O que é furúnculo, sintomas, tratamentos caseiros

Qualquer pessoa pode reconhecer a aparência de um furúnculo. No início, é apenas uma erupção cutânea vermelha e dolorosa na superfície da pele que depois se transforma em uma pequena bolsa de pus. Ao contrário de uma espinha comum, por ser mais profunda e causar mais dor, também é chamada de abscesso cutâneo.

Os furúnculos podem se aglomerar e gerar um problema maior chamado de carbúnculo. Como essa bactéria está naturalmente presente no corpo humano, muitos acreditam que a infecção ocorra por pequenos cortes, permitindo que a bactéria entre nos folículos.

As lesões aparecem especialmente em áreas com pelos, que são mais suscetíveis à umidade. Entretanto, os furúnculos são mais comuns no rosto, pescoço, axilas, nádegas e coxas.

Este problema pode afetar qualquer pessoa de qualquer idade. Pessoas com problemas no sistema imunológico ou certas doenças, como diabetes, alergias e obesidade, além de desnutrição ou falta de higiene, também aumentam o risco de contrair doenças.

O furúnculo pode se desenvolver entre 2 dias e 3 semanas. Após a drenagem do pus, leva mais de 1 semana para cicatrizar. Pode até desaparecer espontaneamente, mas dependendo de sua gravidade, será necessária ajuda médica.

O que causa furúnculo

Em grande parte dos casos, os abcessos são causados por infecções bacterianas, sendo a mais comum o Staphylococcus aureus — uma bactéria que pode ser encontrada na superfície da pele de muitas pessoas sem causar nenhum tipo de problema. No entanto, pode penetrar na pele através do folículo (a bolsa que segura o cabelo na pele), picando ou hematomas.

Outras bactérias também podem estar relacionadas, como a espécies da Klebsiella, Enterobacter e Proteus. Usar roupas justas é outro fator que pode causar o aparecimento de furúnculos.

Saiba reconhecer sintomas

O furúnculo é como um “botão” endurecido, avermelhado, quente e dolorido que acaba se transformando em um abscesso de pus. 

Em casos mais graves é notória a presença de:

  • Febre;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Coração e respiração acelerados.

diferença entre furúnculo, foliculite e carbúnculo

Foliculite é uma infecção do folículo piloso — atingindo a parte mais superficial da pele. O furúnculo é uma foliculite que avança — sendo mais profundo e alcança a derme. Portanto, o carbúnculo é vários furúnculos que se unem formando uma lesão ainda maior.

furúnculo ou pelo encravado

Não. O pelo apenas encrava, sem que haja infecção. Ao contrário do furúnculo que sempre terá características avermelhadas, inchaço e, na maioria das vezes, pus visível.

furúnculo fotos

Quem está mais suscetível?

Em pessoas com falta de higiene, infecções de pele e feridas são mais comuns. Pessoas com imunidade baixa, ou usuários de drogas, precisam ficar atentas. Além disso, as pessoas afetadas pelas seguintes doenças também são suscetíveis à infecção:

  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Câncer;
  • Infecções de pele crônicas (como a úlcera venosa, por exemplo);
  • Eczema;
  • Conjuntivite;
  • Asma alérgica.

Como tratar o furúnculo?

O tratamento inclui o uso de antibióticos como neomicina, bacitracina, mupirocina ou ácido fusídico, além da drenagem da lesão. Sabonetes antibacterianos e antibióticos tópicos no nariz e nas unhas também podem ser recomendados para tratar certos tipos de furunculose e prevenir a colonização de portadores assintomáticos. Cuidar da higiene das roupas e utensílios de uso pessoal, evitando possíveis infecções.

Furúnculo tratamento caseiro

É possível encontrar uma boa solução para este problema. Aqui estão algumas maneiras de resolver esse problema naturalmente:

  • Compressa de cebola: Aplique uma rodela de cebola no furúnculo e prenda com uma faixa ou esparadrapo. Retire somente no dia seguinte;
  • Compressa de chá-preto: Aplique um saquinho de chá-preto umedecido em água quente e aplique sobre o furúnculo por 15 minutos, durante várias vezes ao dia;
  • Argila verde: A argila possui propriedades que irão ajudar a secar o furúnculo, principalmente o caso do furúnculo no rosto. Misture uma colher de sopa de argila com um pouco de água mineral em uma tigela de plástico até formar uma massa. Aplique na área afetada por 10 minutos — duas vezes ao dia.

Óleo de melaleuca:

O óleo de melaleuca é muito eficiente para tratar furúnculos, pois tem propriedades anti-sépticas, antibacterianas e cicatrizantes, ajudando a combater os microorganismos responsáveis ​​pelas infecções e ameniza os sintomas. 

Como usar: O óleo deve ser aplicado com auxílio de um cotonete no furúnculo 1, vez ao dia.

Para os casos mais graves, consulte um médico. Ele pode recomendar pomadas, antibióticos e anti-inflamatórios e, em casos mais graves, pode drenar pus na hora. Normalmente, após 1 a 2 semanas de tratamento, o furúnculo começará a reduzir a quantidade de pus. Com o uso da medicação, é possível perceber alívio dos sintomas já no primeiro dia.

furunculo é contagioso

Sim, o furúnculo é contagiosa porque é causada por bactérias. No entanto, o desenvolvimento de um furúnculo também está associado à baixa imunidade, então a infecção resulta de uma combinação de bactérias e imunidade enfraquecida.

Diagnostico

O diagnóstico é baseado em um exame clínico dermatológico. Embora o Staphylococcus aureus seja a causa da infecção na maior parte dos casos, podem ser necessários exames de cultura laboratorial para estabelecer o diagnóstico diferencial da doença.

Muitas bactérias que causam furúnculos desenvolveram resistência a certos tipos de antibióticos. Portanto, o teste é importante, pois irá determinar que tipo de antibiótico é necessário para tratar a infecção.

Dá para prevenir?

Sim. Mantenha uma rotina de higiene, evite atritos com lâmina de barbear, use roupas mais folgadas, proteja suas coxas, se elas estiverem em atrito constante.