9 Benefícios da goiaba e do chá da folha de goiaba para o cabelo

do chá da folha de goiaba

Benefícios da goiaba: Você sabia que a goiaba tem em sua composição substancias que são capazes de prevenir doenças como o câncer, doenças do intestino e ainda minimizar as cólicas do período menstrual?

Um pouco mais sobre a goiaba

Apesar de ser muito conhecida e cultivada no Brasil, a goiaba é uma fruta vinda da América Central, e seu nome cientifico é Psidium guajava.

É uma fruta muito admirada pelo seu sabor doce e um pouco azedo, sua polpa pode ser encontrada em tons rosa, vermelhos e brancos, com várias sementes que tendem a amadurecer na estação mais quente do ano: o verão.

No Brasil, as pessoas tem o hábito de consumir a fruta, porém, os seus benefícios também podem ser aproveitados pelo chá.

Inclusive, algumas pesquisas realizadas já confirmaram que o extrato retirado das folhas de goiaba tem benefícios similares aos que podemos encontrar no chá, tais como: redução de dores associadas às cólicas menstruais, controle das taxas de açúcar no sangue e controle do colesterol.

Fizemos uma lista desses benefícios para que você possa pensar em como essa fruta pode te ajudar a melhor a sua saúde.

Benefícios da folha de goiaba

Muitas pessoas consomem a fruta goiaba sem saber o quanto ela faz bem a saúde. Continue lendo e descubra um pouco mais sobre os benefícios da folha da goiabeira.

Auxilia a controlar as taxas de açúcar do sangue

Alguns estudos realizados indicam que a goiaba tem substancias que são capazes de ajudar no controle dos níveis de açúcar do nosso corpo.

Pesquisas realizadas em animais revelaram que o extrato da folha de goiaba contribuiu para reduzir os níveis de açúcar do organismo dos animais e ainda aumentou a resistência à insulina.

Estudos realizados com pessoas apontaram que o chá da fruta é capaz de melhorar as taxas de açúcar logo após as refeições. Esse mesmo estudo comprovou que os níveis se mantiveram no mesmo percentual durante duas horas após a ingestão do chá.

É um conservante natural

Uma pesquisa que analisou o extrato retirado a partir das folhas de goiabeira do Brasil verificou que nele existe uma substancia antimicrobiana que pode funcionar como um conservante natural.

Isso significa que o extrato das folhas de goiaba pode ser uma ótima opção para conservar alimentos no futuro, reduzindo o uso de conservantes artificiais.

Contribui para a saúde do seu coração

A folha da goiaba pode auxiliar a manter a saúde do seu coração em dia de várias formas. Isso se deve ao fato da goiaba ser rica em antioxidantes, potássio e muitas vitaminas.

Além disso, o consumo de goiaba também esta relacionado a redução da pressão arterial, do colesterol ruim (colesterol LDL) e ao aumento das taxas do colesterol bom (colesterol HDL).

E como a pressão alta e alto índice de colesterol ruim esta fortemente atrelado à doenças do coração, podemos dizer que consumir a goiaba é uma ótima opção para cuidar do coração por meio da alimentação.

Reduz cólicas menstruais

Muitas mulheres sofrem com as famosas cólicas menstruais que aparecem antes da menstruação. A boa notícia é que algumas pesquisas feitas apontaram que ingerir certa quantidade de extrato da folha de goiaba pode ajudar a regular a intensidade das cólicas.

Melhora o funcionamento do intestino

Apenas uma goiaba já tem em sua composição mais de 10% da quantidade recomendada de fibras para o bom funcionamento do intestino. Por isso, colocar essa fruta no cardápio pode ser muito benéfico para aqueles que sofrem de intestino preso.

Em casos de intoxicação alimentar, o extrato da folha de goiaba também pode ser usado para diminuir a intensidade e a duração das diarreias.

É uma boa fruta para quem procura perder peso

Por conter menos de 40 calorias, essa fruta é ideal para pessoas que estão em uma dieta de baixas calorias.

Além disso, as goiabas são ricas em fibras, que são substancias que dão mais saciedade para as pessoas, de forma que, a fruta pode facilmente substituir um lanche calórico ou pouco nutritivo.

Previne o câncer

Estudos realizados em tubos de ensaio comprovaram que o extrato retirado da folha de goiabeira tem a capacidade de prevenir e até mesmo de evitar que células cancerígenas cresçam!

Médicos e especialistas devem saber o motivo exato dessas pesquisas terem gerado resultados tão positivos, contudo, podemos dizer que possivelmente, essa prevenção se deu por causa dos altos níveis de substancias antioxidantes que não deixam que os radicais livres prejudiquem as células, que é um dos motivos do câncer.

Melhora seu sistema imunológico

Você sabia que a goiaba tem mais vitaminas C do que a laranja?

E essa vitamina já é muito conhecida por melhorar o sistema imunológico do nosso corpo, fazendo com que ele consiga se livrar de possíveis vírus e bactérias com mais facilidade.

Outra vantagem é que a goiaba pode fazer com que as suas gripes durem menos tempo, porém, esse benefício ainda não foi comprovado cientificamente.

Chá de folha de goiaba para o cabelo

chá de folha de goiaba para emagrecer

Como fazer o chá de folha de goiaba

Em uma panela coloque 1 litro de água e algumas folhas de goiaba, deixando ferver por 15 minutos. Depois é só coar e deixar esfriar.

Em seguida, coloque-o em um borrifador para facilitar a aplicação nos fios.

Como usar o chá de folha de goiaba no cabelo

Com os cabelos secos, aplique o chá no couro cabeludo até notar que está bastante úmido. Com as pontas dos dedos vá massageando levemente com movimentos circulares por 5 minutos. “Isso também ajuda na circulação sanguínea”

Deixe agir por duas horas ou faça o procedimento antes de dormir para ficar agindo enquanto dorme. Em seguida, basta lavar e enxaguar normalmente com os produtos de sua preferência.

Melhora o aspecto dos seus cabelos

E por fim, podemos citar os benefícios da folha de goiaba para o cabelo, que podem ser aproveitado tanto pelas mulheres quanto pelos homens!

  • Melhora a queda dos fios;
  • Incentiva o crescimento natural;
  • Diminui a caspa e problemas relacionados a couro cabelo oleoso;
  • Com o tempo, promove brilho e maciez aos fios;
  • Protege os cabelos dos raios solares

Conclusão

O objetivo desse artigo foi falar sobre quais são os benefícios da folha da goiaba, motivando as pessoas a introduz essa fruta tão rica em nutrientes e vitaminas na sua alimentação.

Foram citados benefícios como: melhora das taxas de açúcar no sangue, diminuição do colesterol ruim, aumento do colesterol bom, prevenção de doenças do coração, prevenção ao câncer, melhora no sistema imunológico e até mesmo nos cabelos.

Vale ressaltar que nenhuma fruta deve ser usada para tratar uma doença diagnosticada sem o acompanhamento e instrução de um médico especialista.

Michele Salvino
Meu nome é Michele Salvino. Estou no último semestre da faculdade de Nutrição. Sou apaixonada pelo estilo de vida saudável, por práticas que facilitem o bem-estar.