Roacutan no Tratamento da Acne e Suas Reações Adversas

Roacutan é um remédio muito eficaz que pode eliminar a acne e até mesmo a (acne) severa, melhorando significativamente a saúde e a aparência da pele.

Este agente contém isotretinoína, que está associada à inibição da atividade e redução do tamanho das glândulas sebáceas. Portanto, um dos efeitos colaterais mais comuns é a pele e a boca seca.

Roacutan quanto tempo para melhorar? De 16 a 24 semanas;

O medicamento atua nas glândulas sebáceas reduzindo seu tamanho, diminuindo a secreção de sebo e alterando sua composição, além disso, evita a obstrução da abertura do folículo piloso e reduz a inflamação.

Geralmente, há melhora acontece logo no início do tratamento com isotretinoína, mas é possível piorar a doença entre a segunda e a sexta semana. Esse agravamento será revertido logo em seguida, com evolução gradativa para o desaparecimento das lesões.

Os efeitos colaterais do Roacutan

tratamento com roacutan antes e depois

A isotretinoína é uma substância derivada da vitamina A. Ela atua interferindo no processo de reconstrução da pele, diminuindo a inflamação local, a produção de sebo e, consequentemente, a presença de certas bactérias que se alimentam dele. Isso ajuda no controle da acne.

A principal repercussão negativa de seu uso é o ressecamento da pele e das mucosas. “A boca pode ficar com rachaduras e quem usa lentes de contato sente os olhos mais secos que o normal. Mas essas reações são esperadas, comunicadas ao paciente e acompanhadas de perto”, informa a especialista.

É possível apresentar outros efeitos colaterais, como alterações de enzimas do fígado, aumento de colesterol e mudanças de humor. Anemia, irritação ocular, dores musculares e coceiras na pele são outras reações adversas consideradas comuns – que ocorrem em 10% ou mais dos pacientes.

Por isso a supervisão médica é tão importante. “Quando tem alguma ocorrência mais grave, que incomoda muito, diminuímos a dose e, em alguns casos, suspendemos o uso”, afirma a coordenadora da SBD.

Roacutan causa depressão?

Uma das grandes preocupações em relação ao uso de isotretinoína é o risco de depressão e até suicídio. Esse tipo de evento é relatado desde a aprovação do medicamento pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, que ocorreu em 1982.

Um estudo sobre o assunto foi realizado em 2019, pelas universidades norte-americanas de Massachusetts, Pensilvânia e Harvard. Os cientistas analisaram os 17.829 eventos psiquiátricos adversos associados à droga que foram notificados ao FDA entre 1997 e 2017.

Transtornos depressivos, instabilidade emocional e ansiedade eram as queixas mais frequentes. Dentre os mais de 13 mil relatos que continham a idade do respondente, mais da metade era de indivíduos jovens, na faixa etária dos 10 aos 19 anos.

A pesquisa, publicada no periódico científico JAMA Dermatology, concluiu que são necessárias mais investigações para entender se o remédio está por trás dos transtornos mentais. Isso porque ainda não se sabe se essa é uma relação causal ou apenas uma coincidência.

Além da dificuldade de realizar um estudo comparando o fármaco ao placebo (necessário para confirmar a relação de causa e efeito). Devido ao ressecamento característico da isotretinoína, sabe-se que as taxas de depressão e suicídio são naturalmente mais altas entre pessoas com muitos cravos e espinhas.

Mesmo não havendo uma resposta para esse imbróglio, a bula do Roacutan traz um alerta para quem tem histórico de depressão, recomendando a supervisão e encaminhamento para tratamento apropriado, se necessário.

Roacutan para que serve

Roacutan é indicado para o tratamento de acne grave e casos de acne que não se resolvem com outros tratamentos como antibióticos, pomadas e cremes para espinhas, ou com a adoção de novos hábitos de higiene da pele. Geralmente, o tratamento da acne leva de 16 a 24 semanas.

Como usar

O uso de Roacutan deve ser sempre supervisionado por um dermatologista, pois as dosagens variam dependendo da gravidade do problema a ser tratado. Na maioria dos casos, a dose está entre 0,5 e 1 mg / kg / dia e, em alguns casos, o seu médico pode aumentar a dose para 2 mg / kg / dia.

A duração do tratamento varia de acordo com a dose diária e a remissão completa da acne é geralmente alcançada dentro de 16 a 24 semanas de tratamento.

Roacutan preço genérico

Isotretinoína Valeant 20mg, caixa com 30 cápsulas gelatinosas moles.

Valor R$63,99

Roacutan efeitos colaterais

Este medicamento pode provocar efeitos colaterais, no entanto, eles só acontecem em algumas pessoas.

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer são; Anemia, aumento ou diminuição de plaquetas, taxa de sedimentação elevada, inflamação na borda da pálpebra, conjuntivite, irritação nos olhos, olho seco, elevações transitórias e reversíveis das transaminases hepáticas, fragilidade da pele, coceira na pele, secura da pele e lábios, dores musculares, dores nas articulações, dores lombares, aumento dos triglicéridos e colesterol séricos e diminuição do HDL.

Michele Salvino
Meu nome é Michele Salvino — estou no último semestre da faculdade de Nutrição. Sou apaixonada pelo estilo de vida saudável, por práticas que facilitem o bem-estar.