Os benefícios da coenzima Q10 para a saúde do coração

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Q10 exerce importante papel na saúde do coração e na função cardiovascular.
A coenzima Q10 é uma substância produzida pelo nosso organismo, que também pode ser adquirida por meio da alimentação. Porém, é importante lembrar que sua produção diminui naturalmente após os 30 – 40 anos. Além disso, sua deficiência também pode aparecer em pessoas com doenças cardiovasculares, especialmente aquelas que tomam medicamentos para reduzir o colesterol, ou por genética, sendo a suplementação uma boa opção.

Para que serve coenzima q10?

Também chamada de CoQ10, a coenzima Q10 é cofator essencial na produção celular de energia, atuando na produção de ATP, principal fonte de energia celular. Esse papel é benéfico para os praticantes de atividades físicas, já que o aumento dos níveis de energia aumentam o desempenho físico. Além disso, esse componente demonstra-se um potente antioxidante, reduzindo o dano potencial de radicais livres resultantes da peroxidação de ácidos graxos insaturados na célula. Leia também: Ovos enriquecidos: esses ovos tem Ômega 3?

A coenzima Q10 também possui importante papel terapêutico. Capaz de oferecer uma série de benefícios no tratamento de algumas doenças, o nutriente é eficaz no combate às doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e arritmias cardíacas.

Mais do que isso, a CoQ10 pode retardar o processo de envelhecimento e aumentar a capacidade física de idosos e sedentários. Um baixo aporte desse nutriente está relacionado à maior vulnerabilidade às infecções bacterianas e doenças periodontais, além do enfraquecimento do sistema imunológico.

Benefícios da suplementação com Coenzima Q10

  • Fortalecer o sistema imunológico
  • Ajudar as células do coração a funcionar de forma mais eficiente
  • Aumentar a capacidade de bombeamento do coração
  • Aumentar a absorção de oxigênio pelas células do músculo cardíaco
  • Ajudar a reciclar a Vitamina E no organismo, além de intensificar sua potência
  • Tratar a falência renal
  • Eliminar efeitos colaterais de drogas para insuficiência cardíaca
  • Prevenir as lesões oxidativas dos radicais livres
  • Combater o estresse
  • Ser o principal combustível da mitocôndria (responsável pela produção de energia na célula)
  • Proteger a mitocôndria, evitando doenças degenerativas do cérebro, como perda gradual da memória, doença de Alzheimer e de Lou Gehrig ou esclerose lateral amiotrófica (ELA).
benefícios da coenzima Q10

Como suplementar Coenzima Q10

É possível obter bons níveis de CoQ10 por meio do consumo de carnes bovinas, suínas e de aves. A principal oferta da enzima está nos miúdos — que costumamos ignorar no açougue.

Partes como coração e fígado dos animais são fontes riquíssimas da substância, mas se você é do tipo que torce o nariz para as vísceras, é possível suplementar o nutriente.

De acordo com especialistas em saúde natural, a dosagem recomendada de Coenzima Q10 é de 100 a 200 mg uma vez ao dia. Para otimizar a absorção, o ideal é que as cápsulas sejam associadas à (vitamina E)ou aos ácidos graxos ômega 3.

Este suplemento não tem efeitos colaterais e pode trazer muitos outros benefícios para a sua saúde, no entanto, vale a pena conversar com o seu médico de confiança sobre as doses adequadas para cada caso.

Gostou desse artigo? Deixe seus comentários e não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

VEJA TAMBÉM COENZIMA Q10 100MG 60 CÁPSULAS MAXINUTRI

Publicidade