Chá com casca de laranja: Benefícios para saúde e como fazer

Benefícios da casca de laranja para a saúde

Benefícios da casca de laranja: A produção de laranjas hoje é uma das culturas agrícolas mais importantes no Brasil. Entretanto, as cascas da fruta são removidas e descartadas antes que seja comida. Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que a casca de laranja contém nutrientes importantes e devem ser comidas em vez de ser descartado.

Vejamos outra utilidade para a casca de laranja — como fazer chá de casca de laranja — é uma ótima forma de dar um uso para essa parte da fruta, que normalmente é descartada. Além disso, pode ser uma forma de aumentar a ingestão de nutrientes benéficas para a saúde, pois a casca de laranja é rica em nutrientes importantes, como vitamina C e polifenóis. Leia também: 7 Benefícios do Limão – Para Que Serve e Propriedades.

Contudo, é bom ter em mente que a alta temperatura da infusão degrada uma parte da vitamina C, e que é necessário optar em fazer o chá de laranja orgânica, para evitar o contágio com pesticidas nocivos à saúde — que se concentram em maior parte na casca da fruta. Entenda:

Casca de laranja: Benefícios

casca de laranja beneficios

A laranja é uma fruta cítrica doce e suculenta, muito conhecida por ser uma fonte de vitamina C.

No entanto, algumas pessoas não sabem, que na casca contem fibras, vitamina C.

Apenas uma colher de sopa (6 gramas) de casca de laranja fornece quantidade de 14% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitamina C, — o que é quase três vezes que a quantidade de vitamina C encontrada interior da fruta. Além disso, essa mesma quantidade ainda possui cerca de quatro vezes mais fibra (1, 2).

Alimentos ricos em vitamina C e fibras fazem bem para a digestão e para a saúde do coração, além de prevenir contra certos tipos de câncer.

A casca ainda contém outras propriedades como vitamina A, folato, riboflavina, tiamina, vitamina B6 e cálcio. Além disso, é rica em compostos vegetais chamados polifenois, que podem ajudar a prevenir e gerenciar muitas doenças crônicas, como Diabetes tipo 2, Obesidade e Alzheimer.

Mais alguns outros

  • Trata a caspa
  • Ajuda a tratar a asma
  • Alivia dores de cabeça
  • Combate o mau hálito
  • Ajuda a diminuir o colesterol
  • Ajuda a perder peso
  • Repelente de insetos

Chá de casca de laranja

Para fazer o chá da casca de laranja, você vai precisar de:

  • Casca de uma laranja orgânica
  • 1 copo de água filtrada

Coloque a casca de laranja em infusão na água fervente por apenas cinco minutos. Espere esfriar e beba em seguida. Se preferir um sabor mais adocicado, adicione canela em pau. Você também pode consumir o chá de casca de laranja gelado.

Tenha em mente que nenhum estudo analisou os benefícios específicos do consumo de chá de laranja. Em contrapartida, a temperatura alta é um fator que degrada parte da vitamina C.

Se você está querendo elevar os níveis de vitamina C, procure um nutricionista, para que ele indique fontes mais seguras de ingestão dessa substância.

Michele Salvino
Meu nome é Michele Salvino. Estou no último semestre da faculdade de Nutrição. Sou apaixonada pelo estilo de vida saudável, por práticas que facilitem o bem-estar.