Para que serve óleo de copaíba: Quais os benefícios da copaíba

óleo de copaíba benefícios
óleo de copaíba benefícios

O óleo de copaíba vem das árvores de copaíba. Existem mais de 70 espécies de copaíba que foram identificadas, muitas delas na América do Sul e Central.

As árvores de copaíba produzem naturalmente óleo-resina de copaíba. Isto é extraído da árvore perfurando um buraco no tronco. Um tubo é então inserido no buraco, permitindo que o óleo-resina flua para fora.

O óleo essencial de copaíba é feito a partir da resina de copaíba. É extraído a partir do óleo-resina através de um processo de destilação a vapor.

Portanto o óleo de copaíba têm sido utilizados para uma variedade de fins. Continue a ler para saber mais sobre o óleo de copaíba, os seus possíveis benefícios, e como o pode utilizar.

Benefícios e usos do óleo de copaíba

As pessoas que vivem em áreas onde crescem árvores de copaíba há muito que utilizam resina de copaíba para uma variedade de fins diferentes. Alguns destes incluem:

  • Como um anti-inflamatório;
  • Para promover a cura de feridas;
  • Para proporcionar alívio da dor;
  • Tratar uma grande variedade de infecções, incluindo infecções da bexiga, gonorreia e estreptococos;
  • Para tratar infecções do parasita que causam leishmaniose;
  • Como afrodisíaco;
  • Para contracepção;
  • Em produtos cosméticos, tais como sabonetes, loções e champôs;

Até agora, muitos dos benefícios potenciais do óleo de copaíba — resina e óleo de copaíba são baseados em relatórios anedóticos. No entanto, isso não quer dizer que os pesquisadores não tenham investigado os possíveis benefícios também.

Embora muitos dos estudos tenham sido realizados em animais, os resultados têm sido, na sua maioria, promissores. Vamos dar uma olhada no que algumas das pesquisas dizem até agora.

Para que serve óleo de copaíba

Anti-inflamatório

A inflamação está associada a uma variedade de doenças e condições. Devido a isso, a pesquisa sobre os efeitos anti-inflamatórios da copaíba pode ter um efeito no desenvolvimento de tratamentos futuros.

Um estudo de 2014 da Trusted Source avaliou os efeitos da copaíba óleo-resina em um modelo de esclerose múltipla (EM) de camundongos. Eles descobriram que o tratamento com óleo de copaíba – resina de copaíba fez duas coisas:

Reduzir a produção de algumas moléculas que estão associadas à inflamação. Reduziu a quantidade de radicais de oxigênio, o que pode levar a danos celulares.

Outro estudo de 2017 A Trusted Source em ratos examinou os efeitos do tratamento com óleo de copaíba e resina na lesão da língua. O tecido da língua de ratos tratados com óleo de copaíba — resina mostrou uma menor presença de células imunes associadas com a inflamação.

Um estudo da Fonte Confiável de 2018 avaliou o efeito da resina de óleo de copaíba em um modelo de colite em ratos. Eles descobriram que embora a resina de óleo de copaíba reduzisse a inflamação e os radicais de oxigênio, ela não previne o dano do cólon.

Atividade antimicrobiana

Um estudo da Trusted Source de 2016 avaliou a atividade antimicrobiana da copaíba óleo-resina contra uma estirpe padrão da bactéria Staphylococcus aureus, que pode causar infecções de pele e feridas. Os investigadores descobriram que concentrações baixas de óleo de copaíba — resina foram capazes de inibir o crescimento bacteriano.

Outro estudo de 2016 A Trusted Source avaliou a atividade de um gel de copaíba óleo-resina em espécies de bactérias Streptococcus presentes nos dentes. O estudo descobriu que o gel tinha atividade antimicrobiana contra todas as espécies que foram testadas. No entanto, é necessária mais investigação para determinar a natureza e eficácia desta atividade.

7 benefícios do óleo de copaíba

1. Anti-inflamatório natural.

Pesquisas mostram que três variedades de óleo de copaíba – Copaifera cearensis, Copaifera reticulata e Copaifera multijuga — todas exibem atividades anti-inflamatórias impressionantes. Isto é enorme quando se considera que a inflamação está na raiz da maioria das doenças hoje em dia.

2. Efeito Neuroprotetor

Um estudo de pesquisa de 2012 publicado em Medicina Complementar e Alternativa Baseada em Evidência examinou como a copaíba óleo-resina (COR) pode ter benefícios anti-inflamatórios e Neuroprotetor após distúrbios neurais agudos quando ocorrem reações inflamatórias intensas, incluindo acidentes vasculares cerebrais e traumas do cérebro/medula espinhal.

