Óleo de rícino no cabelo pode ser a solução para conquistar fios longos

Descubra agora tudo o que você precisa saber sobre os benefícios do óleo de rícino!

Ter fios compridos e sedosos é o seu sonho de princesa? Se a resposta for sim, pode ficar tranquila que isso não é algo tão difícil assim de realizar, desde que você invista nos produtos certos. E quando falamos isso, não quer dizer que precisa investir rios de dinheiro, viu? Um exemplo de um bom custo-benefício para os fios é o óleo de rícino.Veja também: Como usar Babosa no Cabelo e na Pele.

O que é o óleo de rícino?

Esse é um óleo que é extraído das sementes de uma planta chamada “Ricinus communis”, conhecida popularmente como mamona. Com ele também pode ser feito o azeite de rícino, que é usado na fabricação de plásticos, pinturas e cosméticos (na produção de cílios postiços).

Porém, não é apenas para fabricar esses produtos que o óleo de rícino pode ser utilizado. Ele também é famoso por ajudar no crescimento das (fibras) capilares. De que forma? Calma que é isso mesmo que vamos te explicar agora!

O que acontece, é que o óleo é rico em propriedades antioxidantes, ômega 6 e ômega 9, e vitamina E. Esses nutrientes são responsáveis por fortalecer e ajudar os fios a crescerem saudáveis e fortes.

E dica extra: até o crescimento das sobrancelhas e dos cílios podem ser beneficiados por esse óleo, sabia?

Quais os benefícios do óleo de rícino?

Além desses dois pontos que já destacamos, o uso desse produto também confere outros benefícios aos cabelos. São eles:

1. Restauração dos fios

O ômega 6 e o ômega 9 são ácidos graxos essenciais, que assumem a missão de selar as cutículas. O resultado disso é que eles ajudam na recuperação dos fios que se encontram elétricos e ressecados.

2. Dose extra de hidratação

Alguma dúvida de que os ácidos graxos são BFFs do nosso cabelo? Mais uma prova disso é que eles ajudam a manter os fios hidratados. E isso acontece porque esses nutrientes formam uma película ao redor da fibra capilar, o que impede a perda de água.

3. Para quem sofre com oleosidade

Seus fios são daquele tipo que você lava de manhã e à tarde já está oleoso e com um aspecto de sujeira? Isso acontece porque há uma excessiva produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas.

A aplicação do óleo de rícino no couro cabeludo oleoso por alguns minutos, enquanto você toma banho, pode ajudar nesse controle. Deixe agir enquanto você ensaboa o restante do corpo e, em seguida, lave normalmente com o shampoo.

4. Adeus à caspa

Só quem sofre com essas descamações do couro cabeludo sabe como as caspas são incômodas. E o óleo pode ajudar no combate a elas, uma vez que ele possui propriedades antifúngicas que limpam o couro cabeludo.

Mas atenção: nunca use qualquer produto para tratamentos sem consultar antes o seu dermatologista, hein? Se usado de forma errada, ele pode agravar o problema!

Como usar o óleo de rícino e conquistar um cabelo de Rapunzel?

Primeiro de tudo, é preciso entender que, embora o óleo de rícino possa ser um ótimo aliado na missão de conquistar cabelos longos e brilhosos, ele não tem o poder de fazer isso sozinho.

Dito isso, procure usar shampoo, condicionador e máscaras de tratamento específicos que limpam e hidratam, sempre investindo naqueles próprios para o seu tipo de fio.

Algumas formas de usar o produto são:

Hidratação com óleo de rícino

Fica ligada nessas receitas de hidratação caseira com óleo de rícino e depois conta para a gente se testou e o que achou.

Receita 1 – Maizena com óleo de rícino

Ingredientes

– 2 colheres de Maizena (Amido de Milho)

– 100 ml de Leite ou Água

– 1 colher de Óleo de rícino

– 2 colheres de Creme Hidratante

– 1 ½ colher de Açúcar

Passo a passo

– Misture os ingredientes em uma panela no fogo médio até a mistura ficar homogênea;

– Deixe esfriar;

– Passe shampoo no cabelo, da sua preferência;

– Aplique a mistura e deixe agir entre 30 minutos ou 1 hora;

– Enxágue o cabelo em água fria e passe o condicionador;

– Deixe secar naturalmente e aproveite.

Receita 2 – Óleo de coco e óleo de rícino

Ingredientes

– 1/2 colher de óleo de coco

– 1 colher de óleo de rícino

– 1 gema de ovo

Passo a passo

– Misture os ingredientes e, com o cabelo sujo, aplique na raiz;

– Faça uma massagem no couro cabeludo;

– Deixe agir por uma média de 30 minutos;

– Lave normalmente e aproveite o resultado.

Essa receita é especial para ajudar no crescimento dos fios.

Receita 3 – Óleo de rícino com babosa

Você só vai precisar desses dois ingredientes:

– 2 colheres de óleo de rícino

– 1 folha de babosa

Passo a passo

– Misture o óleo de rícino com a babosa;

– Deixe agir no cabelo durante toda a noite;

– No dia seguinte lave naturalmente.

Os nutrientes e vitaminas presentes nos dois ingredientes ajudam o cabelo a crescer e ficar mais forte.

Gostou das dicas? Já testou alguma? Conta para a gente! O óleo de rícino é ótimo para o cabelo, mas também para o corpo.

Para que tipo de cabelo o óleo de rícino é indicado?

Todos os tipos de textura podem receber esse produto, mas os cabelos cacheados e crespos costumam se beneficiar mais. Isso porque essas texturas tendem a ser mais ressecadas, pelo fato de terem o formato espiralado — o que dificulta o trajeto da oleosidade chegar até as pontas.