Dicas para Cuidar do Cabelo em Casa

como cuidar do cabelo com luzes
como cuidar do cabelo com progressiva

Dicas para cuidar do cabelo gastando pouco tempo e dinheiro. Muita gente deixa de cuidar do cabelo porque acha caro e complicado, precisa dedicar muito tempo e muito dinheiro para ter um cabelo lindo e saudável.

Para cuidar de seus cabelos em casa, é importante manter um bom corte de cabelo, para retirar as pontas ressecadas. O corte ajuda a valorizar mais o seu rosto e proporcionar movimento aos fios.  Na hora da lavagem, é essencial usar um shampoo específico para o seu tipo de cabelo. Além disso, prestar atenção na temperatura da água, que deve ser morna ou fria (nunca quente!).

Cuidar do cabelo em casa

Mas a verdade é que possível cuidar do cabelo sem gastar nada ou muito pouco, e também com praticidade no dia a dia, sem perda de tempo. Então, se você é uma pessoa muito prática e econômica, pode anotar essas dicas.

Como cuidar bem do cabelo sem gastar dinheiro e tempo

cuidar do cabelo
como cuidar do cabelo diariamente

Cuidar do cabelo sem gastar é seguir os mesmos passos que se faz para cuidar do cabelo no salão e com produtos caros. Você vai precisar manter o cabelo limpo, hidratado e nutrido.

Assim, ele vai ficar sedoso, forte, com brilho e bom caimento, seja liso ou com cachos. A diferença é que você vai fazer tudo isso com receitas caseiras e bons hábitos no dia a dia que vão prevenir o ressecamento e a queda.

1. Lave o cabelo sem xampu nem condicionador

Essa dica é bem simples, mas você vai precisar acostumar, pois o seu cabelo já está habituado com xampus e condicionadores.

Então, pode ser que o resultado seja estranho nas primeiras vezes, mas depois que descobrir a quantidade certa de produto a usar no seu tipo de cabelo, vai ver que é mais prático e econômico.

A dica consiste em substituir o xampu por bicarbonato de sódio, e o condicionador por vinagre. Esses ingredientes juntos limpam e amaciam o cabelo, além de serem baratos.

2. Faça hidratação caseira com abacate

Cuidar do cabelo
Como cuidar do cabelo depois de fazer botox

Dicas para Cuidar do Cabelo

Não precisa comprar aqueles potes de máscara de hidratação para fazer, muito menos ir ao salão e ficar lá esperando o efeito do produto.

Você pode utilizar os grandes benefícios do abacate, do mel e do azeite de oliva ou do óleo de coco para deixar seu cabelo bem hidratado, nutrido, forte e brilhoso.

Ingredientes

Abacate maduro: ½ unidade;
Azeite de oliva ou óleo de coco: 2 colheres (sopa);
Mel: 2 colheres (sopa).

Modo de preparo e aplicação

  1. Em um potinho, amasse bem a polpa de meio abacate e misture os outros dois ingredientes até formar um creme. Essa receita é para cabelo comprido. Se o seu cabelo for curto ou médio, pode usar menos ingredientes.
  2. Feito o creme, separe seu cabelo (seco mesmo) em mechas e vá aplicando a mistura nas mechas, sem passar na raiz. Depois prenda o cabelo para não ficar se sujando. Se tiver, use uma touca plástica.
  3. Deixe a mistura agir no seu cabelo por uns 30 a 40 minutos, enquanto faz outras atividades em casa. Depois é só enxaguar e lavar normalmente.

3. Nunca durma com o cabelo úmido ou molhado

Essa é uma dica de bom hábito para ter com o seu cabelo. Acaba sendo um jeito de cuidar do cabelo sem gastar, pois se você dormir com o cabelo úmido ou molhado, vai desenvolver caspa e até inflamações no couro cabeludo por causa da umidade.

Além do mais, esse hábito faz mal para a saúde, causando dores de cabeça e prejudicando o sono. Então, procure lavar o cabelo mais cedo para que já esteja bem seco na hora de dormir, ou, use um secador para secar muito bem caso tenha que lavar à noite, mas deixe essa como última alternativa.

Veja também: Tratamentos naturais e caseiros para cabelo seco – hidrata e renova o brilho

4. Lave com água morna ou fria

Nunca lave o seu cabelo com água muito quente, mesmo que seja inverno. O excesso de calor remove a oleosidade natural (e necessária) do couro cabeludo, fazendo surgir a caspa.

Além do mais, a falta de oleosidade natural deixa o cabelo ressecado, fraco e quebradiço, tornando cada vez mais difícil de cuidar.

5. Trate a queda de cabelo em casa

Sofrer com queda de cabelo ao ponto de ser diagnosticado com calvície não é fácil. Realmente, em alguns casos os folículos pilosos morrem mesmo e não tem o que fazer.

Mas, em muitos casos, tem como reverter e fazer os cabelos voltarem a crescer sem precisar gastar com medicamentos.

Primeiro, é melhor você ir ao dermatologista para ter certeza do que está acontecendo. Depois, pode experimentar essa receita caseira com ingredientes naturais antes de partir para os medicamentos capilares. A dica consiste em usar chá de folha de goiabeira. Confira no vídeo os detalhes e como fazer.

Cinco dicas para cuidar do cabelo gastando pouco tempo e dinheiro.

FONTE: Dicas Online

 

Michele Salvino
Meu nome é Michele Salvino. Estou no último semestre da faculdade de Nutrição. Sou apaixonada pelo estilo de vida saudável, por práticas que facilitem o bem-estar.