Veja como fazer soro caseiro para diarreia

Veja como fazer soro caseiro para diarreia

Quando prolongada por muito tempo, evacuação excessiva pode provocar desidratação. Saiba como fazer soro caseiro para diarreia.

Muita gente não sabe, mas a diarreia é a segunda maior causa de morte de crianças no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A cada dia, 15 crianças morrem vítimas desse quadro no Brasil.

O que é diarreia: são o número excessivo de evacuações e a mudança de consistência das fezes. Ir ao banheiro muitas vezes e apresentar fezes muito amolecidas ou líquidas são sinais do problema.

O principal risco é a desidratação. Para evitá-la, o paciente deve ingerir de 2 a 3 litros de líquidos por dia.

Atenção: se os sintomas persistirem por mais de 2 dias, houver sangue nas fezes ou outro sintoma (como febre, por exemplo), procure orientação médica.

Soro caseiro 1 litro

medida para soro caseiro

MODO DE PREPARO DO SORO CASEIRO

Em 1 litro de água mineral, filtrada ou fervida (mas já fria), misture 1 colher de sopa de açúcar (20 g) e 1 colher de café de sal (3,5 g). Mexa bem e ofereça ao doente em colheradas ao longo do dia.

Você também pode verificar se a Unidade Básica de Saúde próximo de sua casa para fornece uma colher-padrão para preparação de soro caseiro ou em farmácia. Essa colher tem 2 lados, um grande e um pequeno. Para preparar o soro, basta adicionar a 200 mL de água (1 copo americano) 2 medidas do lado grande de açúcar e 1 medida do lado pequeno de sal.

Deve-se ter o cuidado de seguir rigorosamente as quantidades indicadas, pois um erro na preparação pode resultar em complicações, especialmente em crianças desidratadas.

Para que serve o soro caseiro

O soro caseiro é indicado para combater a desidratação porque ele repõe a água e os sais minerais perdidos vômitos e diarreias, comuns na gastroenterite e na dengue, por exemplo. O soro também é indicado para todas as idades e pode, inclusive, ser utilizado em cães e gatos, quando houver necessidade.

Portanto, pessoas com diabetes não devem tomar o soro caseiro e procurar auxílio médico, assim como aqueles que estão em desidratação grave. Além disso, o soro caseiro não vai parar o vômito e a diarreia, sendo útil somente para repor os líquidos e sais minerais perdidos. É importante seguir todas as orientações do médico para controlar a diarreia e o vômito.

Michele Salvino
Meu nome é Michele Salvino. Estou no último semestre da faculdade de Nutrição. Sou apaixonada pelo estilo de vida saudável, por práticas que facilitem o bem-estar.