Ora-Pro-Nóbis – Um Superalimento Proteico Pouco Conhecido!

Ora Pro-nóbis é uma planta com propriedades e nutrientes fantásticos para a saúde e bem-estar das pessoas. Seu nome científico é Pereskia Aculetea, porém ela é mais conhecida por Ora Pro-nóbis, Orabrobó, Iobrobó e Lobrobô.

Esta planta, uma trepadeira cactácea folhosa, possuem folhas e frutos que servem como alimento. Na cozinha mineira, em alguns restaurantes a planta é usada como tempero para frango. As folhas podem ser usadas frescas ou secas de diversas formas, uma delas é moída como farinha.

Mas antes saiba que há uma infinidade de alimentos com altíssimo poder proteico e os vegetais não ficam de fora. Se você quer evitar as carnes, pode tentar cozinhar com essas 15 fontes de proteína vegetal.

Além disso, proteínas são tão importantes para o nosso bem-estar que devem ser consumidas diariamente. Elas são responsáveis por construir e reparar o tecido muscular. Conheça algumas proteínas de alto valor biológico para ajudar na sua alimentação. Veja também: Tanchagem: a melhor erva curandeira do planeta! Veja todos os benefícios.

Abaixo você conhecerá as propriedades da ora pro-nóbis, seus benefícios para a saúde, como preparar e como consumi-la.

Propriedades da Ora-pro-nóbis

Suas propriedades já são bastante conhecidas, principalmente pelas pessoas que vivem nas zonas rurais, e a cultivam em seu quintal como remédio e alimento.

Foi a partir do conhecimento popular que a Ora-pro-nóbis passou a chegar às grandes cidades, ainda de forma bastante tímida, mas já é um bom começo.
O nome científico da planta é Pereskia aculeata. Trata-se de uma planta de folhas e frutos comestíveis, rica em nutrientes.

Por ser muito popular em Minas Gerais, a Universidade de Lavras realizou um estudo sobre suas propriedades, constatando que seus princípios ativos são eficientes para o tratamento de várias doenças, tanto de origem inflamatória, quanto gastrointestinais, circulatórias, etc.

Propriedades medicinais

A planta ora-pro-nóbis possui propriedades;

Benefícios da Ora-pro-nóbis

Fibras

Seu alto teor de fibras ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, além de ajudar a recompor toda a flora intestinal.

Isso ajuda a evitar os estados de constipação, prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e até tumores.

As fibras alimentares também ajudam a reduzir o risco de desenvolver doenças como a diabetes, as doenças cardíacas e a obesidade.

Em relação à diabetes, por exemplo, a fibra atua absorvendo e redistribuindo o açúcar ingerido através da dieta, evitando que ocorram picos de glicose no sangue.

Anemia

Pessoas com anemia deverão passar a utilizá-la com mais frequência, pois os índices de ferro são essenciais para o tratamento desse quadro.

A anemia é uma condição que causa sintomas desagradáveis como cansaço excessivo, tontura, fraqueza e problemas na memória.

Muitas podem ser as causas da anemia, mas geralmente ela ocorre devido à insuficiência de ferro no sangue que prejudica a produção da hemoglobina e interfere na distribuição de nutrientes e oxigênio através do sangue.

Processos Inflamatórios

O chá, feito a partir de folhas da Ora-pro-nóbis, tem excelente função depurativa, sendo indicado para processos inflamatórios, como cistite e úlceras.

Além das propriedades anti-inflamatórias, a Ora-pro-nóbis também atua como cicatrizante e analgésico diminuindo as dores relacionadas à inflamação.

Segundo um estudo da Universidade de Juiz de Fora, a planta pode ser eficaz no tratamento de várias doenças inflamatórias que afetam a pele.

Varizes

Esse poder depurativo associado ao chá também está ligado ao tratamento e prevenção de varizes.

O efeito anti-inflamatório da Ora-pro-nóbis auxilia na redução das dores e da inflamação associadas as varizes. Além disso, o alto teor de ferro melhora a circulação sanguínea e, consequentemente, contribui para o tratamento das varizes.

Gravidez

As grávidas deveriam consumir Ora-pro-nóbis nesse período, pois ela é rica em ácido fólico, essencial para evitar problemas para o bebê.

Tanto o ferro quanto o ácido fólico – ambos encontrados na planta – são essenciais para o bom desenvolvimento físico e intelectual do feto.

Não é à-toa que esses são os dois nutrientes mais indicados como suplementos nutricionais durante a gestação para garantir que o cérebro do bebê será bem desenvolvido.

