Antioxidante é a palavra do momento em saúde e bem-estar. Alimentos ricos em substâncias antioxidantes são essenciais para a obtenção de uma saúde plena e equilibrada, pois estes nutrientes protegem as células sadias do organismo contra a ação maléfica dos radicais livres.
Entender a ação do processo oxidativo
Para entender os antioxidantes, primeiro é preciso entender a ação do processo oxidativo e dos famosos radicais livres no nosso organismo. “Só de respirar a gente provoca oxidação”, explica diz Karina Al Assal, nutricionista e mestre em ciências pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). Ou seja, esse processo é natural e ocorre quando nossas células processam o oxigênio para transformá-lo em energia. Essa reação química acaba produzindo os radicais livres, moléculas que ficam “soltas” pelo corpo à procura de “pares” causando danos às células e ao DNA pelo caminho. O corpo dá conta de reparar um pouco desse dano natural. O grande problema é que os radicais livre.
O que são radicais livres?
Embora os radicais livres são produzidos pelo organismo durante a queima de oxigênio que ocorre nos processos metabólicos. Pois na verdade, eles são uma resposta biológica natural a toxinas ambientais como a fumaça do cigarro, a radiação, a luz solar, os produtos químicos, entre outros.
Apesar de o próprio organismo se defender por meio de enzimas protetoras, estas não dão conta quando há um excesso de radicais livres sendo produzidos. Então é aí que entram os antioxidantes, que agem apenas como moderadores — e não como bloqueadores —, reduzindo a concentração de radicais livres.
Quais são os antioxidantes produzidos pelo organismo?
Conheça os antioxidantes que somos capazes de produzir:
Glutationa
A glutationa é considerada o antioxidante mais poderoso produzido pelo organismo. Então o que faz ela tão especial é que ela é encontrada no interior das células e tem a capacidade única potencializar a ação de outros antioxidantes, como vitaminas C e E, CoQ10 e ácido alfa-lipóico.
Por entanto, a principal função da glutationa é proteger as suas células de dano oxidativo e peroxidativo. Além de ser essencial para a desintoxicação, utilização de energia e a prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento.
Ao longo dos anos a capacidade do seu corpo produzir glutationa diminui. Porém, existem nutrientes que podem estimular a produção deste antioxidante, como por exemplo proteína e curcumina, alimentos como leite cru, abacate, ovos, carneiro alimentado no pasto e muitos outros.
Ácido alfa-lipóico (ALA)
Apesar de agir na eliminação de radicais livres, esse antioxidante age reforçando a sensibilidade à insulina e como um potente quelante de metal pesado. O ALA é o único antioxidante que chega ao cérebro oferecendo benefícios para pessoas com doenças cerebrais.
Pois ele também tem a capacidade de regenerar outros antioxidantes, como vitaminas C, E e a glutationa. O que significa que quando seu corpo gastou esses antioxidantes, o ALA ajuda no processo de criar eles de novo.
CoQ10 (Ubiquinona)
Embora a ubiquinona é usada por todo célula no seu corpo. Porém é preciso entender que o seu corpo converte o componente original (CoQ10) para uma versão reduzida (ubiquinona) maximizando seus benefícios.
Ubiquinona beneficia o organismo de várias formas, além de proteger seu corpo de radiciais livres (como todo antioxidante). Ela produz energia para as células, fornece suporte para o sistema imunológico e nervoso, reduz os sinais de envelhecimento e trabalha na manutenção dos níveis de pressão arterial.
Quais são os antioxidantes mais poderosos adquiridos por meio do consumo de alimentos?
Resveratrol
O resveratrol é um composto fenólico, do tipo estilbeno, da classe dos polifenóis não flavonoides encontrados na uva e seus derivados, e tem despertado interesse devido a seus efeitos à saúde.
Os vinhos brasileiros possuem em sua composição elevados níveis de resveratrol, assim como os sucos de uva. É tão eficaz no processo de retardar o envelhecimento que é conhecido como “fonte da juventude”.
Ele ainda é conhecido por:
- Agir contra a propagação do câncer de próstata
- Reduzir a pressão arterial
- Manter o coração saudável
- Prevenir a doença de Alzheimer
- Normalizar a resposta anti-inflamatória
- Melhorar a elasticidade dos vasos sanguíneos.
Pode ser consumido por meio da ingestão dos alimentos citados acima ou por meio de complementação.
