Dicas para parar de fumar

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Você precisa saber que o tabagismo é uma doença e que, por isso, você pode apresentar sintomas desagradáveis quando ficar sem fumar por algum tempo.

Se você quer tentar parar de fumar sozinho, vamos passar algumas orientações que podem ajudá-lo.

Comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro.

Esse dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial, e para aumentar suas chances de sucesso, não tenha cigarros por perto. Programe algo que goste de fazer para se distrair e relaxar.

Dicas para parar de fumar definitivamente

  • A parada imediata. Esta deve ser sempre a primeira opção. Você escolhe a data e, nesse dia, deixa de fumar.
  • A parada gradual. Você pode utilizar este método de duas formas:
  • Reduzindo o número de cigarros. Para isso, é só contar o número de cigarros fumados por dia e passar a fumar um número menor a cada dia.
  • Adiando a hora em que começa a fumar o primeiro cigarro do dia. Você vai adiando o primeiro cigarro por um número de horas predeterminado a cada dia até chegar o dia em que você não fumará nenhum cigarro.
Dicas para parar de fumar
dicas para deixar de fumar naturalmente

Se você escolher a parada gradual, não deverá gastar mais que duas semanas nesse processo.

Não existe regra, cada pessoa tem seu conjunto de estratégias que funcionam melhor para enfrentar os primeiros dias sem fumar.

É difícil parar, mas quando você parar, vai perceber que é mais fácil do que imagina!

Não é novidade que fumar faz mal para a saúde, então nem vamos falar sobre os malefícios do cigarro. Estima-se que mais da metade das pessoas que fumam desejam largar o cigarro, e muitas já tentaram. Se você está lendo esta matéria, vamos considerar que há grande chance de ser uma delas, e vamos passar algumas informações que podem ajudá-lo nesse processo.

Importante saber que não existe uma fórmula mágica

É importante saber que não existe uma fórmula mágica para se livrar da dependência de nicotina. São diversos os caminhos possíveis, e cada pessoa vai encontrar um que funcione melhor para ela. Mas é fato que quem conta com ajuda profissional (médicos, terapeutas e outros) pode enfrentar menos dificuldades e ter mais chance de sucesso. Passar pelo processo sozinho não é impossível — você pode até conhecer alguns casos —, mas apenas uma minoria consegue parar de fumar sem ajuda.

Dicas para parar de fumar naturalmente

Se você já tentou parar e não conseguiu, ou se conseguiu por um tempo e depois acabou voltando a fumar, não desanime. Isso é mais comum do que você pensa. O fumante cria, durante anos, uma relação íntima com o tabaco, que contém substâncias com alto poder de causar dependência química, portanto, é de se esperar que largar o cigarro seja difícil.

Existem maneiras diferentes de parar de fumar, e você pode tentar novas formas, conservando as estratégias que funcionaram melhor e incorporando outras. Mantenha isto em mente: guarde sempre o que você sentir que ajudou e vá acrescentando técnicas ao seu arsenal.

Dez dicas para parar de fumar e livrar-se do cigarro

1. Mude a sua dieta

Muitas comidas fazem com que o gosto do cigarro seja horrível e outras destacam ainda mais as substâncias químicas. O café, o álcool e a carne vermelha ajudam a melhorar o gosto do cigarro, consequentemente deixando o fumante com ainda mais vontade de fumar.

Já os legumes, as frutas, sucos naturais e leite podem deixar o gosto ainda pior, ou seja, incluí-los na sua alimentação pode ajudar quando você estiver procurando um método para parar de fumar naturalmente. Além disso, vale lembrar que eles também promovem um hábito alimentar mais saudável.

Coma guloseimas pouco calóricas;

Quando a vontade de fumar aperta, pode ser também uma grande vontade de comer algum tipo de doce ou carboidrato. Comer um pedaço de seu doce favorito pode ajudar a matar a sua vontade de fumar. Mas tome cuidado! Claro que não é saudável carregar quilos de açúcar em sua bolsa, mas um pequeno pedaço de chocolate sem muitas calorias, uma bala, uma jujuba sem açúcar, um chiclete ou outros doces podem ajudar quem procura como parar de fumar naturalmente.

2. Tome bastante água

Como a água é um desintoxicante natural, ela vai ajudar no processo de eliminação da nicotina e limpar o seu organismo mais rápido do que qualquer outro líquido. Além disso, o seu corpo necessita de água para neutralizar alguns efeitos nocivos do tabaco e da nicotina.

Quando a pessoa deixa o cigarro, o corpo consegue se limpar sozinho, mas com a ajuda da água ele terá um impulso ainda maior, acelerando o processo e fazendo com que você lute ainda mais contra os seus vícios.

3. Suco de uva

Como vimos acima, a água é um excelente desintoxicante natural, mas o suco de uva também ajuda na liberação das toxinas de seu corpo. Isso ocorre porque os ácidos presentes no suco são desintoxicantes naturais que ajudam a rejuvenescer o sistema do corpo e a limpar todas as toxinas rapidamente.

