Mitos e verdades sobre toxina botulínica!

A toxina botulínica (o famoso Botox®) é originada de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. A toxina é usada para prevenir ou suavizar as rugas e linhas de expressão na região dos olhos — como pés de galinha — região da testa ou no espaço entre as sobrancelhas.

Você sabe qual é o procedimento de busca campeão quando se trata de rejuvenescimento? A aplicação da toxina botulínica! Apesar das frequentes notícias sobre estética, o Botox continua sendo um dos maiores aliados para atingir uma aparência mais jovem, já que suaviza rugas e marcas de expressão.

O Brasil tem alta demanda por toxina botulínica, de acordo com estudo da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, cerca de 400 mil aplicações da toxina foram realizadas no país somente em 2017. Nos Estados Unidos, o número de pedidos ultrapassou 1 milhão. Em 2017, o número de aplicações de Botox no mundo foi de mais de 5 milhões. Leia também: O que é epigenética e qual sua relação com doenças humanas.

O laboratório Allergan foi o primeiro a produzir uma toxina butolina tipo A em larga escala para fins estéticos. A substância é uma molécula muito pequena que se liga às membranas pré-sinápticas e bloqueia a liberação de acetilcolina pelo neurônio muscular.

Ainda tem dúvidas sobre o procedimento? Confira os mitos e verdades sobre o Botox abaixo.

Pode transmitir botulismo: MITO!

A toxina botulínica é, na verdade, produzida a partir de bactérias causadoras do botulismo, mas a substância é purificada e utilizada em pequenas doses, o que garante a segurança do tratamento.

toxina botulínica mecanismo de ação

A toxina botulínica ajuda a amenizar tanto rugas quanto marcas de expressão: VERDADE!

A aplicação da toxina botulínica (Botox) promove relaxamento muscular, suavizando movimentos que causam rugas e marcas de expressão.

O tratamento pode ser usado para todos os tipos de rugas: MITO!

O Botox só pode ser usado para tratar rugas dinâmicas, que são causadas pelo movimento dos músculos faciais. Portanto, o tratamento elimina com eficácia os famosos pés de galinha e as marcas localizadas entre a testa e os olhos.

O efeito é imediato: MITO!

Após 72 horas, algumas mudanças na aparência podem ser observadas, mas o efeito final só pode ser visto após 1 ou 2 semanas.

É contraindicado para grávidas: VERDADE!

O Botox tem algumas contraindicações. Em particular, gestantes não podem realizar o procedimento, pois não existem estudos que garantam a segurança da substância para gestantes e crianças. Os testes em animais indicam que o uso pode levar a complicações durante o parto. O tratamento ainda é contraindicado para: mulheres que amamentam; pacientes alérgicos aos ingredientes utilizados no tratamento; e coagulopatias ou doenças neuromusculares e imunológicas.

O resultado é permanente: MITO!

A administração da toxina botulínica bloqueia os músculos da região aplicada, mas depois de algum tempo — geralmente 6 meses — o corpo cria vias de transmissão de informações dos neurônios para os músculos, reativando a movimentação.

A aplicação da toxina botulínica também pode ajudar no tratamento de doenças: VERDADE!

Além de ajudar no rejuvenescimento, a aplicação auxilia no tratamento de diversas doenças, como bexiga hiperativa, blefaroespasmo, estrabismo e enxaqueca.

O Botox pode afetar a expressão. MITO E VERDADE!

Geralmente, a aplicação de toxinas não afeta a expressão. No entanto, se a substância for injetada em um local inadequado ou excessivo, pode prejudicar os movimentos faciais. Portanto, é muito importante realizar este procedimento em uma clínica de qualidade e profissionais qualificados

É possível aplicar Botox em qualquer região do rosto?

botox para o rosto pode ser um grande aliado no combate aos sinais do envelhecimento, como rugas linhas de expressão, também pode ser usado terapeuticamente para uma série de problemas como suor excessivo e até bruxismo. Além disso, é possível combinar seu uso com outros tratamentos, como o preenchimento facial. Isso ajudará você a obter resultados muito mais consistentes.

Que cuidado deve ser tomado?

O procedimento é relativamente simples, porém certos cuidados podem tornar os resultados melhores e mais duráveis. Entre eles:

  • evite massagear a região da aplicação para que não ocorra difusão do produto;
  • evite viagens aéreas imediatamente após o procedimento;
  • não prática de exercícios físicos nos dois primeiros dias;
  • mantenha-se em posição vertical, sem deitar, pelas primeiras 4 horas;
  • evite banho de sol pelos 10 primeiros dias e utilize protetor solar caso seja inevitável.

Nos primeiros dias após a aplicação, frequentemente aparecem vermelhidão e inchaço ao redor dos pontos aplicados, bem como dores de cabeça e manchas. Estas reações são esperadas e devem desaparecer no prazo máximo de 24 horas.

Em resumo, o uso do botox é um procedimento que pode ser realizado pelo dentista para melhorar a assimetria do sorriso e aliviar dores nos dentes e nas articulações. O tratamento dá bons resultados, mas é importante consultar um profissional, qual a marca da toxina botulínica utilizada no consultório e se é homologada pela Vigilância Sanitária.