Café com óleo de coco: Para que serve, como tomar e benefícios

O café com óleo de coco ficou famoso nas redes sociais, já que agora a moda é ser fitness. Afinal, a bebida contém propriedades termogênicas e virou sensação de algumas famosas.

Basicamente, alguns consultores nutricionais acreditam que o café com óleo de coco é benéfico para a saúde. Antes de tudo, um investigador chamado Dave Asprey dos Estados Unidos, pesquisou durante 15 anos essa combinação. Além disso, a ideia era pesquisar um produto acessível e que pudesse dar um up na saúde.

Sendo assim, como um ótimo resultado, o café com óleo de coco mostrou ser eficaz nos níveis de atenção e energia no corpo das pessoas. Além disso, mostrou ter resultados também no auxílio em redução de peso. Nesse sentido, Dave relata que a ingestão regular da mistura estimula o organismo a se adaptar.

Para que serve o café com óleo de coco?

A saber, a bebida foi batizada com nome de bulletproof coffee. Dessa forma, os benefícios da mistura são inúmeros e podem auxiliar em uma boa saúde. A princípio, vamos explicar o benefício de cada um dos componentes:

Propriedades do café

rimeiramente, o café é fonte de cafeína e é uma substância que estimula o sistema nervoso. Consequentemente, aumentando no estado de alerta das pessoas. Em seguida, ele ajuda a melhorar o foco e a concentração, estimulando em sua ação termogênica.

Como resultado disso, para os praticantes de atividade física, ele ajuda na queima de gordura. Já que ele disponibiliza ácidos graxos livres para serem queimados. Por fim, guarda-se um estoque de glicose nos músculos.

Propriedades do óleo de coco

O óleo de coco é extraído do coco, um fruto pertencente à família das Arecaceae gênero
e espécie Cocos nucifera L. Possui em sua composição química, ácidos graxos de cadeia
média (Triglicerídeos de cadeia média — TCM), que apesar de serem gorduras saturadas,
são de fácil metabolização pelo organismo. Além de sofrerem menos oxidação, tanto no
ambiente como no nosso organismo. Significa que, ele gera energia e evita o acúmulo de gordura.

Em síntese, o óleo de coco auxilia no aumento de HDL, tem propriedade anti-inflamatória, ajuda na redução do colesterol. Por fim, ele também favorece na promoção da sensação de saciedade e no sistema imunológico.

cafe com oleo de côco em jejum

Como fazer café com óleo de coco em casa?

O ideal é que a bebida seja consumida apenas uma vez ao dia, se possível pela manhã. Vamos ensinar como fazer o café com óleo de coco, é muito fácil e rápido:

Basicamente, você vai preparar 200 ml de café quente e duas colheres de sopa de óleo de coco. Em seguida, bata a mistura em um mixer, coqueteleira ou ventilador, para obter uma bebida mais cremosa e de cor mais clara.

Por fim, sirva e saboreie, de preferência sem colocar açúcar!

Quem não deve tomar

“Pessoas que apresentam hipertensão, colesterol elevado, e uma dieta predominantemente de carne vermelha, embutidos, queijos amarelos, manteiga, ovo, frituras, doces, etc. A prática não é muito recomendado para quem tem uma alimentação desequilibrada”, explica a nutricionista.

Café com óleo de coco pode engordar (caso seja tomado de forma exagerada)?

Com certeza. “Vale ressaltar que o óleo de coco é um tipo de gordura, o qual apresenta um elevado valor calórico. Caso seja consumido fora de um contexto saudável e equilibrado, pode promover o acúmulo de gordura corporal”.

Michele Salvino
Meu nome é Michele Salvino. Estou no último semestre da faculdade de Nutrição. Sou apaixonada pelo estilo de vida saudável, por práticas que facilitem o bem-estar.