Comeu algo e passou mal? Confira 4 dicas de chás digestivos!

Confira 4 dicas de chás digestivos! A intoxicação alimentar é uma situação que ocorre devido à ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas com microrganismos, como bactérias, fungos, vírus ou parasitas. Essa contaminação pode ocorrer durante o manuseio e preparo do alimento ou durante o processo de armazenamento e preservação dos alimentos, ou bebida.

Contudo, é mais frequente quando a dieta é rica em carne e gordura, porque passam mais tempo no estômago para serem digeridos.
Para aliviar e tratar os sintomas de má digestão, podem ser usados ​​medicamentos ou alternativas naturais, como chás e frutas com propriedades digestivas.

Chás com propriedades digestivas

chás digestivos

Boldo

É uma planta medicinal muito conhecida e utilizada para ajudar a combater, principalmente, sintomas de má digestão. Isto, devido á substâncias como a lactona e boltina, que ajudam no processo da digestão dos alimentos, na digestão de gorduras, além de favorecer no bom funcionamento do fígado. E não para por aí! O chá de boldo ainda pode ser usado no auxílio do emagrecimento, por possuir propriedades diuréticas.
Contudo, o uso do chá de boldo deve ser moderado.


Cáscara Sagrada

É uma erva composta por propriedades laxativas e digestivas devido aos compostos antraquinônicos presentes na planta, devido a esta razão é indicada nos casos de má digestão. As substâncias da Cáscara Sagrada fazem com que a bile derreta a gordura consumida e facilite sua eliminação.
Seu uso é contraindicado para gestantes, lactentes e mulheres que estão no período menstrual.


Hibisco

Na medicina tradicional, é utilizada como diurético, para tratamento de desordem gastrointestinal, infecções hepáticas, febre e hipertensão.
O chá de hibisco é rico em substâncias antioxidantes, como os flavonoides e ácidos orgânicos que contribuem ativamente para a saúde, e está sendo utilizado no auxílio do processo de emagrecimento.


Poejo

Poejo

O poejo (Mentha pulegium), possui aroma idêntico à hortelã e é muito conhecido por suas propriedades medicinais, podendo ser aplicado no tratamento de diversas doenças como diabetes, má digestão, gripes e resfriados.
O chá de poejo conta com propriedades antiespasmódicas, antissépticas, vermífugas, digestivas, antirreumáticas, cicatrizantes, anti-inflamatórias, carminativas, expectorantes, calmantes, entre outras. Seu princípio ativo é a pulegona.