Carotenoides
Os carotenoides são importantes pigmentos lipossolúveis responsáveis pelas cores laranja, amarela e vermelha presentes em bactérias, algas, fungos e vegetais. Nos organismos fotossintetizantes, participam como coadjuvantes no processo de fotossíntese e ajudam a proteger contra os possíveis danos causados pela luz. Os humanos não são capazes de produzir esses pigmentos, mas podem adquiri-los alimentando-se de vegetais.
O primeiro organismo identificado como uma fonte de carotenoides foi a cenoura em 1831. Por essa razão, o nome do pigmento deriva justamente do nome científico desse vegetal: Daucus carote. Estima-se, hoje, que existam aproximadamente 600 carotenoides diferentes na natureza.
Astaxantina
A Astaxantina é um carotenóide.
Ao contrário de outros carotenóides, não se converte em Vitamina A no corpo humano. O excesso de Vitamina A pode ser tóxico ao corpo humano, mas a Astaxantina não. É um poderoso antioxidante, cerca de 10 vezes mais eficaz que outros carotenóides.
Quando falamos dos antioxidantes mais poderosos do mundo a incrível astaxantina não poderia ficar de fora… Pois é considerada o mais poderoso antioxidante da natureza!
Você já parou para pensar porque o peixe salmão possui aquela coloração? Isso acontece devido ao grande acúmulo de carotenóides provenientes de sua alimentação, destacando entre eles a astaxantina.
Flavonoides
São substâncias produzidas por vegetais que protegem contra a ação maléfica da radiação solar, bem como contra organismos patógenos. Elas inibem a atividade das enzimas responsáveis pela produção de radicais livres.
Fontes de flavonoides: frutas de coloração avermelhada — morango, uva, maçã, mirtilo (blueberry), romã e framboesa —, vegetais — brócolis, couve, espinafre, e salsa —, oleaginosas como nozes, sementes como a linhaça e bebidas como café, vinho e chás de boa qualidade e correto modo de preparo.
Vitamina C
Um dos antioxidantes mais conhecidos, a vitamina C traz inúmeros benefícios à saúde. Dentre eles vale destacar:
- O combate a oxidação das células por ser uma grande doadora de elétrons
- A proteção de proteínas, lipídios e outros elementos importantes para a manutenção das células
- Atuação na síntese de colágeno, que é um componente importante para ossos, vasos sanguíneos, pele, tendões e ligamentos
Fontes de vitamina C: frutas cítricas — laranjas, limões, tangerinas —, abacaxi, mirtilo (blueberry), kiwi, manga, morango framboesa, vegetais — brócolis, couve-de-bruxelas, espinafre, couve-flor, batata, tomate, batata-doce e moranga. Diante da carência desse antioxidante também é possível fazer uma complementação alimentar.
Vitamina E
E para finalizar a nossa lista de antioxidantes mais poderosos do mundo temos a vitamina E.
Ela é composta por oito substâncias diferentes — quatro tocoferóis e quatro tocotrienóis. É possível consumir todos eles por meio de uma alimentação variada. No entanto, se você fizer complementação de vitamina E, apenas consumirá um deles.
Fontes de vitamina E: folhas verdes — espinafre, agrião, rúcula, entre outros —, óleos vegetais e derivados, cereais integrais, oleaginosas — castanha-do-pará, avelã, amêndoa, nozes — e sementes.
Qual é a melhor maneira de consumi-los?
Confira algumas dicas de consumo para potencializar a ação e a absorção dos antioxidantes!
- Uma boa dica para potencializar os antioxidantes dos vegetais é consumi-los crus.
- As frutas são ricas em antioxidantes, mas também contêm frutose. Por isso, é aconselhável consumi-las no contexto de uma alimentação saudável e adequada em quantidades (para tanto, busque um nutricionista que lhe orientará a respeito).
- Consuma folhas verdes, pois os vegetais são ricos em fitoquímicos, que são compostos de plantas que agem no organismo como antioxidantes — eles são ótimos para reduzir a inflamação e eliminar carcinógenos.
E então? Enfim gostou do post sobre os antioxidantes mais poderosos do mundo e como eles agem? Agora que você já conhece os antioxidantes mais potentes, que tal incluir os na sua alimentação?
Acesse o site da Salvi-Natural e inclua a Spirulina e Chlorella na sua alimentação, dois superalimentos que contêm uma grande concentração de antioxidantes!
Ou simplesmente opte pela Astaxantina, o antioxidante mais poderoso da natureza!