Fazer xixi após a relação pode diminuir o risco de infecção urinária

Fazer xixi após o contato íntimo ajuda a evitar infecções do trato urinário, que são mais frequentes na mulher, principalmente aquelas causadas pela bactéria E.coli, que pode passar do reto para a bexiga, produzindo sintomas como dor ao urinar.

Assim, é possível limpar a uretra de bactérias, reduzindo o risco de desenvolver uma infecção urinária provocada por microrganismos provenientes do reto e de secreções da região genital, assim como infecções da bexiga, vesícula seminal e próstata

Porém, os homens que têm relações sexuais anais sem preservativo têm mais risco de desenvolver uma infecção urinária em relação a outros homens e, por isso, assim como as mulheres, é muito importante que urinem logo após as relações sexuais até no máximo 40 minutos.

Como evitar a infecção urinária depois do contato íntimo

Grande parte das infecções de urina são causadas por bactérias que percorrem a uretra até chegarem na bexiga. As infecções são mais comuns nas mulheres porque elas têm a uretra mais curta que os homens e, consequentemente, precisam tomar mais cuidado.

Embora as infecções urinárias sejam muito frequentes na mulher depois do contato íntimo, existem algumas formas de reduzir esse risco. Outras dicas, além de esvaziar a bexiga logo depois da relação, são:

  • Lavar a região genital antes e depois da relação sexual;
  • Evitar o uso de diafragma ou espermicidas como método contraceptivo;
  • Preferir tomar banho de chuveiro, pois a banheira facilita o contato de bactérias com a uretra;
  • Utilizar sabão exclusivo para a região genital que não tenham perfumes ou outros químicos;
  • Utilizar preferencialmente roupa interior de algodão.

Infecção urinária no homem

Infecção urinária no homem

Já no homem, os cuidados mais importantes consistem em manter a região genital bem lavada antes e depois do contato íntimo, assim como o uso de preservativo, pois protege a uretra de bactérias que possam estar na vagina ou ânus do parceiro.

Fora esses fatores, a infecção urinária pode ser provocada ainda por outras infecções, como a candidíase, por exemplo.

Causada por fungos, ela acontece quando a mulher está fraca ou usa biquíni ou roupas molhadas por muito tempo. 

(confira no vídeo).

Assim como a infecção urinária, ela também pode causar ardência na região genital e, por isso, em qualquer caso de incômodo, é fundamental procurar um médico.