Cáscara Sagrada muito utilizada como laxante natural

cáscara sagrada para que serve

 Popularmente conhecida por cáscara sagrada é uma planta medicinal muito utilizada para tratar a prisão de ventre, devido ao seu efeito laxante que promove a evacuação das fezes.

O seu nome científico é Rhamnus purshiana D.C e pode ser comprada em lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação. Ou seja, é recomendado uma ingestão maior de fibras, líquidos e alimentos funcionais.


extrato da cáscara é metabolizado pelas bactérias intestinais, havendo a produção de substâncias que estimulam a movimentação do intestino, facilitando a evacuação.

Cáscara sagrada no tratamento de prisão de ventre

É bem comum a prescrição de laxantes para auxiliar no tratamento da constipação intestinal, principalmente em crianças, jovens, idosos e mulheres na menopausa. Mas, é importante não abusar de substâncias laxativas.

A ação dos laxantes estimulam de modo artificial o intestino grosso, mas sua ação depende da absorção dos nutrientes e água. Ou seja, se ingerido constantemente, os laxantes podem estimular uma elevada perda de água do organismo, o que pode conduzir a uma desnutrição grave.


Evidências científicas apontam que a Cáscara Sagrada deve e pode ser prescrita como laxante natural. Mas somente nos casos em que realmente há impossibilidade de evacuação mesmo adotando mudanças no estilo de vida e na alimentação.

Ela age como um laxante natural devido à presença de compostos catárticos e purgantes que fazem contrações no cólon e aumento dos movimentos peristálticos, facilitando a eliminação das fezes.

Toxidade e contraindicação da Cáscara Sagrada

Por fim, quem opta em fazer o uso da planta como um laxante natural para o tratamento da prisão de ventre, deve ficar atento para possíveis reações. Em primeiro lugar, seu uso não deve ser prolongado, muito menos ingerido em altas doses.

Ou seja, seu uso contínuo não deve ultrapassar uma semana, nem ingerir mais que 1g ao dia da cáscara sagrada seca quando aplicado em chás. Além disso, seu uso é contraindicado na gravidez, lactação e para menores de 6 anos.

Efeitos colaterais da Cáscara Sagrada


Apesar de possuir muitos benefícios, o uso da cáscara sagrada pode levar à ocorrência de alguns efeitos colaterais, como:

  • Cansaço;
  • Cólica abdominal;
  • Diminuição de potássio no sangue;
  • Diarreia;
  • Falta de apetite;
  • Má absorção de nutrientes;
  • Náuseas;
  • Perda da regularidade para defecar;
  • Irmã excessivamente ;
  • Tontura;
  • Vômitos.


Para evitar os possíveis efeitos colaterais, é indicado fazer uso da cáscara sagrada sob orientação médica e seguindo as doses diárias sugeridas pelo fabricante, que normalmente é de 50 mg a 600 mg por dia dividido em 3 doses diárias, no caso da cáscara sagrada em cápsula.

Chá de cáscara sagrada

A casca seca da cáscara sagrada é utilizada para fazer chás e infusões. 

Modo de preparo: colocar 25 g de cascas numa panela com 1 litro de água fervente, deixando repousar por 10 minutos. Beber 1 a 2 xícaras por dia.

Confira 8 benefícios da Cáscara Sagrada para Saúde

1- Retarda os sinais de envelhecimento

Saiba que esta planta tem propriedades anti-envelhecimento que ajudam a atenuar as rugas e manchas na pele que surgem com o passar dos anos. A pele fica mais jovem e saudável!

2- Atenua os efeitos da acne

O chá de Cáscara Sagrada pode ser utilizado para tratar as marcas do acne principalmente, no caso dos adolescentes! Segundo os especialistas de estética, pode aplicar este chá frio sobre o rosto como tratamento e prevenção da acne. Mas, muita atenção, consulte sempre o seu médico ou dermatologista.

3- Tem propriedades hidratantes

A Cáscara Sagrada tem propriedades hidratantes. E, por isso, é muitas vezes utilizada em vários produtos corporais. Porquê? Porque assim consegue manter uma pele fresca e hidratada, seja verão ou inverno.

4- Melhora a saúde capilar

Saiba que a Cáscara Sagrada, para além de limpar o nosso organismo, também ajuda a evitar problemas relacionados com o couro cabeludo. Esta erva ajuda a eliminar piolhos e caspa. Tal como os produtos corporais, também existem produtos para o cabelo feitos à base desta planta fantástica. Para além disso, se sofre de problemas relacionados com queda de cabelo, pode tomar suplementos desta erva, assim evita os bloqueios dos poros do couro cabeludo, que consequentemente causam a queda do cabelo.

5- Combate a prisão de ventre

Esta erva é muito conhecida por combater a prisão de ventre graças às suas propriedades laxantes que ajudam a limpar o cólon. E, claro, também ajuda a regular o sistema digestivo. Trata-se de uma planta muito utilizada na obstipação ocasional (causada por mudanças nos hábitos alimentares, viagens, factores emocionais, medicamentos, etc..).

6- Trata problemas gástricos e cálculos biliares

As propriedades desta erva facilitam a digestão e melhoram as funções gastrointestinais do organismo. A Cáscara Sagrada também ajuda a tratar e prevenir os cálculos biliares. Segundo especialistas esta erva melhora a digestão dos alimentos, impedindo a acumulação de “pedras”.

7- Contribui para a perda de peso

Por ter propriedades laxantes, esta erva é aconselhada por alguns médicos em dietas de emagrecimento, promovendo a perda de peso. No entanto, deve ser sempre conciliada com uma alimentação equilibrada.

8- Ajuda a acabar com as insónias

Estudos comprovaram que esta erva pode ser bastante eficaz a acalmar os nervos, ajudando a combater a insônia e melhorando a qualidade do seu sono.

Michele Salvino
Meu nome é Michele Salvino. Estou no último semestre da faculdade de Nutrição. Sou apaixonada pelo estilo de vida saudável, por práticas que facilitem o bem-estar.