L-teanina O que é, Para que Serve e Benefícios para Saúde

L-teanina é um composto contido em certos chás (como chá-verde e preto) e também pode ser usado como suplemento. O chá-verde contém vários constituintes, incluindo polifenóis, proteínas, aminoácidos, ácidos orgânicos, vitaminas, minerais e pigmentos. A teanina compreende 1 a 2% do peso seco do chá, constituindo aproximadamente 50% dos aminoácidos do chá-verde.

Em 1949, descobriu-se que a L-teanina era um componente do chá-verde e uma extensa pesquisa foi realizada desde então. Alguns anos depois, em 1964, a L-teanina foi aprovada como aditivo alimentar no Japão, principalmente em termos de relaxamento, capacidade cognitiva, estado emocional, qualidade do sono e prevenção de certas doenças.

Muitas pessoas ainda não sabem da existência e dos benefícios dessa substância. Portanto, para que você saiba mais sobre as funções fornecidas pelo L-theanine, fizemos este conteúdo.

Mecanismo de Ação da L-teanina

A L-teanina pode elevar a produção de serotonina e dopamina no corpo — dois neurotransmissores importantes no cérebro, responsáveis por sentimentos de felicidade e bem-estar.

No entanto, essa substância foi pesquisada extensivamente por outros efeitos, como seu poder antioxidante e capacidade de aumentar a frequência das ondas cerebrais (Alfa). Leia também: Chá de folha de Mamão e Suco.

Além disso, a L-teanina também pode neutralizar o efeito estimulante da cafeína, o que é muito interessante. Para entender melhor o que esses mecanismos de ação oferecem, leia abaixo sobre os benefícios da L-Theanine!

Benefícios da L-teanina

l teanina para que serve

1. Proporciona relaxamento

O relaxamento é o principal benefício da substância no corpo. Isso se deve ao poder da L-teanina de aumentar as ondas alfa no cérebro. Assim sendo, ao contrário de outros compostos, que geralmente causam sonolência, a L-teanina não tem esse efeito colateral — um fator positivo.

2. Ajuda no desempenho cognitivo

AL-teanina por si só pode aumentar os níveis de foco e concentração. Entretanto, a combinação com a cafeína, por meio do consumo de alguns chás, melhora o aprendizado e o estado de alerta mental. Um estudo realizado com idosos com disfunção cognitiva, constatou que o consumo do chá-verde, composto por L-teanina e cafeína, foi eficaz na melhora e redução da progressão da doença.

3. Equilíbrio emocional

L-teanina, pode ajudar a inibir sentimentos ruins de tristeza, desânimo e cansaço mental. Além disso, é muito interessante manter os níveis de neurotransmissores, serotonina e dopamina elevados. Como foi demonstrado, nos mecanismos de ação da L-teanina, ela desempenha um papel direto nesse aspecto — o que ajuda a manter um estado de equilíbrio emocional com consumo constante.

4. Auxilia na melhora da qualidade do sono

O sono é essencial para diversas funções biológicas e sua qualidade interfere na rotina diária. Portanto, é muito importante ter noites tranquilas de sono — e a L-teanina é muito eficaz para promover isso. Embora a L-teanina não cause diretamente o sono, ela contribui para o relaxamento e o bem-estar. Assim, com o corpo e a mente relaxados, fica mais fácil dormir e descansar, mesmo nos casos mais difíceis.

5. Fator de proteção para as doenças hepáticas

Outro ponto interessante sobre a L-teanina é que ela pode reduzir o risco de doenças e lesões hepáticas. Em relação ao álcool, ela consegue acelerar o seu metabolismo e ajudar na recuperação dos antioxidantes do fígado. Um estudo que avaliou a associação entre o consumo de chá-verde e o risco de doenças hepáticas, relatou que a ingestão do chá pode atuar como um fator de proteção.


Onde posso encontrar L-theanine?

Você pode encontrá-lo em loja de produtos naturais, ou em farmácia de manipulação.

L-teanina que horas tomar

Tomar 2 cápsula diariamente, 1 cápsula a cada 12 horas.

Efeitos colaterais da l-teanina?

Nenhum efeito prejudicial significativo da substância no organismo é conhecido. Por ser solúvel em água, seus excessos são simplesmente rejeitados pelo organismo, evitando maiores problemas.

Embora não haja efeitos colaterais conhecidos, os testes não foram realizados nesses grupos de pessoas. Portanto, a melhor ideia é evitar qualquer possível surpresa, mesmo que seja improvável.

*Não se trata de propaganda, e sim de descrição do produto, consulte sempre um especialista. **

ADVERTÊNCIAS
* Estiver grávida ou amamentando, consulte um Médico antes de usar este produto.*

Michele Salvino
Meu nome é Michele Salvino. Estou no último semestre da faculdade de Nutrição. Sou apaixonada pelo estilo de vida saudável, por práticas que facilitem o bem-estar.