4. Pratique exercícios físicos

Sua vontade e dedicação para largar o vício dobram quando você pratica exercícios frequentemente. O tipo de exercício físico deve ser relacionado com os exercícios aeróbicos, que devem ser realizados pelo menos cinco vezes na semana. A atividade física deve ser rigorosa o suficiente, e bater em torno de 80% de sua frequência cardíaca máxima.

Publicidade

5. Um esforço de cada vez

Estudos mostram que parar de fumar deve ser um esforço e uma prioridade única. Caso tenha uma tentativa de deixar o cigarro e outra de fazer uma dieta restrita ao mesmo tempo, as duas tentativas podem ser frustradas.

Isso acontece porque, geralmente, é comum ganhar de 4 a 5 quilos ao tentar largar o cigarro, e esse sobrepeso é facilmente perdido entre um e dois meses com uma dieta equilibrada e exercícios. O aconselhado é você focar primeiramente em largar os vícios.

6. Adicione a erva de São João e Ginseng nos seus hábitos alimentares

A erva de São João é conhecida pelo seu antidepressivo natural, além de ela já estar na composição de alguns remédios que são prescritos para aqueles que querem uma ajuda para parar de fumar.

Já o Ginseng é uma planta medicinal que pode ajudar quem procura parar de fumar naturalmente. Ele pode ser colocado em sucos, cereais, aveias, sopas, mas a melhor forma de tomar é pela manhã, pois dessa forma ele vai ajudar a combater a vontade de fumar durante todo o dia. Se você sentir que a quantidade não está sendo suficiente, aumente a ingestão de pouco em pouco.

7. Trabalhe em conjunto

Quando se trata de um vício, procurar ajuda de outros dependentes pode ser de grande importância. Uma dica é frequentar grupos como os Narcóticos Anônimos para uma boa terapia em grupo.

Existem vários grupos de suporte que podem ajudar no vício, mas eles não são tão divulgados. Muitos hospitais também possuem esse tipo de recurso, por isso é algo importante para se considerar.

8. Busque ajuda de seu médico

O seu médico pode ajudar a entender como parar de fumar naturalmente. Seja honesto sobre a sua vontade e deixo-o dar-lhe conselhos. Médicos entendem como a nicotina afeta o cérebro, e eles poderão dar algumas dicas de como você pode vencer essa batalha contra o cigarro.

9. Utilize imagens incentivadoras

Pode parecer clichê, mas ver imagens do que o cigarro pode fazer com você pode deixá-lo mais motivado a largar o vício. Cole fotos assustadoras como o envelhecimento de pele ou pulmões pretos causados pelo cigarro em alguma parte de sua casa para você ver logo quando acordar.

10. Use a tecnologia ao seu favor

Existem mais de 40 aplicativos que podem ajudá-lo com o seu vício.

Esses aplicativos podem dar a você um incentivo. Você poderá gravar suas conquistas, acompanhar seu progresso e ainda compartilhá-lo nas suas redes sociais. Essa é outra maneira que pode ajudar você a manter-se motivado e permite que você veja todos os seus progressos.

11. Suplementos de ervas

Um jeito oriental para ajudar a parar de fumar é a ingestão de suplementos de ervas. Eles auxiliam na diminuição dos desejos e sintomas da abstinência de nicotina, como a agitação emocional e irritabilidade. Além disso, o tratamento com ervas também promete reparar tecidos que foram danificados pelo fumo.

O suplemento que é mais comum à base de plantas é o chá verde, ele pode ser ingerido durante todo o dia, ajudando no processo de desintoxicação.

12. Faça acupuntura

A acupuntura pode proporcionar um enorme alívio nos sintomas causados com a retirada da nicotina, como nervosismo, agitação, irritabilidade, e ainda ajuda a diminuir os seus desejos. Um estudo mostra que esse tratamento natural pode ajudar a aumentar a produção de serotonina, que faz você se sentir feliz e satisfeito sem precisar do cigarro.

Muitos profissionais da área de saúde acreditam que a acupuntura é um dos melhores tratamentos para a pessoa que busca como parar de fumar naturalmente.

Antes de iniciar a acupuntura, um profissional avaliará os detalhes de seu vício, como a quantidade que você fuma por dia, as vontades que te levam a fumar etc.

13. Meditação

A meditação é sempre indicada para diversos casos, entre eles o combate ao cigarro. Um estudo de longa data com fumantes verificou que sessões de meditação em grupo ajudaram a largar o vício do cigarro. Além disso, o sofrimento psíquico e estresse causado pela abstinência durante as primeiras semanas podem ser controladas através da meditação.

Siga todas as dicas corretamente

É importante lembrar que cada dica depende de cada pessoa, tente escolher as que mais encaixam com o seu perfil e pratique com foco e força de vontade.

Publicidade