Como fazer uma limpeza de pele caseira e eficaz

Fazer uma boa limpeza de pele garante sua beleza natural, eliminando impurezas.

Conservar uma pela limpa e perfeita não é nada fácil, ainda mais com a constante exposição a agentes poluentes do ambiente, geralmente oriundos da indústria e dos automóveis.

Há ainda influências diretas como o tabagismo e o alcoolismo – que fazem o mal por dentro que se revela na pele – e do excesso de exposição solar, que denotam uma pele seca, sem vida e envelhecida, e manchada.

Cosméticos comprados não estão com nada

É horrível falar sobre isso, parece que entramos em uma paranoia sem fim, pois tudo faz mal, tudo engorda ou dá câncer, do ar que respiramos à maquiagem que usamos.

Claro que não podemos nem devemos ficar paranoicos afinal a saúde mental conduz o corpo, mas, sem exagerar, dá sim para ter alguns cuidados, pois, cada vez mais se revelam os malefícios que os anos de industrialização e desenvolvimento econômico vêm causando ao meio ambiente: água, solo e ar poluídos. Poluição esta que muitas vezes não tem mais como abster.

Portanto, vamos à algumas dicas para fazer limpeza de pele caseira, sem produtos comprados, caros e que podem fazer mal. Usaremos somente ingredientes naturais.

Passo a passo da limpeza de pele caseira

A limpeza de pele caseira é fácil de fazer e demora cerca de 15 minutos.

1. Limpar a pele superficialmente

A limpeza de pele caseira deve começar lavando o rosto com água natural e um sabonete de preferência neutro. A seguir, deve-se aplicar uma loção Demaquilante – Água Micelar para retirar a maquiagem e as impurezas da pele.

2. Esfoliar a pele

Esfoliar a pele
Esfoliar a pele

Então, colocar o esfoliante num pedaço de algodão e friccionar, realizando movimentos circulares, a pele de todo o rosto, insistindo nas áreas que acumulam muitas impureza, como testa, entre as sobrancelhas e laterais do nariz e queixo.

3. Limpar a pele profundamente

Limpar a pele profundamente
Limpar a pele profundamente

Fazer uma sauna facial caseira e retirar cravos e espinhas, espremendo suavemente a região com os dedos protegidos com compressa de gaze esterilizada.

Para fazer a sauna facial caseira, pode-se colocar um saquinho de chá de camomila numa vasilha com 1 litro de água fervente e inclinar o rosto sob o vapor, durante alguns.

4. Desinfectar a pele

como esfoliar a pele do rosto
Desinfectar a pele

Após a retirada de todas as impurezas da pele, deve-se aplicar uma loção com efeito bactericida para evitar infecções.

5. Máscara calmante

Pois, aplicar uma máscara calmante ajuda a limpar e pele, acalmando e evitando a vermelhidão. A máscara pode ser feita com produtos especializados ou caseiros, como uma mistura de mel e iogurte natural, por exemplo, porque este é um bom hidrante natural.

6. Proteger a pele

O derradeiro passo da limpeza de pele caseira consiste em aplicar uma fina camada de creme hidratante com protetor solar para acalmar e proteger a pele.

Veja uma receita caseira de Como usar Babosa no Cabelo e na Pele