5 benefícios da planta terramicina: o verdadeiro antibiótico natural

Você sabe quais são os principais benefícios da planta terramicina? Provavelmente se ainda não ouviu, em algum momento com certeza você vai ouvir sobre essa planta.

Isso porque, hoje essa simples planta, é considerada por muitos como um verdadeiro antibiótico natural, onde muitas pessoas a procuram para diversas finalidades, principalmente no combate a dores.

Um dos públicos que são fortes e procuram bastante por ela atualmente são as mulheres, visto que o seu chá, por exemplo, combate diretamente contra as cólicas menstruais.

No entanto, você deve saber que esse não é o seu único benefício, onde a terramicina oferece uma série de vantagens para diversos outros problemas.

Por fim, para você entender melhor, citaremos todos os principais benefícios da planta terramicina, o verdadeiro antibiótico natural.

O que é a planta terramicina?

Planta terramicina
Planta terramicina

Popularmente também conhecida como Perpétua-do-Brasil ou Perpétua-do-mato, a Terramicina é uma planta considerada medicinal, onde as infusões e suas folhas é considerada diurética, digestiva, e também “doril”, ou seja, que atual no combate as dores.

Além disso, em muitos locais do Brasil e também no mundo, essa planta também vem sendo usada como um verdadeiro antibiótico.

Atualmente, cada parte da planta e a forma de uso pode ser usada para o tratamento de algum tipo de problema específico.

As principais formas de uso são através do chá da folha ou das flores, ou através do extrato da planta.

Isso porque, o chá feito da planta terramicina, pode ser uma grande opção totalmente natural para inflamação e, e as suas flores, para a tosse.

E, comprovadamente, a sua composição acaba colaborando diretamente para o alívio de diversos problemas.

Dessa forma, estudos fitoquímicos preliminares feitos com A.brasiliana indicaram a presença de terpenos, esteroides e compostos fenólicos.

Nesse sentido, a junção de alguns componentes acabou trazendo uma ação analgésica, equivalente a medicamentos farmacêuticos que você conhece, como o paracetamol.

Então, sim, hoje ela é considerada uma planta bastante medicinal, e pode trazer uma série de benefícios totalmente naturais.

Quais são os benefícios da planta terramicina?

Como já citamos, a planta terramicina possui uma série de benefícios a saúde, sendo usada como uma forma medicamentosa em muitas regiões do país.

Desse modo, muitas pessoas afirmam que o bem-estar é sempre certo, e a melhora está sempre presente.

Se você nunca fez o uso, e deseja conhecer mais, confira a seguir quais são os principais benefícios da planta terramicina:

Combate a tosse

Uma das principais finalidades que hoje a planta terramicina é bastante utilizada, se trata do combate a tosse.

Sendo assim, principalmente nos tempos de inverno, onde a probabilidade de gripes e resfriados são maiores, a utilização desse tipo de medicamento natural se torna bastante alta.

Para o combate a tosse, utiliza-se das flores da planta, onde é feito o chá e consumido por volta de umas 3 vezes ao dia.

Ação digestiva e depurativa

Para você que está se sentindo muito inchado ou sofre com problemas gástricos, a planta terramicina pode ser uma grande aliada.

Isso porque, na sua composição, existem alguns componentes que tem uma ação digestiva e também depurativa.

Nesse sentido, você pode fazer o uso do chá da terramicina diretamente para o combate de problemas gástricos, e também, para limpar as toxinas do corpo.

Não é à toa que muitas pessoas utilizam desse chá também em dietas, afim de potencializar os resultados.

Diurético

Se você sofre com problemas de retenção de líquido, ou um aparecimento constante de celulites, a planta terramicina é bastante indicada.

Desse modo, ela pode atuar no corpo com um efeito diurético, aumentando a eliminação de urina, reduzindo à celulite e a retenção de líquido.

Combate a inflamação

Como já citamos anteriormente, uma das grandes características da planta terramicina se trata do seu combate a inflamação.

Até porque, ela possui em sua composição, componentes que atuam diretamente com uma ação antibiótica, o que vai ajudar na redução das dores e inflamações.

Daí você consegue tirar o porque ela é popularmente conhecida como um antibiótico natural.

Cistite

Se você é mulher, certamente já deve ter ouvido falar da cistite.

Caso não conheça, cistite é uma inflamação na bexiga, conhecida também como infecção urinária, muito comum em mulheres.

Nesse sentido, o chá da terramicina além da sua ação anti-inflamatória, ou seja, que vai ajudar a combater as dores, ele ainda atua diretamente para eliminar a bactéria Escherichia coli causadora da cistite.

Para quem não é indicado a planta terramicina?

Até o determinado momento não existem estudos suficientes que acabe gerando uma contraindicação a essa planta.

No entanto, devido não ter esses estudos, especialistas afirmam que é melhor não utilizar em grávidas e lactantes.

Além disso, não é indicado o uso também em crianças menores de 12 anos.

Ainda não existem estudos que comprovem algum efeito colateral nesse público, mas devido ao estado, se torna importante evitar o uso.

Não há também relatos de efeitos adversos e/ou tóxicos, ou também de Interações medicamentosas.

Como fazer o chá e aproveitar os benefícios da planta terramicina

Para fazer o chá da terramicina e aproveitar todos os seus principais benefícios, saiba que é bastante simples.

Siga os passos:

  1. Coloque 200 a 300ml de água no fogo até que ela comece a ferver
  2. Quando começar a ferver, coloque as folhas ou flores da terramicina e desligue o fogo
  3. Deixe tampado abafando por 15 minutos
  4. Por fim, basta servir

Se preferir, você pode colocar uma quantidade de água e da terramicina um pouco maior, para fazer o chá que será tomado durante o dia.

Você pode fazer o uso dele ainda quente ou morno.

Considerações finais

Agora que você conhece os diversos benefícios da planta terramicina, o verdadeiro antibiótico natural, o que está esperando para começar a usar hoje mesmo?

Nos vemos em breve.

Michele Salvino
Meu nome é Michele Salvino. Estou no último semestre da faculdade de Nutrição. Sou apaixonada pelo estilo de vida saudável, por práticas que facilitem o bem-estar.