Aprenda a fazer creme dental natural e caseira

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Fazer a higiene bucal com creme dental industrializado pode não ser a melhor opção para o dia a dia. Por conter ingredientes abrasivos, excesso de flúor e triclosan, este produto pode não ser tão favorável para a saúde.

As propagandas de creme dental podem até mostrar dentes brancos e brilhantes, mas por trás desse produto existem alguns ingredientes que podem não ser tão favoráveis para a saúde – principalmente a longo prazo. Por isso, que tal buscar soluções menos nocivas para a saúde, fazendo o seu próprio creme dental?

Por que evitar o creme dental industrializado?

O triclosan é outra substância perigosa presente em algumas pastas de dentes. Para se ter uma ideia, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) classifica o triclosan como um pesticida, confirmando os riscos que representa para a saúde humana e para o meio ambiente. Alguns fabricantes defendem o ingrediente, garantindo a segurança no uso diário dessa substância. Contudo, quem deseja evitar esses elementos, a solução é produzir em casa a própria pasta de dentes.

Basta ler o rótulo de um creme dental para entender que os ingredientes usados neste produto podem fazer mal à saúde. O fluoreto de sódio é amplamente utilizado como um potente inibidor de cáries, mas pouca gente sabe que esta substância já foi utilizada no passado como inseticida e veneno de rato. Por isso, a concentração dessa substância nos produtos de higiene bucal não pode passar de 1,5 mil ppm (parte por milhão). Quando usado em excesso, pode levar a um quadro de intoxicação, afetando o esmalte do dente e levando à perda do cálcio. Leia também: Remédios Naturais para Aliviar a Dor de Dente.

creme dente natural e caseira

Receita básica de pasta de dente natural

Você vai precisar de:

Para uma receita de creme dental natural você vai precisar de:

½ xícara de óleo de coco semi-sólida;

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio;

1 colher (sopa) de xilitol ou 10 gotas de extrato de estévia;

10 gotas de óleo essencial de sua preferência.

Misture muito bem todos os ingredientes e coloque em potinhos com tampa. Para usar, pegue o creme dental natural com uma colher e coloque sobre a escova de dentes, evitando mergulhar a própria escova na mistura.

Lembre-se também: alimentos ácidos como refrigerantes, sucos, energéticos, frutas cítricas, doces, pães e massas aumentam o risco de alteração do pH da boca promovendo a formação de placa bacteriana.

Você também pode optar pelo Gel Dental Natural Livealoe, que é feito com Aloe Vera, Mamão e óleos essenciais (hortelã, alecrim, limão, funcho, menta).

Publicidade