7 Benefícios do Limão – Para Que Serve e Propriedades

O limão é uma fruta cítrica pequena e pode ser encontrado em diversas variedades, todas muito ricas em sabor. Há muitos benefícios do limão para a saúde e boa forma também. Ele contém muitas vitaminas e minerais e pode ser usado de várias maneiras, como suco, tempero para salada, adicionado em bebidas, em conservas, sopas e sobremesas. Entenderemos a seguir detalhes sobre as propriedades do limão e para que serve exatamente.

O limão é uma fonte riquíssima de vitamina C, conhecida por seus benefícios à saúde e também à beleza. Ela age na luta contra os radicais livres e tem ação na renovação celular, ou seja, ajuda a melhorar a saúde como um todo e a rejuvenescer de dentro para fora.

Entre outros benefícios, o limão também serve como antibactericida e antiviral, ajuda na digestão, combate vermes, ajuda no combate ao estresse, à ansiedade e a depressão.

Por que comer limão faz tão bem para a saúde?

1 – Combate gripes e resfriados: 

O limão possui uma grande quantidade de vitamina C, responsável por impedir as inflamações no organismo e melhorar os mecanismos de defesa, fortalecendo assim o sistema imunológico e diminuindo o desenvolvimento de gripes, resfriados e outras enfermidades.

2 – Possui efeito detox no organismo: 

Presente na alimentação detox, o limão possui propriedades que ajudam a limpar o corpo, favorecendo o processo digestivo e a absorção de outros nutrientes. Esse efeito ainda é capaz de desinchar o corpo.

3 – Previne o envelhecimento precoce: 

Por ser uma perfeita fonte de antioxidantes, a fruta é melhora a qualidade da pele, impedindo a degeneração das células e o aparecimento de rugas e marcas de expressão. Fonte também de vitamina A, o limão mantém a pele hidratada e limpa por mais tempo.

4 – Diminui os riscos de câncer: 

Os compostos químicos presentes na fruta, tal como os “limonoides”, são responsáveis por atuar na diminuição das células cancerígenas, causadoras do câncer de pele, mama, pulmão, boca, estômago e cólon.

5 – Faz bem ao coração: 

O mineral potássio torna o limão essencial para diminuir os níveis da pressão arterial e melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular, reduzindo as chances de infarto ou derrame.

6 – Previne a anemia: 

O limão também possui o ferro em sua composição, sendo ideal para prevenir a anemia, diminuir a fadiga, tontura e dores de cabeça causadas pela deficiência do mineral no organismo.

7 – Favorece o emagrecimento: 

Além de desintoxicar o organismo, a fruta também possui fibras alimentares em sua composição, sendo importante para garantir saciedade, ajudar a diminuir as medidas e ainda favorecer o processo digestivo, impedindo a constipação e prisão de ventre.

Um pouco sobre o limão

O suco de limão é usado frequentemente para fazer limonada e como tempero. Ele contém seis por cento de ácido cítrico em sua composição, o que o torna azedo. O limão também contém vitamina C, cálcio, ácido fólico, vitamina B5, vitamina B3, vitamina B1 e B2, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, bem como açúcar, carboidratos e fibras.