Levedo de cerveja aumenta imunidade e controla o colesterol

O levedo de cerveja é um tipo de fungo (Saccharomyces cerevisiae) usado para fazer cerveja, daí o seu nome. Livre de gorduras e colesterol, o levedo de cerveja é uma fonte natural e rica em vitaminas do complexo B, além de aminoácidos e proteínas. Para se obter o levedo de cerveja, é necessário fermentar a cevada.

Os fungos se proliferam por gemação, formando células provenientes do malte, uma fonte de aminoácidos, que é ideal, por exemplo, para quem não come carne. Ele contém uma variedade de nutrientes importantes e oferece uma enorme gama de benefícios à saúde.

Quais os benefícios do levedo de cerveja?

O levedo de cerveja é uma das maiores fontes naturais de vitaminas do complexo B e de proteínas. Ele se destaca na alimentação por oferecer uma maior quantidade de nutrientes de uma única vez. Como é rico em vitaminas como B1, B2, B3 e B6, e nutrientes como fibras, magnésio, ferro, fósforo, carboidratos e proteínas, seu consumo é indicado para quem mantém altos níveis de atividades físicas e mentais, contribuindo para um melhor desempenho e aumento da capacidade de concentração. Eis alguns de seus benefícios:

levedo de cerveja benefícios

Ajuda na digestão

O levedo de cerveja é rico em probióticos, ele ajuda a reduzir problemas que impossibilitam o processo de digestão, como no caso de diarreias. Por ser rico em fibras, também normaliza o trato intestinal.

Fortalece o sistema respiratório

O levedo auxilia no desempenho do sistema imunológico e fortalecendo o combate a resfriados e gripes.

Melhora o coração

O levedo também age sobre o colesterol ruim (LDL) e, com exercícios físicos, ainda colabora com o crescimento do colesterol bom (HDL).

Melhora a pele

As vitaminas de complexo B ajudam no equilíbrio nutricional, reduzindo inflamações e preservando a pele.

Reduz sintomas da TPM

O zinco e as vitaminas de complexo B regulam os hormônios femininos e ajudam no alívio dos sintomas físicos e emocionais relacionados à TPM.

Fortalece o sistema imunológico

Rico em selênio, um mineral com poder antioxidante, o alimento ajuda a evitar danos causados por radicais livres, o que fortalece o sistema imune e evitar o desenvolvimento de diversas doenças.

Regula a flora intestinal

O alimento apoia o fortalecimento da membrana mucosa presente no intestino, prevenindo ações de bactérias infecciosas.

Controla diabetes

O cromo contido no levedo é eficaz no equilíbrio e na função da insulina sobre o organismo, ajudando a reduzir a glicose. O cromo ajuda ainda a metabolizar carboidratos e gorduras, transformando-os em energia.

Como consumir

Por ter um sabor pronunciado o ideal é tomar o levedo de cerveja em pó ou em flocos misturados com outros alimentos. Acrescente na vitamina, no suco de frutas ou no iogurte. O café da manhã é um bom momento para ingerir o levedo e começar o dia cheio de energia. Ele também pode entrar na hora do lanche. Se você não tem problema com o sabor o levedo pode ser polvilhado em sopas.

Quantidade recomendada

Uma colher de café é uma boa medida para começar, dobrando a dose a cada dois ou três dias até atingir a dose recomendada de uma a duas colheres de sopa por dia.

Riscos ao ingerir em excesso

Doses excessivas de levedo de cerveja podem causar diarreia, náuseas e gases.