumento da temperatura corporal

No período fértil também é normal a temperatura basal da mulher aumentar, aproximadamente, meio grau. Isso pode ajudar aquelas que estão tentando engravidar a identificar os dias mais férteis, mas é necessário contar com a ajuda de um termômetro.

Muitos médicos que ensinam as candidatas a engravidar recomendam medir a temperatura colocando o termômetro sob a língua antes de se levantar, pela manhã, desde o primeiro dia do ciclo menstrual. Quando o termômetro marcar uma temperatura mais elevada, provavelmente essa mulher estará na época fértil.

Como saber o meu período fértil?

Atenção ao período fértil é fundamental às mulheres que desejam engravidar e até mesmo aquelas que acham que ainda não é hora. Como todas sabem, dá se o nome de período fértil ao momento do mês que a mulher está ovulando e por isso aumentam as chances de engravidar.

A mulher ovula no 14º dia do ciclo, contando a partir do primeiro dia da menstruação, mas por segurança é considerado período fértil dois antes e dois depois desta data. Identificar os sinais nem sempre é fácil, os sintomas mais comuns são o aumento da temperatura do corpo e uma sensação de estar mais feminina.

Ressalta-se que o cálculo do período fértil apenas é válido para as mulheres que cujo ciclo menstrual dura 28 dias. O sinal de que o ciclo foi iniciado é a chegada da menstruação e o término se dá véspera da próxima.

Como identificar o período fértil?

Para calcular o período fértil é necessário considerar que a concepção acontece sempre no meio do ciclo, ou seja, em torno do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias.

Desta forma, para saber quando é o período fértil é preciso contar 14 dias a partir da data em que veio a última menstruação. A ovulação acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, que é o que se considera o período fértil da mulher.

Calculadora do Período fértil

A calculadora do período fértil Aqui

Publicidade