O Melão-de-são-caetano também conhecido como melão amargo, erva-de-São-Caetano, auxilia na cura de várias patologia, entre elas o câncer e o diabetes. Diversas pesquisas e estudos foram realizados em laboratórios em várias partes do mundo comprovam estes benefícios do melão amargo para a nossa saúde.
O melão amargo é de origem asiática, trazido da África pelos escravos. O fruto herbáceo é da família cucurbitáceas, muito comum em alambrados, cercas e entulhos de terrenos abandonados.
Seu fruto (cor) laranja com espinhos moles na superfície se abre espontaneamente em três partes, quando amadurecido mostra suas sementes vermelhas comestíveis de grande beleza e gosto suave, muito apreciado pelas crianças. A infusão dos frutos maduros é ótima para tratar hemorroidas.
Para que serve o Melão-de-são-caetano
O Melão-de-são-caetano podem incluir ação cicatrizante, anti-reumática, hipoglicemiante, antibiótica, antiviral, anti-diabética, adstringente, depurativo, insecticida, laxativo e purgativo. Assim, essa supre planta pode ser utilizada para:
- Regular os níveis de açúcar no sangue, ajudando por isso no tratamento da diabetes;
- Ajudar no tratamento de problemas de pele, feridas, lesões na pele e eczemas;
- Aliviar as picadas de insectos;
- Ajudar no tratamento da prisão de ventre.
E não é só isso: o melão de São Caetano também pode ser usado
- Inflamações hepáticas;
- Dores articulares;
- Eczemas;
- Faringites;
- Cólicas abdominais;
- Gripe;
- Furúnculos;
- Hemorroidas;
- Irritação vaginal;
- Dores de ouvido;
- Dores reumáticas;
O Melão-de-são-caetano também possui atividade antiparasitária e antimicrobiana, além de também ser eficaz no processo de purificação do organismo, ajudando a eliminar toxinas e resíduos.
Como usar
O Melão-de-são-caetano é um fruto, por isso pode ser consumido na forma de suco, polpa ou concentrado, de forma a usufruir dos seus benefícios. Além disso, também podem ser usadas as folhas desta planta na preparação de chás ou compressas para aplicar na pele. No entanto, é importante consultar o médico para que seja indicada a forma e quantidade ideal para consumo.
Efeitos Colaterais e contraindicações
O Melão-de-são-caetano não é recomendado para gestantes, mulheres em período de amamentação, pessoas que estejam com diarreia crônica ou que possuem hipoglicemia, isso porque o consumo desse fruto pode causar aborto, diarreia ou diminuir muito a quantidade de glicose no sangue.
Além disso, o consumo exagerado desse fruto está associado a desconforto no estômago, dor abdominal, vômitos e diarreia. Por isso, é importante que a quantidade diária de melão-de-são-caetano seja recomendada pelo médico para evitar complicações e efeitos colaterais.