Bolinhas no braço? A causa poderá te surpreender (Queratose Pilar)

Bolinhas no braço: o que são e como eliminá-las?

São principalmente as mulheres que às vezes apresentam o dorso dos braços coberto por pequenos grãos rugosos que podem ser amarelos ou vermelhos claros. Esse problema, que muita gente chama de “pele de frango” ou “pele de galinha”, também pode aparecer nas pernas ou em outras áreas, e nenhum homem está completamente isento dele.

Pois, essas lesões muitas das vezes confundidas com foliculite ou alergias, mas se tratam de outra condição cutânea muito comum e incomodativa. Conhecida pelos médicos como queratose Pilar, essas bolinhas se tratam de uma condição genética que pode aparecer em homens e de mulheres.

De acordo com alguns especialistas a aparência deste defeito na pele, conhecido como queratose pilar. (pois, há um excesso de queratina na pele). Poderia estar relacionado à intolerância ao glúten, ou seja, à hipersensibilidade que algumas pessoas têm às proteínas encontradas no trigo, cevada, espelta e outros cereais. Além disso, a carência de alimentos ricos em vitamina A e ácidos graxos, resultantes de má absorção intestinal causada pelo glúten.

Queratose Pilar e intolerância ao glúten

A queratose pilar nem sempre é um sintoma de intolerância ao glúten, mas a probabilidade de se tratar desse problema aumenta se, com a aparência dessas bolhas, você também notar:

  • Dor de estômago ou inchaço: especialmente depois de comer alimentos que contenham glúten.
  • Atordoamento e tontura: sempre depois de consumir alimentos com glúten.
  • Pele irritada: seca ou com comichão em outras áreas do corpo (incluindo urticária)
  • Enxaqueca crônica
  • Mudanças de humor repentinas
  • Fibromialgia: dor nos tendões e músculos

Se você notar a aparência dessas bolhas, aconselhamos que você tente eliminar o glúten de sua dieta, pelo menos por um período, para avaliar se há qualquer melhora nos sintomas.

O conselho para consultar um especialista é sempre válido, neste caso um dermatologista, que fará todas as investigações necessárias e recomendará um tratamento indicado para tua situação específica.

Como eliminar as bolinhas no braço? (Queratose Pilar)

Bolinhas no braço

Tentar arrancar ou espremer com as unhas são opções que está fora de cogitação. Conforme a especialista, isso só aumenta as chances de gerar uma inflamação ou infecção.
Mas, para quem não gosta de ter essas bolinhas na pele, a boa notícia é que existem duas formas muito simples de eliminá-las em casa, gastando muito pouco. Abaixo a gente ensina como fazer:

Tomar sol

Apenas 10 minutos de banho sol diariamente já é o suficiente para melhorar o aspecto das bolinhas no braço em pouco tempo. O melhor período para se expor ao sol, como você já deve saber, é entre 9h e 10h da manhã, ou após as 16h, sempre com protetor solar.

A saber: usar menos roupas de manga ou menos calças, no caso de bolinhas nas coxas, também ajuda bastante a deixar a região ventilada e a evitar que os folículos fiquem entupidos.

Esfoliar a pele

Para se livrar do queratose pilar, você pode esfoliar a região afetada todos os dias ou, pelo menos, uma vez por semana. Além disso, é possível usar vários tipos de produtos, industrializados, manipulados ou feitos em casa; sempre na hora do banho, quando o vapor do chuveiro ajuda a abrir os poros.

Logo após a esfoliação, é preciso enxugar bem a pele e aplicar hidratante. De acordo com a dermatologista, cremes a base de ureia de 10% a 15% ajudam a potencializar os resultados e acalmar o aspecto áspero da pele.