Óleo de melaleuca: para que serve, benefícios e modo de usar!

Pode parecer um trava-línguas, mas o óleo de melaleuca alternifolia vai muito além do nome complicado, trazendo inúmeros benefícios para beleza, saúde e bem-estar. A Melaleuca, também conhecida por árvore do chá, é uma árvore nativa da Austrália, com casca fina e folhas alongadas, que pode atingir cerca de 7 metros de altura.

O óleo de melaleuca apresenta propriedades antissépticas, antifúngicas, parasiticidas, germicidas, antibacterianas e anti-inflamatórias, que lhe atribuem inúmeros benefícios para saúde.

O que é óleo de melaleuca?

Trata-se de um óleo essencial obtido a partir das folhas da árvore australiana Melaleuca, também cultivada na Europa, América do Sul e Ásia. De cor amarelada e cheiro característico, o potencial do óleo de melaleuca é explorado pelos aborígenes da Austrália há seculos para tratar feridas na pele.

 benefícios óleo de melaleuca

Óleo de melaleuca para que serve, benefícios e modo de usar!

1. Antisséptico

Devido às suas propriedades bactericidas, o óleo de melaleuca é bastante eficaz na eliminação de bactérias como E. coli, S. pneumoniae, H. influenzae, S. aureus ou outras bactérias que podem causar infecções através de feridas abertas. Além disso, também vai acelerar a cicatrização e reduzir a inflamação.

Como usar

Para desinfetar uma ferida por exemplo, depois de a lavar com água e sabão, pode-se misturar uma gota de óleo de melaleuca a uma colher de sopa de óleo de amêndoa e aplicar uma pequena quantidade desta mistura na ferida e cobrir com um penso. Pode-se repetir este procedimento uma, a duas vezes por dia até à cicatrização completa.

2. Melhora a acne

A melaleuca reduz a acne devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas e capacidade para inibir o crescimento de bactérias, como é o caso da Propionibacterium acnes, a bactéria causadora da (acne).

Como usar:

Para usufruir das propriedades deste óleo pode-se usar um gel ou um fluido com melaleuca na composição, ou misturar 1 mL de óleo de melaleuca em 9 mL de água e aplicar a mistura nas regiões afetadas, 1 a 2 vezes ao dia.

3. Trata fungos nas unhas

Devido às suas propriedades fungicidas, o óleo de melaleuca ajuda a tratar a micose nas unhas, podendo ser usado sozinho ou em combinação com outros remédios.

Como usar:

Podem ser aplicadas umas gotas de óleo de melaleuca sozinhas ou misturadas com outro óleo como o óleo de amêndoa, ou óleo de coco e aplicar nas unhas afetadas.

4. Anti-caspa

O óleo de melaleuca é bastante eficaz no tratamento da caspa, melhorando a aparência do couro cabeludo e acalmando também a coceira.

Como usar:

Existem shampoos na farmácia que têm óleo de melaleuca na composição que podem ser usados diariamente. Além disso, podem também ser adicionadas umas gotas deste óleo a um shampoo regular e usar sempre que se lava os cabelos.

5. Repele os insetos

Este óleo pode também ser usado como repelente de insetos, podendo ser ainda mais eficaz que os produtos de farmácia que têm DEET na sua composição. Além disso, pode ser também usado para impedir a infestação por piolhos ou para ajudar na sua eliminação, além de que também alivia a coceira provocada por estes parasitas.

Como usar:

Para os piolhos, pode-se adicionar cerca de 15 a 20 gotas de óleo de melaleuca no shampoo habitual ou aplicar o óleo diluído diretamente no couro cabeludo, fazendo suaves massagens com as pontas dos dedos.

Para afastar insetos pode-se fazer um spray misturando óleo de melaleuca com outros óleos essenciais, como lavando ou citronela, por exemplo, e diluir em óleo de amêndoa.

6. Trata o pé de atleta

O pé de atleta é uma micose do pé difícil der tratar, mesmo com o uso de medicamentos antifúngicos. Complementar o tratamento com óleo de melaleuca, pode ajudar a melhorar os resultados e a encurtar o tratamento. Além disso, melhora também os sintomas das doenças como a coceira e inflamação.

Como usar:

Um bom remédio caseiro para micose no pé é misturar meia xícara de chá com pó de araruta e meia xícara de chá de bicarbonato de sódio e adicionar cerca de 50 gotas de óleo de melaleuca. Esta mistura pode ser aplicada uma, a duas vezes ao dia.

7. Previne o mau hálito

O óleo de melaleuca ajuda a combater os micro-organismos que provocam as cáries e o mau hálito, devido as suas propriedades antissépticas e antibacterianas.

Como usar:

Para fazer um elixir caseiro, basta juntar uma gota de óleo de melaleuca a uma xícara de água morna, misturar e bochechar por cerca de 30 segundos.

Além destes benefícios, o óleo de melaleuca apresenta muitos outros, como a redução do crescimento do mofo, alívio da psoríase, desodorante, cicatrizante e anti-inflamatório.

Onde comprar

O óleo de melaleuca é vendido em casas de produtos naturais e em algumas farmácias. Nas prateleiras, leia o rótulo e certifique-se de que ele é (100%) natural, sem adulterações ou presença de outros ingredientes que podem alterar seu efeito. A melaleuca também pode entrar em fórmulas manipuladas ou de produtos industrializados, como xampus e cremes dentais.

Contraindicações

Por ser natural, não há grandes contraindicações para o óleo de melaleuca quando usado em concentrações corretas. “No entanto, o uso oral não é recomendado por ser tóxico ao sistema nervoso central. O uso em gestantes é controverso, pois ainda não há estudos que comprovem sua segurança caso os componentes ou metabólitos do óleo atravessem a placenta. De qualquer forma, não é indicado principalmente no primeiro semestre da gravidez”, alerta a dermatologista Emily Alvernaz. Irritação e reações alérgicas podem ocorrer em pessoas pré-dispostas.

Deixe uma resposta