Imunidade Baixa: sintomas, causas e como aumentar!

Desde crianças ouvimos que as doenças podem vir de qualquer lugar quando estamos com a imunidade baixa.

Podem estar na água contaminada, em alimentos não higienizados, nos fluidos corporais de outras pessoas (saliva e sangue) e até mesmo no ar.

Mas o organismo humano tem suas próprias barreiras para impedir que fiquemos doentes o tempo todo. Trata-se do sistema imunológico.

É, na verdade, um complexo de sistemas diferentes que funcionam de maneira coordenada para defender o organismo de infecções.

São múltiplos órgãos: gânglios linfáticos, medula óssea, fígado, baço, cérebro e outros órgãos. Em cada um deles há células com funções diversas: umas reconhecem que existem patógenos (bactérias, fungos e vírus, por exemplo), outras fazem a resposta contra os mesmos.

Como aumentar minha imunidade?

Este sistema não funciona corretamente se não for bem cuidado. Ao longo da vida, é preciso adotar hábitos que o mantenha saudável. A escolha do que vai à mesa influencia – e muito – na saúde do sistema imunológico.

Assim, aposte em alimentos capazes de blindar o organismo contra bactérias e outros invasores responsáveis por uma série de doenças, proporcionando muitos benefícios à saúde.

Confira alguns dos melhores alimentos para melhorar o sistema imunológico.

Imunidade Baixa sintomas, causas e como aumentar!

Iogurte

Nos iogurtes encontramos probióticos que melhoram a nossa flora intestinal, desse modo, reduzimos a presença de bactérias ruins e aumentamos as boas, diminuindo o risco de infecções e melhorando a absorção de nutrientes.

Alho

A alicina, presente no alho, age como um potente antioxidante, protetor contra doenças inflamatórias e cardiovasculares.

Laranja

É uma excelente fonte de vitamina C, nutriente essencial para o sistema imunológico. A vitamina C funciona como antioxidante, barrando algumas doenças, como resfriados e tumores.

Acerola

Por conter boa quantidade de vitamina C, a acerola estimula, e muito, a produção de anticorpos, protegendo o corpo contra bactérias que podem causar diversas doenças.

Mel

Seus compostos antioxidantes bloqueiam as enzimas necessárias para multiplicação dos germes, funcionando como um escudo do organismo. O mel ainda inibe a bactéria causadora da tosse.

Gengibre

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos.

Óleo de coco

Óleo de coco possui ácido láurico e o ácido cáprico, duas substâncias que têm a propriedade de modular o sistema imunológico. Alguns estudos apontam a eficácia do óleo no combate a fungos, vírus e bactérias.

Além disso, ele contribui de forma indireta para melhora da imunidade, por facilitar o trabalho do intestino ao eliminar as bactérias ruins.

Cogumelos

O cogumelo possui betaglucana, carboidrato presente na sua parede celular, que se alia às células de defesa, promovendo um forte ataque do organismo contra vírus e bactérias.

Sintomas de imunidade baixa

Muitas pessoas associam a queda de cabelo e unhas fracas à imunidade baixa. Apesar de serem sinais de alerta, muitas vezes esses sintomas são decorrentes da falta de vitaminas ou de outros tipos de doenças.

De acordo com Carolina Aranda, médica imunologista, infecções frequentes e reumatismo são alguns dos sintomas mais frequentes em pacientes que apresentam baixa imunidade. Outros possíveis sintomas são:

  1. Infecções recorrentes, como amigdalite ou herpes;
  2. Doenças simples, mas que demoram a passar ou que agravam facilmente, como gripe;
  3. Febre frequente e calafrios;
  4. Olhos frequentemente secos;
  5. Cansaço excessivo;
  6. Náuseas e vômitos;
  7. Diarreia por mais de 2 semanas;
  8. Manchas vermelhas ou brancas na pele;
  9. Queda acentuada de cabelo;

Alguns desses sinais podem surgir simultaneamente, pedindo a atenção do paciente para identificar a causa do problema.

O que causa imunidade baixa?

  • Alimentação: A nutróloga Tamara Mazaracki explica que ingerir comida processada com frequência, não comer alimentos frescos e hortifruti nas quantidades indicadas pode causar a queda da imunidade.
  • Exercícios: A falta de atividade física também pode ser responsável pela imunidade baixa.
  • Vícios: Fumar e beber em excesso prejudica a saúde do corpo e, consequentemente, afeta a resposta imunológica.
  • Cansaço: Dormir mal pode gerar consequências como o estresse, condição que enfraquece o sistema imunológico.
  • Doenças: Algumas doenças podem ser responsáveis por causar imunidade baixa. Diabetes, problemas cardíacos e pulmonares, colites, câncer e HIV são alguns exemplos.
  • Hereditariedade: Segundo a imunologista Carolina Aranda, algumas pessoas já nascem com o sistema imunológico fraco.

Diagnóstico

Exames bioquímicos e genéticos podem avaliar os possíveis defeitos no sistema imunológico. “Os anticorpos podem estar baixos, algumas células do sistema imunológico podem não funcionar de maneira adequada e outros componentes podem estar alterados, como o sistema complemento”, conta.

Após identificar a causa do problema, o especialista irá orientar o paciente para realizar o tratamento mais adequado, seja este uma mudança de hábitos alimentares ou até mesmo o uso de medicamentos específicos.

Receitas que fortalecem o sistema imune

Consumir sucos de frutas naturais, chás e vitaminas preparadas com frutas e vegetais também é uma boa forma de aumentar a imunidade. Algumas boas receitas são:

1. Suco de beterraba com cenoura

Ingredientes

  • 2 fatias de beterraba crua
  • 1/2 cenoura crua
  • 1 laranja com bagaço
  • 1 colher de café de gengibre em pó
  • 1/2 copo de água

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e tomar a seguir, de preferência sem adicionar açúcar ou coar.

2. Chá de equinácea

Ingredientes

  • 1 colher de chá de raiz ou folhas de equinácea
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Colocar 1 colher de chá da raiz ou folhas da Equinácea em uma xícara de água fervente. Deixar repousar por 15 minutos, coar e beber 2 vezes por dia.

CURTIU? ENTÃO COMENTA!!