Dicas para manter uma boa postura e evitar dor nas costas

Tempo de leitura: 4 minutos

Dicas para evitar dor nas costas! Hoje, mais do que nunca, passamos horas sentados e na maioria das vezes, diante de um computador.
Se você não prestar atenção à sua postura, tensões musculares, estresse e dores em várias partes do corpo aparecem, principalmente nas costas, e a longo prazo, a tendência é só piorar.
Por isso que é importante manter uma boa postura, seja na sua mesa no escritório ou se estiver trabalhando em casa.
Nesse artigo, vamos passar algumas dicas para você proteger seu corpo e evitar as tensões musculares e as dores que podem surgir no pescoço, ombros e coluna.

Por que é importante manter uma boa postura no trabalho?

Hoje em dia, mais e mais pessoas trabalham na frente de um computador, no entanto, pode causar dores na nuca, ombros, costas e joelhos pelo fato de ficar várias horas em uma posição parada.
Isso acontece porque a posição sentada não está de acordo com a morfologia do corpo, o que leva a contrações musculares e afeta a curvatura natural de nossa coluna vertebral.
E quanto mais a postura está errada e em desarmonia com a postura natural do corpo humano, mais os músculos trabalham para manter o corpo nessa posição.
Por isso, reunimos a seguir algumas dicas para evitar não somente dor nas costas, mas em muitas outras partes do seu corpo. Leia também: Dor no ouvido? Dor no rosto? Você pode estar sofrendo de DTM.

Dicas para manter uma boa postura no trabalho e evitar dor nas costas

Agora que você já viu a importância de manter uma boa postura no trabalho, e evitar dor nas costas confira algumas dicas:

1. A posição dos braços e mãos

Para evitar concentrar muito peso nos braços, antebraços e ombros, é preciso colocar seus antebraços na mesa ou sobre o apoio da cadeira.
O ângulo ideal entre os braços e antebraços deve ser de 90º, e para obter essa posição, regule a altura da cadeira ou mesmo coloque uma almofada.

Dessa forma, seus braços e antebraços, que representam cerca de 20% do peso do corpo, estarão relaxados e não forçará seu pescoço.

2. A coluna bem reta

Você sabia que a maioria das pessoas se queixam de dores nas costas? Por isso que é importante prestar atenção na sua postura para proteger sua coluna e lombar.
Sua coluna deve estar bem reta para evitar dores nas costas, e tente mudar regularmente de posição.
Outra dica é não inclinar sua coluna para frente, pois isso acaba sobrecarregando ainda mais as suas costas.

3. Preste atenção na posição de suas pernas

Assim como a coluna, as pernas e pés não podem ser negligenciados. Então, quando estiver sentado, seus pés devem estar bem fixos no chão.
Se esse não for o caso, use um apoio para os pés, pois isso permitirá às suas pernas respeitarem o ângulo de 90º.
Além disso, de tempos em tempos, levante-se para movimentar suas pernas.

4. Invista em uma cadeira regulável

Independentemente de qual seja o seu trabalho, caso permaneça muito tempo sentado, é essencial investir em uma cadeira regulável.
Isso porque a cadeira deve estar de acordo com a forma natural de sua coluna e uma que permita a regulagem é a ideal.

5. Regular a altura da tela do computador

Preste atenção na altura da tela do computador, a qual deve ser igual à altura dos seus olhos.
Geralmente, a tela deve estar posicionada a uma distância de um braço estendido, sem tocar a tela.
Com certeza, essas medidas ajudam bastante a não sobrecarregar a coluna, evitando assim não somente dores, mas outras complicações.

Escute os sinais do seu corpo para evitar dor nas costas:

Vivemos uma vida tão agitada hoje em dia que nem percebemos os sinais de que o corpo está dizendo.

Por exemplo, sentir tipo uma queimação na lombar, no pescoço ou dores na parte de cima da coluna podem ser sinal de uma má postura.

É claro que, na maioria das vezes, uma simples mudança na maneira de se sentar pode aliviar a dor, mas em outros casos não.

Se por um acaso, você seguiu essas dicas acima e a dor nas costas continua, o melhor é buscar uma avaliação junto a um profissional médico especialista em coluna.

Isso porque ele é capaz, a partir de determinados exames, dar um diagnóstico mais preciso em relação à dor na coluna e propor um tratamento mais adequado para cada caso.

Tenha sempre em mente que, por conta do trabalho consumir muitas horas do seu dia, o que você puder fazer para que o seu trabalho não interfira na sua qualidade de vida, vale a pena investir!

Publicidade