Qual os benefícios do maxixe para a saúde?

Conhecido popularmente como maxixe, a Cucumis anguria é uma planta rasteira que possui frutos ovalados com pequenos espinhos moles e não pontiagudos. No Brasil, ele é largamente consumido nas regiões nordeste e norte na culinária popular, sendo preparado em ensopados, em moquecas e em cozidos. Devido às propriedades do maxixe, o fruto proporciona diversos benefícios à saúde como a melhora do sistema imunológico, prevenção à osteoporose e distúrbios da próstata, além de auxiliar em casos de cálculo renal (pedras nos rins) e hemorroidas.

Benefícios do maxixe

Para a maioria das pessoas no sul e sudeste do Brasil, o maxixe é um fruto quase que desconhecido. Por outro lado, o fruto é bem popular na região norte e nordeste, principalmente em sua culinária. O maxixe é composto por nutrientes importantes para o organismo, como o zinco, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e sódio, além de vitaminas C e do complexo B, clorofila e betacaroteno. Desse modo, o zinco presente em sua composição, possui propriedades importantes para o bom funcionamento do organismo, sendo essencial no metabolismo do açúcar e de proteínas.

Benefícios do maxixe para o colesterol

Essas propriedades auxiliam na prevenção de problemas na próstata, na diminuição dos depósitos de colesterol, na cicatrização de ferimentos internos e externos, além de eliminar manchas brancas nas unhas. Além disso, o fruto também possui quantidades significativas de cálcio, um mineral que participa na manutenção de ossos, dentes e cartilagem, além de regular o relaxamento e a contração muscular. Já o ferro presente no maxixe, auxilia na prevenção de anemias.

Benefícios do maxixe para diabetes

Existem ainda, relatos de que o consumo regular do seu suco atua diretamente no controle de diabetes (diminuindo a glicemia) e no processo de emagrecimento (causando maior saciedade e reduzindo a vontade de comer). Quem deseja se beneficiar com as propriedades presentes no fruto, deve lembrar de consumir o alimento cru. Quando cozido, o fruto perde alguns de seus nutrientes, entre eles o zinco.

Receitas de suco de maxixe

maxixe é bom para quê

1. Suco natural de maxixe

Ingredientes:

  • 2 maxixes médios;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

  1. Lavar bem os maxixes e raspar levemente a sua casca;
  2. Cortar os maxixes em pedaços e colocar no liquidificador juntamente com a água;
  3. Bater e servir imediatamente.

2. Suco de maxixe com maçã e laranja

Ingredientes:

  • 1 maxixe médio sem casca cortado em pedaços;
  • 1 maçã pequena picadinha;
  • 200 ml de suco de laranja natural.

Modo de preparo:

  1. Lavar bem o maxixe e a maçã;
  2. Levá-los ao liquidificador juntamente com o suco de laranja e bater. Servir-se imediatamente.

É importante tomar o suco natural de maxixe logo após depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação, que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz, pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.
Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo. Para aproveitar o máximo do valor nutricional, recomenda se preparar o suco com alimentos frescos.