Usando sujeitos animais com lesão aguda do córtex motor, os pesquisadores descobriram que o “tratamento interno com COR induz a neuroproteção pela modulação da resposta inflamatória após um dano agudo ao sistema nervoso central”. Não só a copaíba óleo-resina teve efeitos anti-inflamatórios, mas depois de apenas uma dose de 400 mg/kg de COR (de Copaifera reticulata), os danos ao córtex motor foram reduzidos em cerca de 39 por cento.

3. Previne Possível de danos no fígado.

Um estudo de pesquisa publicado em 2013 demonstra como o óleo de copaíba pode ser capaz de reduzir os danos do tecido hepático que são causados pelos analgésicos convencionais comumente usados, como o acetaminofeno.

Os pesquisadores deste estudo administraram óleo de copaíba a indivíduos animais antes ou depois de receberem acetaminofen por um total de 7 dias. Os resultados foram bastante interessantes. Em geral, os pesquisadores descobriram que o óleo de copaíba reduziu os danos hepáticos quando usado de forma preventiva (antes da administração do analgésico).

No entanto, quando o óleo foi usado como tratamento após a administração do analgésico, na verdade, teve um efeito indesejável e aumentou os níveis de bilirrubina no fígado. (7)

4. Reforço da Saúde Dentária Oral.

O óleo essencial de copaíba também tem provado ser útil nos cuidados de saúde oral/dentária. Um estudo in vitro publicado em 2015 revela que um selador de canal radicular à base de óleo de copaíba não é citotóxico (tóxico para células vivas).

Os autores do estudo acreditam que isto provavelmente está relacionado com as propriedades inerentes do óleo de copaíba – resina, incluindo sua compatibilidade biológica, natureza reparadora e propriedades anti-inflamatórias. Em geral, o óleo de copaíba parece ser um “material promissor” para uso dentário.

5. Analgésico

O óleo de copaíba pode ser capaz de ajudar no alívio natural da dor, uma vez que foi demonstrado em pesquisas científicas que exibe propriedades antinociceptivas, o que significa que pode ajudar a bloquear a detecção de um estímulo doloroso por parte dos neurônios sensoriais.

Um estudo in vitro publicado no Journal of Ethnopharmacology mostra a atividade antinociceptiva de dois óleos de copaíba amazônica (Copaifera multijuga e Copaifera reticulata) quando administrados por via oral.

Os resultados também mostraram especificamente que os óleos de copaíba demonstram um efeito periférico e central no alívio da dor, provavelmente tornando-os úteis no tratamento de vários distúrbios de saúde que envolvem o controle contínuo da dor, como a artrite.

6. Benefícios para pele

O óleo de copaíba com suas habilidades anti-inflamatórias, anti-sépticas e curativas é mais uma opção para o tratamento natural da acne.

Um ensaio clínico duplo-cego, controlado por placebo, publicado em 2018, revela que os voluntários com acne experimentaram uma “diminuição altamente significativa” nas áreas da pele afetadas pela acne, onde foi utilizado um por cento de óleo essencial de copaíba preparado.

Para tirar partido dos seus benefícios de clareamento da pele, adicione uma gota de óleo essencial de copaíba a um tônico natural como a hamamélis ou ao seu creme facial.

Ingestão Diária Recomendada

Quando ingerido na forma de cápsulas, é recomendada a ingestão de 2 cápsulas por dia, sendo recomendada uma dose de 250 mg por dia. Para aplicar na pele, é recomendada a aplicação de algumas gotas de óleo sobre a região a ser tratada, massageando em seguida para a completa absorção do produto. 

Efeitos colaterais do óleo de copaíba

Pela sua natureza oleosa, a seiva de copaíba pode acelerar os movimentos intestinais, causando desconforto estomacal e diarreia. Outros possíveis efeitos colaterais do óleo de copaíba:

  • Vômito;
  • Erupções na pele;
  • Alergia.

O óleo de copaíba é contraindicado para gestantes e lactantes.

>>>>Quer perder peso com saúde? Confira  Aqui<<<<

Compartilhar Amor ❤⤵⤵

Michele Salvino
Meu nome é Michele Salvino. Estou no último semestre da faculdade de Nutrição. Sou apaixonada pelo estilo de vida saudável, por práticas que facilitem o bem-estar.