O que é nidação e quais os sintomas? E como identificar

Pelas mulheres que tentantes, que esperam estar gravidas ou até aquelas que estão prevenindo uma gravidez, uma dúvida muito comum e presente é: o que é nidação?

Até porque, o sangramento de implantação, ou conhecido popularmente por nidação, é um processo que ocorre em algumas mulheres no começo da gestação e que podem causar dúvidas e curiosidades.

Muitas mulheres acabam confundindo esse tipo de sangramento com algumas outras coisas comuns, como os spottings (escapes) ou até mesmo o início da menstruação.

Portanto, para que você consiga entender melhor, falaremos tudo sobre o que é nidação, mostrando como ela ocorre, quando, cores e principalmente as diferenças entre os outros tipos de sangramentos.

Então, se você também está com essa dúvida, não saia daí.

O que é nidação?

depois da nidação quais os sintomas

Nidação, ou também conhecido, como o sangramento de implantação é um tipo de sangramento que pode ocorrer no início da gravidez.

Especialistas acreditam que o sangramento de implantação ocorre quando um embrião se fixa ao revestimento do útero.

Dessa forma, estamos falando de um sangramento que geralmente é leve e curto, ocorrendo de 10 a 14 dias após a concepção ou na época em que faltou a menstruação.

No entanto, vale lembrar que isso não é uma regra, onde existem relatos de algumas mulheres que tiveram esse sangramento em momentos destintos nas primeiras 8 semanas.

Além disso, vale a pena lembrar que apenas 30% a 40% tem o sangramento de nidação no começo da gravidez,

Mas, vale a seguinte pergunta: será que o sangramento que está ocorrendo é realmente nidação? Spotting (escapes) também é comum antes do início do período menstrual.

Para isso, é importante ficar atento a alguns outros detalhes que diferenciam a nidação de outros sangramentos, que citaremos a seguir.

Como é o sangramento de nidação?

O sangramento de implantação pode aparecer como manchas de sangue claras que aparecem quando você se limpa, ou um fluxo leve e consistente que requer apenas um protetor diário.

Nesse sentido, a cor do sangramento pode ser em um tom rosado bem leve, ou do tipo borra de café.

Porém, fique ciente que dependendo do tempo que o sangue demorar para sair, a sua cor pode conter algumas variações:

  • Um sangramento mais fresco aparecerá como um tom de vermelho claro ou escuro;
  • O sangue pode parecer rosa ou laranja se estiver misturado com outro corrimento vaginal;
  • O sangue mais antigo pode parecer marrom do tipo borra de café, devido à oxidação.

Sendo assim, certifique-se de observar a cor e a consistência, como também a frequência do sangramento.

Poucos são os casos em que o sangramento de implantação, ou nidação, vem a ocorrer em fluxo mais intenso ou cores diferentes.

Caso você esteja desconfiando que está grávida, e tenha um sangramento mais intenso, com duração maior, e principalmente com coágulos, é essencial procurar um médico o mais rápido possível, uma vez que pode ser um sinal de aborto espontâneo.

Quanto tempo dura o sangramento de implantação?

Agora que você sabe o que é nidação, se faz muito importante entender os fatores que acompanham ela, para diferenciar de outros tipos de sangramento.

Nesse sentido, um fator de grande importância, é o tempo de duração da nidação, que geralmente é diferente da menstruação e escapes menstruais.

Desse modo, o sangramento de implantação de curto período e quantidade, possuindo uma duração média de 1-2 dias.

Difícil são os casos em que esse período é ultrapassado.

No caso da menstruação, o tempo médio que ela pode ocorrer é um pouco maior, ocorrendo na média de 3-8 dias.

Já os escapes menstruais, podem ocorrer dias antes da menstruação, sendo causada principalmente por mudanças hormonais, tem uma duração média de 2-3 dias.

Portanto, antes de duvidar se é menstruação, escapes ou nidação, se faz muito importante analisar a duração do sangramento, bem como as suas outras características.

Quais são os outros sintomas que podem acompanhar a nidação?

Geralmente a nidação pode vim acompanhada por alguns sintomas, sendo aqueles que acompanham o início da gravidez.

Dessa forma, se você acha que pode estar grávida, existem outros sintomas que você pode observar.

Primeiramente, um dos principais sintomas, e mais confiáveis é a falta do período menstrual, principalmente se você possui ciclos regulares.

Em caso ciclos irregulares, pode ser difícil as vezes afirmar isso, onde outros sintomas são alguns indicativos.

Por conseguinte, fadiga, sono frequente e náuseas são alguns também dos primeiros sintomas frequentes e presentes no início da gravidez.

Além disso, seus seios também podem ficar sensíveis ou inchados devido às alterações hormonais que ocorrem logo após a concepção.

No entanto, outros sintomas bem presentes no início da gravidez, podem acompanhar, como:

  • Cólicas;
  • Prisão de ventre;
  • Inchaço;
  • Sentimentos intensos, sendo mais frequente o choro;
  • Mau humor;
  • Aversões alimentares e a cheiros fortes.

Mas, vale lembrar que esses primeiros sintomas nem sempre são os melhores indicadores para uma gravidez, uma vez que algumas mulheres apresentam esses sintomas mesmo sem estarem grávidas.

Qual a maneira mais certa para saber se estou grávida?

nidação ou menstruação
Gravidez-filhos

A principal forma hoje de você saber se está realmente grávida, é realizando os testes de gravidez.

Hoje, os principais testes são os de farmácias, com até 99% de precisão, e também os testes de sangue que são ainda mais precisos.

Assim, ambos os testes analisam a presença do hormônio da gravidez gonadotrofina coriônica humana (hCG), que só aparece quando a mulher está grávida.

Vale lembrar que esse hormônio dobra de concentração a cada dois ou três dias no início da gravidez, sendo necessário realizar no momento certo para maior precisão.

Por fim, você pode comprar os testes de gravidez em farmácias ou realizar o de sangue em laboratórios clínicos. Ambos possuem preços baixos e acessíveis.

Testes caseiros para verificar a presença de hCG, como chás, ervas e dentre alguns outros tipos, NÃO SÃO EFICAZES e até hoje não tem nenhum estudo que comprovem a sua eficácia.

Quando devo fazer um teste de gravidez?

Se você está desconfiando que está grávida, principalmente ao descobrir o que é nidação, é possível realizar tetes de gravidez a qualquer momento, sendo algo bastante acessível.

Você pode considerar fazer o teste se sua menstruação estiver atrasada ou se você tiver muitos sinais precoces de gravidez.

No entanto, o mais indicado pelos especialistas é esperar pelo menos 7 dias do atraso menstrual, que possibilita um exame mais preciso, uma vez que o hormônio hCG já vai ter uma boa concentração.

Caso você tenha dúvida nos resultados dos exames, é essencial conversar com o seu médico de confiança, para uma análise.

Além disso, vale lembrar também que se você obtiver um teste de gravidez positivo em casa, marque uma consulta com seu médico.

Por fim, não importa o que você decida, seu médico pode colocá-lo em contato com recursos para suporte e responder a quaisquer perguntas que você possa ter.

Considerações finais

Agora que você sabe o que é nidação, quais sintomas e as principais diferenças dentre outros tipos de sangramentos, evite maiores dúvidas.

Em caso de dúvidas, sempre procure ajuda médica.

Nos vemos em breve.

Michele Salvino
Meu nome é Michele Salvino. Estou no último semestre da faculdade de Nutrição. Sou apaixonada pelo estilo de vida saudável, por práticas que facilitem o bem-estar.