Benefícios da Folha de Beterraba –Receita com folha de beterraba

Tempo de leitura: 4 minutos

Os benefícios da folha de beterraba são diversos, principalmente para quem deseja emagrecer com saúde. O legume é rico em fibras, vitaminas e com propriedades antioxidantes, auxiliam no funcionamento do intestino, afastam a fome e ainda previnem doenças, como problemas do coração.
De acordo com estudos, todas as partes da beterraba fazem bem para o corpo igualmente, tanto a raiz avermelhada quanto o caule e as folhas, já que cada uma possui nutrientes importantes.

Você já imaginou no que pode ser feito com as folhas do vegetal? Será que elas têm algum tipo de serventia? Quais são os benefícios da folha de beterraba? Leia também: 7 Alimentos que ajudam a manter o cérebro saudável.

Folhas de beterraba benefícios

Veremos a seguir como a propriedades da folha de beterraba pode beneficiar a nossa saúde:

  • 1 A folha da beterraba é rica em nutrientes

As folhas de beterraba possuem fibras, fósforo, zinco, magnésio, potássio, cobre, manganês, cálcio, ferro, vitamina A, vitamina B6, vitamina K e vitamina C.

  • 2 Fonte de antioxidantes

Rica em antioxidantes traz muitos benefícios para a saúde.

Segundo estudos do Centro Médico da Universidade de Maryland, os antioxidantes bloqueiam parte dos danos causados pelos radicais livres, substâncias conhecidas por danificar o DNA. Além disso, a instituição informou ainda que o acúmulo de radicais livres no organismo ao longo do tempo contribui com o processo de envelhecimento e com o desenvolvimento de problemas de saúde como câncer, artrite e doença no coração.

  • 3 Fonte de vitamina C

Quantidade de vitamina C que a folha de beterraba contém: ½ xícara do ingrediente cozido fornece 30% do teor diário do nutriente que uma pessoa deve consumir.

Porque a vitamina C é importante para o nosso organismo? A vitamina C atua na produção de colágeno, uma proteína utilizada pelo nosso organismo na formação da pele, da cartilagem, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos.

O nutriente também é fundamental para o processo de cura de feridas e para reparar e manter os ossos e os dentes, além de contribuir com a absorção de ferro.

  • 4 Fonte de vitamina A

Essa vitamina auxilia na absorção de luz nos bastonetes e cones da retina e é necessária para a boa visão, para a diferenciação celular, a imunidade a saúde da pele.

O nutriente costuma ser indicado por médicos aos seus pacientes com risco de desenvolver a cegueira noturna.

  • 5 Fonte de vitamina K

Um dos benefícios da folha de beterraba é ser fonte de vitamina K, já que uma xícara do ingrediente cru fornece 152 mcg do nutriente.

O organismo precisa da vitamina K para auxiliar o controle dos fatores de coagulação do sangue.

Poucas calorias

Os benefícios da folha de beterraba; já vimos aqui que ela fornece uma série de nutrientes importantes para o nosso organismo funcionar corretamente, e ela também possui poucas calorias — o vegetal cru possui 3,3 calorias em uma porção equivalente a uma colher de sopa e 22 calorias em 100 g; enquanto as folhas de beterraba cozidas apresentam 5,4 calorias em uma colher de sopa cheia e 27 calorias em uma porção de 100 g.

Fonte de fibras

Uma porção de 100 g de folha de beterraba crua apresenta 3,7 g de fibras, enquanto a mesma quantidade do ingrediente cozido é composta por 2,9 g do nutriente.

É importante incluir alimentos que sirvam como fonte de fibras nas refeições do dia a dia porque o nutriente contribui com o trânsito intestinal, além de atuar na promoção da saciedade do corpo.

Receita com folha de beterraba

Ingredientes

  • 5 folhas de beterraba 
  • Azeite a gosto
  • Vinagre balsâmico a gosto

Modo de preparo

Lave as folhas de beterraba e corte em tiras. Coloque em um recipiente e tempere com azeite e vinagre. Caso goste, acrescente outros vegetais como a própria beterraba e o agrião.

Cuidados com as folhas de beterraba!

A vitamina K presente nas folhas pode inibir a ação dos medicamentos anticoagulantes. Portanto, pessoas que fazem uso desse tipo de remédio não devem consumir as folhas de beterraba.

O alimento é contraindicado por pessoas que têm predisposição genética para ter ou já foram diagnosticadas com condições como cálculo renal, problemas de vesícula, artrite reumatoide ou gota.

Publicidade