5 chás e dicas para baixar o colesterol alto

Uma boa opção para baixar o colesterol é beber durante o dia, chás com propriedades que ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue, como o chá de alcachofra ou o chá-mate, por exemplo.

Porém, estes chás devem ser tomados sob orientação do médico e apenas devem completar o tratamento para o colesterol alto, que pode ser feito com remédios para o colesterol, prática de exercício físico e adoção de uma dieta orientada por um nutricionista.Veja Também: Suco de cenoura para colesterol alto.

Os 5 chás que ajudam a baixar o colesterol inclui:

1. Chá de alcachofra

A alcachofra tem propriedades depurativas do sangue e contém ácidos na sua composição que reduzem o excesso de colesterol no sangue, além de diminuir a pressão arterial e prevenir a arteriosclerose.

Como tomar: adicionar 2 colheres de sopa de folhas secas de alcachofra em 1 litro de água fervente, deixar amornar, coar e beber 2 a 3 xícaras do chá por dia, antes das refeições durante 15 dias.

Contraindicações: obstrução do ducto biliar, gravidez e amamentação.

2. Chá de dente-de-leão

O dente-de-leão ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue, evitando o depósito de gorduras nos vasos sanguíneos.

Como tomar: adicionar 30 g de folhas secas de dente-de-leão em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber 2 a 3 xícaras do chá por dia.

Contraindicações: hipertensão descontrolada, esofagite ou hérnia de hiato.

3. Chá de cúrcuma

A cúrcuma ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue devido à sua ação antioxidante.

Como tomar: adicionar 3 colheres de café de cúrcuma em pó em 500 ml de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Depois de amornar, beber até 3 xícaras do chá por dia entre as refeições.

Contraindicações: obstrução das vias biliares devido à pedra na vesícula e em pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes. Na gravidez ou lactação só deve ser utilizada sob orientação médica.

4. Chá verde

O chá verde possui propriedades antioxidantes e outros compostos que ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue.

Como tomar: adicionar 3 colheres de chá de chá verde em 500 ml de água fervente,deixar amornar, coar e beber até 4 xícaras do chá por dia fora das refeições.

Contraindicações: gravidez, lactação, insônia, gastrite e pressão alta.

5. Chá mate

A erva-mate além de ter ação antioxidante, diminui a absorção de gordura dos alimentos e impede a absorção do colesterol no intestino, diminuindo o colesterol ruim.

Como tomar: colocar 3 colheres de chá de erva-mate em 500 ml de água fervente, deixar amornar, coar e beber até 1 litro do chá por dia.

Contraindicações: ansiedade, nervosismo, insônia e hipertensão descontrolada.

Alimentos permitidos para diminuir o colesterol

Para diminuir o colesterol deve-se consumir alimentos com pouca quantidade de gordura e açúcar, como por exemplo:

  • Pão, arroz, macarrão e farinhas integrais, consumidos diariamente;
  • Feijão, grãos, lentilhas e soja, 2 vezes por semana;
  • Amêndoas, avelã e nozes até 5 a 10 unidades por dia;
  • Leite desnatado, queijos brancos e iogurte natural sem açúcar;
  • Peixes, como salmão, atum, truta e sardinhas, pelo menos 2 vezes por semana;
  • Aumentar o consumo de água para 2 a 2,5 litros por dia;
  • Consumir 3 a 5 porções de frutas ou vegetais por dia.

Além disto, os alimentos devem ser preparados cozidos ou ao vapor, evitando-se frituras e guisados. Também é importante fazer 3 refeições principais e 2 a 3 lanches ao longo do dia, para manter a fome mais controlada e ajudar a chegar no peso ideal.

Outras dicas para baixar o colesterol

Além dos chás, outras dicas para baixar o colesterol incluem:

  • Fazer exercício físico cerca de 3 vezes por semana como caminhada, bicicleta, natação ou corrida, por exemplo;
  • Evitar consumir alimentos gordurosos, doces e frituras e dar preferência a frutas, verduras, legumes e alimentos integrais;
  • Beber o suco de berinjela com laranja em jejum que, por ser antioxidante, ajuda a eliminar o excesso de gordura no sangue. 

Veja também: 8 chás diuréticos para inchaço e retenção de líquidos.