7 Alimentos que ajudam a manter o cérebro saudável

Tempo de leitura: 4 minutos

Mudar hábitos errados por uma alimentação saudável pode fazer muito bem à saúde do nosso cérebro, responsável por quase todas as funções corporais. Há muitas evidências cientificas de que determinados alimentos podem melhorar a memória e o raciocínio, além de reduzirem o risco de doenças, como a doença de Alzheimer.
Se uma alimentação saudável faz bem para o corpo, que dirá para a saúde mental. Vários estudos comprovaram que alguns nutrientes têm mesmo uma afinidade especial com a massa cinzenta. Leia também: Benefícios da Folha de Beterraba –Receita com folha de beterraba.

Além disso, incluir esses alimentos em nossa dieta regularmente para cuidar do nosso cérebro, também devemos evitar o estresse e o abuso de substâncias tóxicas, tais como tabaco ou álcool.

A seguir, conheça alguns alimentos que ajudam a manter o cérebro em pleno funcionamento:

1. Chocolate amargo para um cérebro saudável

O consumo moderado de chocolate amargo no mínimo 60% de cacau oferece benefícios interessantes para o cérebro e para saúde do sistema nervoso.

O chocolate contém níveis elevados de antioxidantes que, após absorvidos, minimizam os efeitos negativos dos radicais livres nas células.
Além disso, o cacau fornece quantidades suficientes de vitaminas do complexo B e minerais necessários para evitar desequilíbrios nervosos e hormonais.
É recomendado para estimular a produção de serotonina e endorfina, dois neurotransmissores que controlam o estresse e a ansiedade.

2. Iogurte natural

O iogurte recomendado é natural para melhorar o funcionamento do cérebro é porque ele contém bactérias saudáveis que ajudam a protegê-lo. Contudo, o iogurte é o real MVP para quem busca mais concentração.

Por ser rico em aminoácido tirosina, que auxilia na produção de neurotransmissores — incluindo a norepinefrina e a dopamina. O iogurte fortalece o estado de alerta do nosso corpo ao mesmo passo que capacita nossa memória.

Assim, essas culturas vivas ajam diretamente sobre a saúde intestinal, sua absorção tem uma influência positiva para uma ótima saúde do cérebro.

3. Peixes azuis

Os peixes são as principais fontes naturais de ácidos graxos ômega 3, um tipo de gordura polinsaturada que confere benefícios saudáveis tanto à saúde do coração quanto à cognitiva.

Este nutriente contribui para a limpeza das artérias, uma vez que remove o colesterol e impede a formação de placa.

Suas propriedades anti-inflamatórias ajuda no processo de oxigenação das células e evitam o desenvolvimento de doenças crônicas, tais como acidente vascular cerebral.

4.Nozes

Para melhorar o celebro, as nozes são indicadas. Um estudo mostrou que esse alimento melhorou o desempenho mental das pessoas que comeram uma porção de nozes todos os dias. O motivo? Nas nozes, pesquisadores encontraram compostos que estimulam a produção de uma proteína de proteção do cérebro.

Além disso, pode existir outro benefício: 30g de nozes por dia reduz o risco de acidente vascular cerebral quase pela metade. Outro estudo, que contou com a participação de 15 mil mulheres de 30 anos, descobriu que as mulheres que comiam nozes cinco vezes por semana tinham uma melhor recordação e mais foco do que aquelas que evitavam comer.

5.Abacate

O abacate tem gorduras saudáveis ​​e antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce das células cerebrais. Seus ácidos graxos ômega 3, aliados à sua vitamina E, neutralizam os efeitos nocivos dos radicais livres e previnem o declínio cognitivo.

Além disso, o fruto é rico em vitaminas B6, B12, C e E, além de selênio, luteína, colina e outros compostos fundamentais para os neurônios.

Onde você também encontra gorduras boas;

  • Azeite de oliva
  • Amêndoa
  • Amendoim
  • Castanha-do-pará
  • Gergelim
  • Óleo de canola

6. Azeite de oliva

As gorduras boas ​​contidas no azeite de oliva extra virgem são úteis para remover o colesterol ruim (LDL) das artérias. Este (LDL) está associado com distúrbios cardiovasculares, tais como acidente vascular cerebral.

A ingestão do azeite aumenta o bom funcionamento das células e a circulação sanguínea, o que é crucial para manter o cérebro saudável.

Consumir regularmente esse alimento é uma ótima maneira de promover o bem-estar cognitivo. Inclua-os em sua dieta regular e obtenha todos os seus benefícios.

7. Suco de uva

Encha sua taça com suco de uva roxa integral e faça um brinde: vida longa e saudável aos polifenóis! São esses os compostos responsáveis pela fama da bebida. Em Porto Alegre, um estudo foi realizado com 35 idosas comprovou que o consumo diário de 400 mililitros melhora a função cognitiva.

“Os polifenóis penetram a barreira hematoencefálica, que protege o cérebro, e inibem danos ligados ao excesso de radicais livres”, conta a biomédica Caroline Dani, do Centro Universitário Metodista IPA e uma das autoras da pesquisa.

Incluir esses alimentos em sua dieta é uma forma de proteger e turbinar seu cérebro, aumentando seu estado de alerta, melhorando sua memória e seu humor.

Publicidade