Sistema Imunológico

A alta concentração de vitamina C ajudará a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças oportunistas.

Dessa forma, a ação antioxidante da Ora-pro-nóbis auxilia na prevenção de várias doenças que podem ser causadas pela ação nociva dos radicais livres, o que também contribui para a saúde do sistema imune.

Pele

Ótima para a pele, devido à presença de vitamina A (retinol) em grande quantidade. A vitamina A ajuda a nutrir e hidratar tanto a pele quanto os cabelos. Já a vitamina C ajuda a estimular a síntese de colágeno deixando a pele mais firme e bonita.

Visão

O retinol também é fundamental para manter a integridade da visão em dia. A saúde ocular é beneficiada pela Ora-pro-nóbis não só por contribuir para a saúde dos olhos, como também para ajudar a prevenir problemas que afetam os olhos.

Ossos e Dentes

Mantém ossos e dentes fortalecidos, pela boa quantidade de cálcio. Além disso, a presença de outros minerais como o fósforo também ajuda a preservar a saúde óssea e a saúde dos dentes.

Composição nutricional da Ora-pro-nóbis

COMPOSIÇÃO QUÍMICA EM 100 GRAMAS DE FOLHAS:
Energia26 kcal
Proteína2,00 g
Lipídios0,40 g
Carboidratos5,00 g
Fibras0,90 g
Cálcio79,00 mg
Fósforo32,00 mg
Ferro3,60 mg
Retinol250,00 mcg
Vitamina B10,02 mg
Vitamina B20,10 mg
Niacina0,50 mg
Vitamina C23,00 mg

A Ora-pro-nóbis é uma planta com alto teor de proteína (aproximadamente 25% de sua composição). Entre seus aminoácidos, teremos a lisina e o triptofano em maior quantidade.

Seu elevado teor de vitamina C supera a laranja em 4 vezes. Além dos minerais e vitaminas, também é rica em fibras.

Como consumir Ora-pro-nóbis?

A parte comestível da planta são suas folhas. Seu preparo é extremamente simples, como qualquer verdura que adquirimos. Obviamente, devemos lavá-las bem. É preciso que se utilize uma grande quantidade, pois, após o preparo, seu volume se reduz bastante.

Seu sabor é neutro, ou seja, não é picante, nem ácido, nem amargo. Tem uma textura macia, fácil de mastigar. Ela poderá fazer parte de recheios, saladas, refogados, sopas, e onde mais sua imaginação de culinarista permitir.

Receitas com Ora-pro-nóbis

Suas folhas suculentas e comestíveis podem ser facilmente incluídas na alimentação, sendo usadas em várias preparações como farinhas, saladas, recheios, refogados, tortas e massas alimentícias. O preparo da folha da planta é relativamente simples, pois é feito como qualquer verdura normalmente utilizada na culinária.

1. Torta salgada

Ora-Pro-Nóbis

Ingredientes

  • 4 ovos inteiros;
  • 1 xícara (chá) de óleo;
  • 2 xícaras (chá) de leite;
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • ½ xícara (chá) de cebola picada;
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó;
  • 1 xícara (chá) de folhas de ora-pro-nóbis picadas;
  • 2 xícaras (chá) de queijo fresco ralado;
  • 2 latas de sardinha;
  • Orégano e sal a gosto.

Modo de Preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador (exceto o ora-pro-nóbis, o queijo e a sardinha). Untar uma forma com óleo, colocar a metade da massa, o ora-pro-nóbis, o queijo e orégano por cima. Cobrir com o restante da massa. Bater um ovo inteiro e passar por cima da massa pincelando. Assar em forno médio.

2. Molho pesto

Como consumir Ora-pro-nóbis

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de folhas de ora-pro-nóbis previamente rasgadas com as mãos;
  • ½ dente de alho;
  • ½ xícara (chá) de queijo minas meia-cura ralado;
  • 1/3 de xícara (chá) de castanha do pará;
  • ½ xícara de azeite de oliva ou azeite de castanha do pará.

Modo de preparo

Amassar a ora-pro-nóbis no pilão, acrescentar o alho, a castanha e o queijo. Juntar o azeite aos poucos. Amassar até se transformar em uma pasta homogênea.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Michele Salvino
Meu nome é Michele Salvino. Estou no último semestre da faculdade de Nutrição. Sou apaixonada pelo estilo de vida saudável, por práticas que facilitem o bem-estar.