Sabugueiro benefício contra inflamações, reumatismos, gripes e laxativo!

Sabugueiro benefícios contra inflamações, reumatismos, gripes e é laxativo

Os Benefícios do Sabugueiro são diversos, pois ele possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde. Além disso, o sabugueiro é uma fruta da árvore mais velha que tem sido usado por vários séculos em países como Europa, Ásia Ocidental, América do Norte e África do Norte como um remédio popular. Sabe-se que possui muitas propriedades medicinais e tem sido usado eficazmente para diminuir o colesterol, melhorar o sistema imunitário, melhorar a visão, e tratar constipações, gripe, tosse e infecções.

O efeito terapêutico do sabugueiro é atribuído, principalmente, à presença de elevados níveis de flavonoides antioxidantes. O sabugueiro cozinhado é usado como um agente aromatizante em produtos alimentares e vinho. Eles também são usados para fazer geleias e tortas. No entanto, o sabugueiro cru e outras partes do sabugueiro são venenosos.

Para que serve o sabugueiro?

Seu chá possui ativos com propriedades medicinais, que atuam diretamente contra as doenças. Entre os ativos presentes, é importante citar, devido a sua ação, os flavonoides, taninos, óleos essências, além de também ser rico em vitamina C e ácidos múcicos. No caso, os flavonoides presentes em sua composição, protegem as células dentro do corpo e pode reduzir a degeneração celular, além de ajudar na diminuição de doença cardíaca e ataque cardíaco.

Pode tomar chá de sabugueiro?

Porém, para uso interno, o sabugueiro deve ser consumido seco. Quando usado fresco, há relatos de toxidade causada pela planta, isto porque ele contém um glicosídeo de cianeto de indução. Se usado de forma correta, atua no organismo como um laxante, anti-inflamatório, sudorífico, antifebril, antigripal e desintoxicante. Ele também pode auxiliar no tratamento do sarampo, de viroses, bronquites, ácido úrico, tosses, retenção urinária e varizes. Se usado externamente, o sabugueiro auxilia no tratamento de dermatoses, erupções cutâneas, queimadura, manchas na pele, calos, dores articulares e conjuntivite.

sabugueiro para que serve

Como preparar o Chá de Sabugueiro?

As partes utilizadas para preparar o chá são as suas flores, folhas e parte interna do caule, porém, secas. Você vai precisar de 1 colher (de sopa) de flores secas de sabugueiro e 1 xícara de água. Com os ingredientes em mãos, você irá adicionar uma colher de sopa de flores secas em uma xícara de água fervente. Após o preparo da infusão, deixe em repouso por 10 minutos. Coe e tome três xícaras deste chá ao dia.

Como preparar o Xarope de Sabugueiro?

Além disso, do chá, que pode ser utilizado para tratar diversos males da saúde, existe ainda uma receita caseira especifica para tratar a tosse e a renites: o xarope de sabugueiro. Para preparar o xarope, você irá precisar de 4 a 5 ramas de sabugueiro, 500 g de açúcar ou 500 ml de mel e 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Numa panela, ferva a água e o açúcar por cerca de 10 minutos. Adicione as ramas de sabugueiro e deixe ferver por 4 minutos. Retire do fogo, cubra, deixe descansando por 2 horas e depois peneire. Cozinhe novamente e coloque em garrafas. Caso faça com o mel, prepare normalmente a infusão, coe e misture lentamente em um liquidificador a infusão junto ao mel.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do sabugueiro podem incluir reações alérgicas variadas. Além disso, os frutos do sabugueiro se consumidos em excesso podem ter um efeito laxativo.

Quem não deve usar

O sabugueiro está contraindicado para grávidas e lactantes.

Michele Salvino
Meu nome é Michele Salvino. Estou no último semestre da faculdade de Nutrição. Sou apaixonada pelo estilo de vida saudável, por práticas que facilitem o bem-estar.