4 Chás para descer a menstruação atrasada

Os chás para descer a menstruação atrasada são aqueles que causam a contração do músculo uterino e que, por isso, estimulam a descamação do útero.

A maior parte dos chás usados para este fim não possuem comprovação científica em humanos, mas são utilizados muito frequentemente na medicina tradicional de alguns continentes, especialmente na América do Sul, África e Ásia. Além disso, algumas plantas também possuem resultados comprovados em investigações feitas em ratos.

Antes de tomar qualquer um destes tipos de chá, é necessário que a mulher faça um teste de gravidez para ter certeza que não está grávida, para não prejudicar o desenvolvimento do bebê, pois qualquer chá indicado para descer a menstruação pode afetar gravemente a gestação. Veja Também: 8 chás diuréticos para inchaço e retenção de líquidos.

1 – Chá de angélica

Uma erva muito eficiente na liberação do sangue é a chamada angélica. As propriedades dessa planta permitem que você estimule a menstruação a partir do seguinte preparo: Insira cerca de 10 gramas de raiz de angélica em um recipiente com água fervente. Após o líquido ficar morno, beba aproximadamente três vezes ao dia.

2 – Chá de agoniada

Esse tipo de remédio caseiro funciona ao incluir 5 gramas de flores de agoniada em cerca de meio litro de água, que deve estar fervendo. Aguarde um pouco para o líquido ficar morno. Em seguida, coe e tome uma média de três xícaras por dia até que a menstruação desça.

3 – Chá de canela

Outro medicamento caseiro muito útil é o chá de canela, cujas propriedades estimulam a circulação e coração, elevando a pressão, o que aumenta a contração do útero e, consequentemente, a liberação do sangue da menstruação. Basta separar uma canela em pau e colocar o alimento dentro de uma xícara com água fervendo. Vale ressaltar que a ingestão de canela é recomendada apenas para quem tem o intuito de adiantar a menstruação em cerca de dois dias do período menstrual ou forçar a descida do sangue quando o atraso for num período menor que 30 dias.

4 – Chá de arruda

O chá de arruda é altamente eficaz para fazer a menstruação descer. Como a erva possui propriedades abortivas, o consumo deve ser ainda mais controlado. Coloque duas colheres com flores e folhas de arruda em um pilão e soque bem a erva, que precisa ser triturada e deve passar uma noite dentro de uma vasilha com uma xícara de água fria.

Quem não deve tomar estes chás

Os chás para ajudar a descer a menstruação causam alterações no fluxo sanguíneo uterino ou na contração dos músculos do útero e, por isso, não devem ser utilizados quando existe suspeita de gravidez, já que podem causar graves alterações no desenvolvimento do bebê.

Além disso, como alguns chás podem ter efeito laxante, devido às alterações na contração dos músculos lisos, também não devem ser usados em crianças ou idosos, sem orientação de um médico.